Procurar

Cânion do Itaimbezinho com Alpen Park

Cânion do Itaimbezinho em dezembro de 2004

Em dezembro de 2004 subimos novamente a serra gaúcha, sentido Cambará do Sul, desta vez para conhecer o outro cânion da região, o Cânion do Itaimbezinho, que fica na verdade no estado de Santa Catarina, bem na divisa com o Rio Grande do Sul. No mesmo dia também visitamos o Alpen Park em Canela e passamos em Gramado para ver a decoração do Natal Luz.

Seja bem-vindo ao site do projeto da Débora (Dé) e do Gustavo (Gus), o Dé-Gus-tando a viagem. Aqui você vai ficar sabendo de tudo sobre o nosso projeto de viver na estrada, e também terá acesso às viagens que fizemos durante os 28 anos que estamos juntos, compartilhando histórias, curiosidades, informações e nossas experiências.

Rumo ao Cânion do Itaimbezinho

No dia 27 de dezembro de 2004, uma segunda-feira, subimos a serra gaúcha mais uma vez. O sentido era novamente Cambará do Sul, onde já havíamos estado em 2002 quando visitamos o Cânion Fortaleza. Em 2009 subiríamos novamente no mesmo sentido, mas como passagem para São José dos Ausentes.

Saímos ainda pela manhã de Porto Alegre, onde morávamos na época, sentido Cambará do Sul, na Serra Gaúcha. São mais ou menos 3h15min de viagem para percorrer uns 200 km. O dia estava lindo! Perfeito para o passeio programado.

Rota Porto Alegre - Itaimbezinho
Rota Porto Alegre – Itaimbezinho

Foi uma viagem tranquila, num dia repleto de sol, e com muitas hortênsias na subida da RS 020 nos dando as boas vindas.

Hortênsias na RS 020 no sentido para o Itaimbezinho
Hortênsias na RS 020 no sentido para o Itaimbezinho.

Bem acompanhados

A Cristina, minha irmã, e o marido, que moram em São Paulo, estavam em Porto Alegre na data, pois passaram o Natal com a nossa mãe, a  Cecília. Combinamos o passeio com os três. Fomos no nosso carro. Carro cheio de pessoas e de alegria!

No tempo que não existia YouTube

Em 2004 o YouTube ainda não existia, pois criado no ano seguinte. Pensar em ter um Canal na internet também não passava por nossas cabeças. A Cristina na época nunca imaginaria que seguiria por esse caminho. Hoje ela tem um Canal no YouTube sobre viagens e outros assuntos relacionados, o “Ki por aí“, que já está no ar faz mais de ano.

Nesse tempo de Canal já revisitou a Serra Gaúcha mais de uma vez: Gramado, Canela, e o Itaimbezinho novamente. Abaixo o vídeo dela com o registro da visita ao Itaimbezinho, com imagens aéreas incríveis!

Assiste, dá o like, se inscreve no Canal dela, e depois continua lendo essa postagem (risos).

Caminhando pelo Parque Nacional de Aparados da Serra

Chegamos ao parque que abriga o Cânion do Itaimbezinho, o Parque Nacional de Aparados da Serra, na Serra Geral. O conjunto de desfiladeiros que ali estão formam a divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, sendo a parte superior Cambará do Sul, Rio Grande do Sul, e os paredões e o fundo do vale Praia Grande, Santa Catarina.

A principal atração é o próprio Cânion do Itaimbezinho, com profundidade de até 700 metros, paredões verticais e fenda estreita, um dos maiores das Américas, mas também são avistadas cachoeiras, o Rio do Boi no fundo do vale, assim como muita vegetação da Mata Atlântica, como as incríveis Araucárias.

O parque é repleto de caminhos que levam para vários pontos de observação. Não podemos chamar de trilhas, porque realmente são muito fáceis, bem abertas, como verdadeiras estradinhas. Andamos muito e visitamos vários pontos do parque.

Cãnion do Itaimbezinho
Cãnion do Itaimbezinho
Cânion do Itaimbezinho
Caminho na beira do Cânion do Itaimbezinho.

Cuidado com seu chapéu no Cânion do Itaimbezinho!

Como é comum nesse tipo de região, a possibilidade de ventos fortes é quase de 100%. Repare abaixo o boné que estou usando em uma das fotos. Na foto seguinte não estou mais com ele. O boné foi um presente de uma colega de trabalho, que o trouxe da Espanha. Em um dos pontos de observação simplesmente foi arrancado da minha cabeça e se perdeu no abismo. Sem chance de resgate! Então, se for visitar um cânion algum dia, prenda bem o seu chapéu na cabeça!

Mirante Cânion do Itaimbezinho
Mirante Cânion do Itaimbezinho

Um dia lindo para um belo passeio

Como podem ver nas fotos, o dia estava lindo, e estava quente! Era dezembro, e ao contrário do que muitos pensam, faz muito calor no sul durante o verão. Foi o caso desse dia. De qualquer forma a condição estava ótima para a ocasião. Aproveitamos bastante o passeio em família.

Juntos no mirante do Cânion do Itaimbezinho
Juntos no mirante do Cânion do Itaimbezinho. Cecília, Débora, Mariano e Cristina (do Canal Ki por aí).

Do Cânion do Itaimbezinho para o Alpen Park em Canela

Terminamos o passeio ao Itaimbezinho e começamos a nossa descida de volta, mas longe ainda de retornar para casa. O destino era Canela, mais precisamente o Alpen Park. Do Itaimbezinho até o Alpen Park em Canela são aproximadamente 107 km, que podem ser percorridos em mais ou menos 2 horas. Chegamos ao parque do meio para o fim da tarde.

Hoje o Alpen Park está diferente, está maior, com mais atrações, tanto para crianças maiores como para menores (kkkk). Na época o que estava disponível era o Trenó, que era exatamente o que buscávamos.

Com certeza nos divertimos bastante. Basta olhar nossas caras nas fotos. Nos divertimos tanto que descemos mais de uma vez.

Trenó Alpen Park
Gustavo e Débora descendo de trenó no Alpen Park – 27 de dezembro de 2004.
Mariano e Cristina descendo de trenó no Alpen Park - 27 de dezembro de 2004.
Mariano e Cristina descendo de trenó no Alpen Park – 27 de dezembro de 2004.

Natal Luz de Gramado

Do Alpen Park fomos para Gramado olhar a decoração do Natal Luz. Dezembro, dia 27, o Natal recém tinha acontecido, mas em Gramado o Natal é o mês todo de Dezembro.

Já estava noite e a decoração como sempre lindíssima. Não temos muitos registros, mas Gramado é sempre encantador, mesmo fora dos períodos das festas principais.

Do calor que estava no Cânion do Itaimbezinho para um friozinho gostoso da noite de Gramado (onde também pode fazer muito calor). Sorte que tínhamos levado algum tipo de agasalho.

Aproveitamos para fazer um lanche na Avenida Borges de Medeiros, a principal da cidade.

Natal Luz de Gramado
Natal Luz de Gramado

Retorno para Porto Alegre

Depois de um agradável passeio pela avenida principal de Gramado chegou a hora de retornar para Porto Alegre. Foram bons momentos em família. Um dia muito especial e muito bem aproveitado.