San Carlos de Bariloche, Argentina

Centro Cívico, Bariloche, Argentina

Depois de um dia percorrendo o Circuito Chico, quando visitamos os cerros Campanário e Catedral, tínhamos um dia livre. Resolvemos ficar mais tranquilos e passear pela cidade sem compromissos. Caminhamos bastante pelas ruas e pela orla de San Carlos de Bariloche, Argentina.

Seja bem-vindo ao site do projeto da Débora (Dé) e do Gustavo (Gus), o Dé-Gus-tando a viagem. Aqui você vai ficar sabendo de tudo sobre o nosso projeto de viver na estrada, e também terá acesso às viagens que fizemos, compartilhando histórias, curiosidades, informações e experiências vividas durante os 28 anos que estamos juntos.

Série sobre a Cruce de Lagos entre o Chile e Argentina

Essa publicação faz parte de uma série em que conto sobre nossa primeira viagem internacional, quando contratamos um pacote para fazer a Cruce de Lagos entre Chile e Argentina.

Nosso roteiro começou por Santiago, onde também visitamos a vinícola Concha Y Toro, e as cidades de Valparaíso e Viña Del Mar. Depois voamos até Puerto Montt com a Cordilheira dos Andes o tempo todo ao nosso lado.

Na chegada não perdemos tempo e já visitamos o Vulcão Osorno. No segundo dia saímos para conhecer a região, começando por uma caminhada em Puerto Varas e depois passeio por Llanquihue. Na sequência seguimos para conhecer e almoçar na cidade musical de Frutillar, para então terminar o dia conhecendo um pouco de Puerto Montt.

No terceiro dia na Região dos Lagos da Patagônia Chilena, visitamos a Ilha de Chiloé, quando navegamos de lancha até as Pinguineras.

Cruce de Lagos

No dia seguinte começava a tão aguardada Cruce de Lagos. Primeiro visitamos o Parque Nacional Vicente Pérez Rosales, onde conhecemos os Saltos Del Rio Petrohué, antes de começar efetivamente a travessia dos lagos.

O primeiro lago a ser percorrido é o Lago Todos los Santos, de Petrohué até Peulla. Depois conto como foi nossa passagem por Peulla, onde almoçamos, passeamos na parte da tarde, jantamos, jogamos bingo e pernoitamos antes de seguir viagem.

No dia seguinte saímos para o desfecho da travessia, com a saída de Peulla ainda em território chileno, e chegada em Bariloche já na Argentina.

San Carlos de Bariloche

Nosso primeiro dia em Bariloche foi bastante movimentado. Saímos cedo e primeiro visitamos o Cerro Campanário. Na sequência passamos por vários pontos turísticos antes de visitarmos o Cerro Catedral.

Nesta publicação conto como foi o dia seguinte, um dia livre, que preferimos ficar tranquilos e caminhar pelas ruas de Bariloche.

Dia livre. Aproveitamos para descansar um pouco.

Depois de uma sequência de dias bem agitados devido a programação do pacote turístico, tivemos um dia livre. Podíamos ter contratado algum passeio na região, pois não faltam opções, mas resolvemos aproveitar para ter um dia mais tranquilo, sem horários a cumprir, sem correria. Decidimos por caminhar tranquilamente pelo centro de Bariloche.

Era dia 18 de setembro de 2006. Estávamos hospedados no Hotel Carlos V Patagônia, na Calle Morales 420, que por sinal fica muito bem localizado, a poucas quadras da orla de Bariloche, muito perto mesmo do Centro Cívico, da Calle Mitre e das margens do Lago Nahuel Huapi.

Na entrada do Hotel Carlos V Patagônia, em Bariloche, Argentina.
Hotel Carlos V Patagônia, em Bariloche, Argentina.

O Hotel Carlos V Patagônia é um hotel 3 estrelas com mais de 40 anos de funcionamento. Olhando o site e buscando informações atuais é visível que foi reformado, o que é bem legal de saber.

Em 2006 achamos ele um pouco caído. O elevador por exemplo era algo que dava medo de usar, pois tinha aquelas portas de ferro sanfonadas que devem ser fechadas pelos usuários. Será que ainda é assim após a reforma? Imaginamos que não né! (risos). Fizemos até vídeo de tanto que nos chamou a atenção. Estará incorporado a esta publicação. Vale a pena conferir o registro.

Pelas ruas de San Carlos de Bariloche, Argentina

Bom, saímos do hotel tranquilamente (não lembro a hora) e descemos em direção ao Lago Nahuel Huapi. Estava um clima agradável e foi uma caminhada bem gostosa.

Bariloche é um charme! Claro que de 2006 pra cá deve ter mudado muita coisa. Aliás, lembro agora que alguns anos depois, mais precisamente 2011, sofreu com as cinzas do vulcão Puyehue, no Chile, que entrou em erupção. Não tenho ideia de como a cidade se recuperou das consequências daquilo. Lembro que na época prejudicou muito o turismo, já que a cidade ficou coberta por cinzas.

Retomando o que ia comentar, San Carlos de Bariloche, na Argentina, é um charme! Pra nós gaúchos é um pouco como estar em Gramado, só que com muito mais possibilidade de ver neve e sentir frio.

Calle Morales sentido Lago Nahuel Huapi, Bariloche, Argentina.
Descendo a Calle Morales sentido Lago Nahuel Huapi.
Cruzando a Calle Mitre com vista para o Centro Cívico.
Calle Mitre, Bariloche, Argentina
Visual da Calle Mitre enquanto seguíamos para o Centro Cívico.

Centro Cívico de San Carlos de Bariloche, Argentina

Um pouco de caminhada e já estávamos cruzando a principal rua de Bariloche, a Calle Mitre, e chegando ao Centro Cívico, que foi inaugurado em 17 de março de 1940, construído com madeira de cipreste, pinheiro-larício e pedras extraídas do monte Carbón. Sua arquitetura inspirada nas regiões montanhosas da Europa e Estados Unidos, e com o Lago Nahuel Huapi ao lado, é símbolo da cidade e passeio obrigatório.

Na praça em frente acontecem importantes eventos culturais e sociais e é onde também está o Museu da Patagônia.

Centro Cívico, Bariloche, Argentina.
Centro Cívico, Bariloche, Argentina
Inaugurado em 17 de março de 1940.
Construído com madeira de cipreste, pinheiro-larício e pedras extraídas do monte Carbón.
Centro Cívico, Bariloche, Argentina.
Obra inspirada nas regiões montanhosas da Europa e Estados Unidos.

Às margens do Lago Nahuel Huapi em Bariloche, Argentina

Do Centro Cívico seguimos caminhando pela orla de Bariloche que fica às margens do Lago Nahuel Huapi. É um visual de tirar o fôlego! Poderíamos passar o dia passeando e contemplando o lago e as montanhas nevadas da Cordilheira dos Andes. Com certeza voltaremos a San Carlos de Bariloche, na Argentina, com mais tempo para fazer isso.

Orla de Bariloche, Argentina.
Caminhando pela orla de Bariloche.
Lago Nahuel Huapi com Cordilheira dos Andes ao fundo.
Calle 12 de Octubre, Bariloche, Argentina.
Calle 12 de Octubre, margeando o Lago Nahuel Huapi, Bariloche.

Calle Mitre e as lojas de chocolate em San Carlos de Bariloche, Argentina

Depois de uma bela caminhada admirando o visual do Lago Nahuel Huapi, fomos para a Calle Mitre, principal rua do comércio da cidade, onde vimos muitas lojas de aluguel de roupas para neve e também muitas lojas de chocolate, um dos atrativos tradicionais de Bariloche. Mais uma vez é impossível não lembrar de Gramado na Serra Gaúcha.

Assim como na cidade gaúcha, são muitas lojas de chocolate! A rua chega a ficar perfumada com o cheiro maravilhoso dos chocolates. Duas lojas que se destacam são a Mamuschka e a Rapanui.

Calle Mitre, principal rua do comércio de Bariloche, Argentina.
Calle Mitre, principal rua do comércio de Bariloche.
Lojas de chocolate em Bariloche, Argentina.
Chocolates Mamuschka. Chama a atenção pela beleza e colorido
Chocolates de Bariloche, Argentina.
Impossível não lembrar de Gramado na Serra Gaúcha.
Era possível sentir o perfume dos chocolates da rua.

Final de dia e preparativos para o retorno

Foi um belo dia de passeio. No final da tarde voltamos para o hotel. Lembro que a Débora não estava se sentindo muito bem. Não lembro o que era agora. Sei que saí sozinho em busca de algo para comermos. Achei um posto que tinha uma loja de conveniência. Comprei lanches, o que foram a nossa janta.

No dia seguinte seria o início do nosso retorno. Era preciso arrumar as coisas pois cedo tínhamos que estar prontos para o transfer até o aeroporto. Nosso destino era Buenos Aires, onde passamos a tarde e uma noite antes do regresso para Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Foi nossa primeira vez em Buenos Aires. Apesar de apenas uma tarde e uma noite conseguimos aproveitar bem, como conto na próxima publicação, a última da série sobre nossa primeira viagem internacional, a Cruce de Lagos entre Chile e Argentina.

Obrigado por ler até o final! Esperamos que tenha gostado.

Continue nos acompanhando!

Aqui no site ainda vamos contar sobre muitas viagens que já fizemos, mas também, em breve, vamos começar a contar sobre nossos planos futuros.

Também estamos no Instagram, Facebook e YouTube. Nos segue por lá também!

Grande abraço e até a próxima história.