Procurar

Sobre nós

Sobre nós

Ushuaia - Tierra Del Fuego - Argentina - Março 2012
Ushuaia - Tierra Del Fuego - Argentina - Março 2012

Nós somos a Débora (Dé) e o Gustavo (Gus), e somos o Dé-Gus-tando a viagem, que é mais do que um projeto, é um sonho que vem sendo alimentado desde 2019, quando descobrimos que ambos se interessam por motorhomes e o estilo de vida de quem vive na estrada.

Nosso plano é viver na estrada, sem afobação, sem pressa, degustando cada paisagem, a gastronomia local, e claro, bons vinhos.

Juntos há 28 anos, já fizemos várias viagens, mas menos do que gostaríamos de ter feito, principalmente pelo desejo da Débora, que sempre foi louca por viajar, por conhecer novas paisagens e culturas. O mundo é muito grande! Tem muita coisa lá fora nos esperando!

No segundo semestre de 2019 descobrimos por acaso o interesse mútuo por viagens de motorhome e pelas histórias de quem vive na estrada. A partir daí começamos a sonhar e a seguir vários viajantes, principalmente pelos canais no YouTube, de onde tiramos inspiração e muita informação para o que pretendemos realizar em breve.

Surgiu então o projeto, ainda sem nome na época, de promover uma mudança radical de vida, se desapegar das amarras e viver uma vida nômade, minimalista, na estrada, conhecendo novos lugares a cada dia.

Esse é o plano que começa a se desenhar com a escolha do nome Dé-Gus-tando a viagem, da publicação desse site, da criação dos perfis nas redes sociais e do Canal no YouTube.

Aqui no site vamos publicar muito conteúdo sobre o que já fizemos e o que vamos fazer. Dé-Gus-te essa aventura conosco! Vamos compartilhar cada experiência e quem sabe inspirar mais pessoas a seguirem novos rumos.

Logomarca Dé-Gus-tando a viagem

Sobre o projeto

Daqui algum tempo a Débora vai se aposentar, enquanto eu já trabalho de forma remota. Com a perspectiva de aposentadoria da Débora, a primeira ideia era ela pedir o visto de aposentada e nos mudarmos para Portugal.

Esse foi o plano por um bom tempo, até que no segundo semestre de 2019 descobrimos o interesse mútuo por motohomes e o estilo de vida que um veículo desses poderia nos proporcionar, ou seja, viver na estrada, sem um endereço fixo, sem pressa, sem roteiros ou horários definidos, uma vida nômade com liberdade para explorar lugares fora dos circuitos.

Diante dessa descoberta, começamos então a alimentar esse desejo que se tornou sonho. O plano inicial de mudar para Portugal permaneceu, mas agora nossa vida em terras lusitanas seria a bordo de uma autocaravana (como são chamados os motorhomes por lá). O novo projeto passou a contar com a aquisição de um motorhome em Portugal, então agora nossos esforços seriam  para isso: se informar muito sobre esse estilo de vida (principalmente na Europa), economizar, pesquisar, enfim.

Passamos a acompanhar canais no YouTube de viajantes com motorhomes, tanto no Brasil como na Europa. Os canais foram aumentando. Passamos a seguir muitos canais.

Veio então a pandemia. Aumento absurdo do valor do Euro, fronteiras fechadas, restrições diversas. Começamos a questionar o nosso plano. Será que ainda será viável? Quanto tempo ainda a pandemia vai incutir restrições e dificuldades? E o valor do Euro seguirá em alta?

O valor da cotação do Euro passou a ser nossa principal dúvida, pois as contas começaram a ficar muito justas, inclusive em relação a um possível pedido de visto de aposentada. Foi então que surgiu um plano B.

Cerro Campanario - Bariloche - Argentina - Setembro 2006
Cerro Campanario - Bariloche - Argentina - Setembro 2006

Nosso plano A segue sendo a Europa, mas o plano B passou a ter um peso bastante grande diante do cenário atual. O plano B é ficar por aqui mesmo, pelo menos num primeiro momento. É viajar pela América do Sul, que vamos combinar, reserva lugares incríveis que também temos muita vontade de conhecer, como por exemplo as regiões vinícolas do Uruguai, Argentina, Chile; Carretera Austral; Deserto do Atacama; voltar ao sul da América para conhecer Punta Arenas, El Calafate, voltar a Ushuaia; enfim, são muitos destinos que nos interessam.

Pensando sobre o plano B nos demos conta dos valores praticados para a aquisição de um motorhome no Brasil, mesmo um usado, é algo absurdo ainda. É um mercado em crescimento, com muitos itens importados, com veículos exageradamente equipados, que tornam o preço final muito alto.

Essa realidade nos desanimou um pouco, até que descobrimos um casal de argentinos, Caro & Santi, do Canal no YouTube “Hakuna Matata x el mundo“, que está viajando as Américas com um camper (casinha acoplada sobre uma caminhonete). Começamos a assistir os vídeos deles e conhecer mais sobre essa modalidade. Gostamos! Um camper abre novas possibilidades e tem sua aquisição, mesmo sendo um novo, um pouco mais em conta em relação a um motorhome. Essa possibilidade se tornou muito presente e é o que imaginamos hoje para o plano B.

Nosso momento é esse. Continuamos a estudar, se informar, acompanhar viajantes. Ainda temos tempo para uma decisão final.

Exemplo de motorhome ou autocaravana
Exemplo de motorhome ou autocaravana
Exemplo de um camper fabricado pela empresa Duaron sobre uma camionete
Exemplo de um camper fabricado pela empresa Duaron sobre uma camionete