Voo de Santiago para Puerto Montt, Chile

Aeroporto Puerto Montt - Chile - Setembro 2006

Contratamos um pacote turístico para fazer a Cruce de Lagos entre Chile e Argentina. Depois dos primeiros dias por Santiago, chegou a hora de descermos até a Patagônia Chilena, em um voo incrível de Santiago para Puerto Montt, com a Cordilheira dos Andes o tempo todo ao nosso lado.

Seja bem-vindo ao site do projeto da Débora (Dé) e do Gustavo (Gus), o Dé-Gus-tando a viagem. Aqui você vai ficar sabendo de tudo sobre o nosso projeto de viver na estrada, e também terá acesso às viagens que fizemos, compartilhando histórias, curiosidades, informações e experiências vividas durante os 28 anos que estamos juntos.

Hora de partir

Depois de dois dias muitos intensos por Santiago, quando fizemos city tour pela cidade, visitamos a vinícola Concha Y Toro, e as cidades de Valparaíso e Viña Del Mar, chegava a hora de continuar o nosso roteiro partindo para o sul, para Puerto Montt, cidade portuária na região dos lagos do Chile, porta de entrada para as montanhas dos Andes e os fiordes da Patagônia Chilena.

Voo Santiago - Puerto Montt

Era dia 12 de setembro de 2006. Depois do café da manhã partimos para o Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez, em Santiago do Chile. Nessa altura já estávamos mais enturmados e ficamos de papo enquanto aguardávamos. Havia muita expectativa com a viagem, com a possibilidade de avistar a Cordilheira dos Andes lá do alto.

O voo de Santiago a Puerto Montt costuma durar em torno de 1h30min. A duração do voo até que é curta. Como sempre o que é chato é o despacho de bagagens e a espera para o embarque no aeroporto.

Aeroporto de Santiago, Chile, Setembro 2006

Aeroporto de Santiago, Chile, Setembro de 2006

Voo atrasado

A espera no aeroporto foi maior do que o imaginado. O voo estava bem atrasado. Chegamos cedo ao aeroporto, mas o voo estava previsto para depois das 14h.

Aguardamos pacientemente. Aproveitamos o tempo para passear pelo aeroporto, e na hora do almoço escolhemos uma lanchonete.

Aeroporto de Santiago, Chile, Setembro 2006

Hora do embarque para Puerto Montt com perda de objetos

A hora do voo estava chegando. Fomos para a área de embarque. Antes de acessá-la nos deparamos com um vaso de vidro enorme lotado de tesouras, abridores de garrafa, entre outros objetos cortantes proibidos de serem levados na bagagem de mão. Pelo o que lembro também tivemos que deixar alguma coisa por ali (risos).

Voando e contemplando

Tudo certo para nosso voo. A ansiedade era enorme, e o cansaço já começava a se manifestar também.

O dia estava bonito, céu com poucas nuvens. Mal começamos a voar e ela já fez presente. Lado esquerdo do avião. Ela, a majestosa Cordilheira dos Andes.

É difícil transformar em palavras o que se sente com uma visão daquelas. Imponente! Realmente majestosa! Linda demais! Ali, a nossa esquerda, durante todo o tempo do voo. Acho que é mais fácil de entender mostrando imagens. Abaixo muitas fotos que fizemos durante o voo.

Muitos vulcões

Durante a contemplação é possível identificar muitos lagos, e também muitos vulcões completamente nevados.

Cordilheira dos Andes, sua linda!

Durante todo o voo para o sul a Cordilheira se faz presente do lado esquerdo do avião. É incrível! A vontade é de não parar de fotografar e filmar.

Lembro que em 2006 as câmeras ainda eram limitadas. Baterias que não duravam muito e pouca memória. No meio do voo ficamos quase sem bateria e tivemos que economizar recursos para não perder nada.

Voo de Santiago a Puerto Montt

Sobrevoando a Cordilheira

Era nossa segunda vez sobrevoando a Cordilheira dos Andes. A primeira tinha sido no voo de Buenos Aires para Santiago no início dessa viagem, só que foi à noite, então não vimos nada.

Muito louco imaginar que no dia referido passamos por cima da Cordilheira sem podermos ter a noção da grandeza dela.

Aproximação de Puerto Montt

Ao se aproximar do nosso destino, a cidade de Puerto Montt, foi possível reparar a diminuição do gelo sobre a paisagem.

A quantidade de gelo foi diminuindo a medida que nos aproximávamos de Puerto Montt.

Chegada em Puerto Montt

Foi sem dúvida um voo mágico! Inesquecível! Era possível ver o olhar de satisfação de todos a bordo. Um daqueles momentos impares da vida.

Chegamos a Puerto Montt perto das 16h. De Puerto Montt seguimos para Puerto Varas, onde ficamos hospedados e foi nossa base para todos os passeios antes da Cruce de Lagos.

Aeroporto Puerto Montt - Chile - Setembro 2006
Desembarque no Aeroporto de Puerto Montt, Chile.

E o dia ainda não tinha acabado

E acha que o dia acabou ao chegar em Puerto Montt? Nada disso! Ainda tínhamos programação para o dia. Nada mais nada menos do que visitar um vulcão! Haja fôlego! Mas quem sente cansaço num passeio desses, não é verdade?!

Qual o vulcão que visitamos? A visita ao vulcão é assunto para o próximo post. Não perca!

De Puerto Montt seguimos para Puerto Varaz
De Puerto Montt seguimos para Puerto Varaz, onde ficamos hospedados.

Arquivo D-G-v com imagens do voo entre Santiago e Puerto Montt

Em nosso canal no YouTube temos o quadro Arquivo D-G-v (Arquivo Dé-Gus-tando a viagem). O primeiro vídeo da série é exatamente sobre essa viagem incrível entre Santiago e Puerto Montt. São imagens de arquivo, em vídeo, gravadas durante o voo.

Você pode conferir o vídeo abaixo. Acesse o nosso canal para conferir outros vídeos como este.

Já aproveita e se inscreve lá! Nos ajuda demais!

Obrigado por ler até aqui e não perca a sequência dessa viagem!

Se ainda não leu as postagens sobre os primeiros dias, acesse as publicações anteriores: