Cerro Campanário, Bariloche, Argentina

Depois de dois dias fazendo a Cruce de Lagos entre Chile e Argentina, três ônibus e três catamarãs, chegamos a Bariloche. A chegada foi um pouco confusa como contei na última publicação, mas no final tudo acabou bem. O dia seguinte nos reservava muitas atividades, entre elas visitar o Cerro Campanário, Bariloche.

Seja bem-vindo ao site do projeto da Débora (Dé) e do Gustavo (Gus), o Dé-Gus-tando a viagem. Aqui você vai ficar sabendo de tudo sobre o nosso projeto de viver na estrada, e também terá acesso às viagens que fizemos, compartilhando histórias, curiosidades, informações e experiências vividas durante os 28 anos que estamos juntos.

Série sobre a Cruce de Lagos entre o Chile e Argentina

Essa publicação faz parte de uma série em que conto sobre nossa primeira viagem internacional, quando contratamos um pacote para fazer a Cruce de Lagos entre Chile e Argentina.

Nosso roteiro começou por Santiago, onde também visitamos a vinícola Concha Y Toro, e as cidades de Valparaíso e Viña Del Mar. Depois voamos até Puerto Montt com a Cordilheira dos Andes o tempo todo ao nosso lado.

Na chegada não perdemos tempo e já visitamos o Vulcão Osorno. No segundo dia saímos para conhecer a região, começando por uma caminhada em Puerto Varas e depois passeio por Llanquihue. Na sequência seguimos para conhecer e almoçar na cidade musical de Frutillar, para então terminar o dia conhecendo um pouco de Puerto Montt.

No terceiro dia na Região dos Lagos da Patagônia Chilena, visitamos a Ilha de Chiloé, quando navegamos de lancha até as Pinguineras.

Cruce de Lagos

No dia seguinte começava a tão aguardada Cruce de Lagos. Primeiro visitamos o Parque Nacional Vicente Pérez Rosales, onde conhecemos os Saltos Del Rio Petrohué, antes de começar efetivamente a travessia dos lagos.

O primeiro lago a ser percorrido é o Lago Todos los Santos, de Petrohué até Peulla. Depois conto como foi nossa passagem por Peulla, onde almoçamos, passeamos na parte da tarde, jantamos, jogamos bingo e pernoitamos antes de seguir viagem.

Na publicação anterior conto como foi o desfecho da travessia, com a saída de Peulla ainda em território chileno, e chegada em Bariloche já na Argentina.

Nessa publicação vamos visitar juntos o Cerro Campanário, onde subimos mais de 1000 m com um teleférico e contemplamos uma vista de tirar o fôlego.

Primeiro dia em Bariloche. Dia de visitar os cerros.

Era dia 17 de setembro de 2006. O dia começou cedo! Sem chance de se recuperar da agitação e das emoções da Cruce de Lagos. A agenda para o dia seguinte à chegada a Bariloche estava lotada!

Estava programado a visita a dois cerros, entre outros pontos turísticos que integram o Circuito Chico, o passeio mais tradicional feito em Bariloche, uma espécie de city tour que mostra os principais pontos da cidade.

Amanhecer em Bariloche, com vista para o Lago Nahuel Huapi.

Uma van nos pegou bem cedo, mas isso não quer dizer que as atividades do dia começaram cedo também, porque foi preciso passar em todos os hotéis para pegar as demais pessoas que fariam o passeio. E foram muitas paradas! Em cada parada são alguns minutos de atraso que somados é fácil de se perder muito tempo. Faz parte.

Depois de todos devidamente recolhidos seguimos para a primeira visita do dia: o Cerro Campanário.

Cerro Campanário

Chegamos ao pé do Cerro Campanário, Bariloche. Tinha fila para a retirada dos ingressos para o teleférico. São mais de 1000 m de subida percorridos em torno de 7 minutos.

O Cerro Campanário fica às margens do Lago Nahuel Huapi. Do topo é possível ter uma vista privilegiada de Bariloche, sendo considerado o morro que proporciona as paisagens mais bonitas da cidade.

O interessante é que o Cerro Campanário tem vários mirantes voltados para várias direções, permitindo admirar as paisagens de diferentes pontos de vista.

É importante estar agasalhado, pois no alto do cerro costuma fazer frio, ainda mais se estiver ventando. Como nós já havíamos passado frio na visita ao Vulcão Osorno, não hesitamos e fomos preparados.

Fila para a bilheteria do teleférico de acesso ao Cerro Campanário.
Na chegada ao topo fotógrafos registram o momento.
Teleférico Cerro Campanário.

Visual deslumbrante a partir do topo do Cerro Campanário

Chegamos ao topo e rapidamente já nos damos conta da beleza que está ao nosso redor! É um visual deslumbrante! O dia estava ajudando e pudemos aproveitar bem o momento de contemplação.

Um dos mirantes do Cerro Campanário, Bariloche.
Visual de tirar o folego.
Visual de tirar o fôlego.
Mirante Cerro Campanário, Bariloche.
Difícil encontrar o melhor ângulo.
Lindo em qualquer direção!

Mais sobre o Cerro Campanário

Pesquisando sobre o Cerro Campanário, descobri que hoje existe uma cafeteria no topo. Quando fomos em 2006 não lembro de ter visto uma cafeteria lá em cima. Provavelmente foi aberta depois.
O Cerro Campanário fica na Avenida Ezequiel Bustillo, a 17 km do Centro Cívico, centro de Bariloche. Se você estiver por conta própria, sem carro, é possível pegar um ônibus até lá. Para subir e descer o cerro também é possível usar uma trilha.
Lá do alto, com o céu limpo, é possível avistar: Lago Nahuel Huapi; Isla Victoria; Cerro Otto; Lago Moreno; Cerro Lopés; Cerro Goye; Laguna El Trébol; Cerro Bellavista; Cerro Catedral (que visitamos na parte da tarde); Península San Pedro; Cerro Capilla; Hotel Llao Llao; Colonia Suiza.
Falcão no Cerro Campanário, Bariloche.
Um falcão veio nos dar oi enquanto estávamos no topo.

Hora de descer o Cerro Campanário com o teleférico

O momento da descida também reserva grandes imagens. Você desce voltado para o lago e as montanhas. Com certeza a descida é mais bonita do que a subida. Até os últimos segundos são bem aproveitados.
Durante a descida do Cerro Campanário, Bariloche.
Vista durante a descida do Cerro Campanário, Bariloche.
A descida é bem mais bonita do que a subida.
Descendo o Cerro Campanário em Bariloche.
Mais um momento inesquecível em nossas vidas!

Aceite de Rosa Mosqueta

Antes de seguir para o próximo ponto turístico não podia faltar uma parada estratégica para os turistas gastarem dinheiro. Isso é comum em todos os pacotes turísticos. Faz parte e tudo bem. Paramos em uma loja de fábrica de Aceite de Rosa Mosqueta.

A rosa mosqueta é uma frutinha vermelha comum em Bariloche e região. A partir dela fazem chá, cosméticos e óleos essenciais, aproveitando as suas diversas propriedades medicinais.

Na loja em questão se tem a oportunidade de saber mais sobre a frutinha, conhecer e comprar uma grande variedade de produtos feitos a partir dela.

Seguindo o passeio no primeiro dia em Bariloche

E assim foi nossa visita ao Cerro Campanário. Como puderam ver é um passeio imperdível!

Depois da loja de fábrica de Rosa Mosqueta, seguimos para mais pontos turísticos, alguns dispostos pela estrada mesmo, para então encerrar o dia no Cerro Catedral, assunto para a próxima publicação.

Obrigado por chegar até aqui!

Continue nos acompanhando, pois além das viagens que já fizemos, contaremos também sobre novos planos, que temos certeza vão interessar muito. Aguarde!