Em fevereiro de 2005 fizemos um bate e volta até Gramado, em mais uma incursão à Serra Gaúcha. Passamos um dia muito agradável juntos da minha mãe Cecília, meu irmão Leonardo e a ex-esposa, visitando os principais pontos turísticos possíveis de serem visitados em um dia.
Seja bem-vindo ao site do projeto da Débora (Dé) e do Gustavo (Gus), o Dé-Gus-tando a viagem. Aqui você vai ficar sabendo de tudo sobre o nosso projeto de viver na estrada, e também terá acesso às viagens que fizemos durante os 28 anos que estamos juntos, compartilhando histórias, curiosidades, informações e nossas experiências.
Gramado na Serra Gaúcha é logo ali
Para quem mora em Porto Alegre e região sabe do que vou dizer agora: Gramado é logo ali! Para esses privilegiados visitar Gramado é algo fácil e rotineiro. Ter uma das cidades mais bonitas e mais visitadas do Brasil aos seus pés é muito bom.
Para esses, ir à Gramado para passar o dia é normal. Basta dar vontade e o programação está pronta. De Porto Alegre até Gramado são cerca de 120 km se o caminho for por Igrejinha. O início da viagem é pela BR 290 na saída de Porto Alegre, depois um trecho pela BR 116 entre Canoas e Novo Hamburgo, onde ingressamos na RS-239 até a entrada de Taquara, e então desviamos para a RS-115 sentido Igrejinha até Gramado.
Um dia feliz!
Passar o dia em Gramado na Serra Gaúcha é passar um dia feliz! Não foi diferente na oportunidade. Carro cheio novamente de pessoas, mas mais importante, cheio de conversa e alegria também.
Para ser bem aproveitado e valer a pena, é bom sair cedo. Fizemos isso, e ainda pela manhã já estávamos no Pórtico de acesso à Gramado. Parada obrigatória para fotos.
Em respeito a minha cunhada atual, não vou publicar fotos do meu irmão com sua ex-esposa, mas fizemos várias fotos junto ao Pórtico. Abaixo uma delas, muito bonita por sinal, da dupla Dé-Gus-tando a viagem.
Antes de Gramado, os sapatos
Subindo até Gramado por Igrejinha, parar nas lojas de sapatos é obrigatório! Seja na ida ou na volta de Gramado, a mulherada adora! Mas vamos combinar que os homens também…
Igrejinha, cidade colonizada por imigrantes alemães, é um polo calçadista, principal produtora de calçados femininos do Brasil, com várias lojas estrategicamente posicionadas na beira da estrada. Entre as mais famosas estão a Piccadilly, a McBenett, e a Sapatu’s Igrejinha.
É uma parada muito interessante, pois as lojas acabam sendo pontos de apoio, onde é possível esticar as pernas, ir ao banheiro, tomar uma água ou cafezinho, e claro, olhar e comprar sapatos e outros itens de couro com preços muito atraentes.
Visitando Gramado na Serra Gaúcha
Em Gramado para passar um dia, alguns pontos turísticos são óbvios. O Pórtico que comentei logo acima é o primeiro para quem está chegando. Depois rapidamente já se está na avenida principal do comércio de Gramado, a Avenida Borges de Medeiros. É estacionar e bater perna entre atrativos, lojas, restaurantes e cafeterias.
É uma caminha completa, pois é na Avenida Borges de Medeiros onde estão a Igreja São Pedro com a fonte do amor eterno; o Palácio dos Festivais onde ocorre todo ano o Festival de Cinema de Gramado; A Rua Coberta; a praça Major Nicoletti; as principais lojas de chocolate como Planalto, Lugano, Caracol; sem falar nas galerias, malharias, restaurantes, cafeterias, tudo isso envolto em uma beleza de encher os olhos.
Muitas vezes passar o dia em Gramado significa apenas caminhar sem pressa por essa avenida, curtindo o ambiente extremante agradável e belo. Em dias mais friozinhos, sentar em um banco curtindo um chimarrão é típico. Ou então quem sabe escolher um restaurante na Rua Coberta para comer uma sopa no pão. O que acha? Ficou com vontade?
No dia em questão caminhamos muito por essa avenida, e claro, compramos chocolates de Gramado. Uma das lojas visitadas foi a Chocolate Caseiro Planalto, uma das maiores e das mais bonitas.
Terminando o dia com chocolate quente
Fora caminhar muito, também rodamos bastante durante todo o dia, visitando outros pontos famosos de Gramado, como a estrada que une a cidade a Canela. Com certeza esticamos até a Catedral de Pedra de Canela que fica muito perto e é cartão postal obrigatório também.
Final do dia, hora da saideira antes de voltar para casa. Em Gramado isso pode significar tomar um chocolate quente no Paradouro Lago Negro. O que acha da ideia? Tentadora não!? Foi o que fizemos.
Dé-Gus-tando a viagem com Leonardo, no Paradouro Lago Negro, em Gramado, na Serra Gaúcha.
Final feliz na Serra Gaúcha
E esse foi mais um dia feliz! Agradeço ao meu irmão Leonardo pela oportunidade. A minha mãezinha Cecília também por mais esse momento juntos. Foi um dia muito legal que ficará sempre na lembrança.
Leia sobre outros passeios que fizemos na Serra Gaúcha:
- São José dos Ausentes, Cânion Monte Negro, agosto de 2009
- Cânion do Itaimbezinho em dezembro de 2004
- Cambará do Sul em 2002
- São Francisco de Paula e Canela em agosto de 2001
- Gramado em julho de 2000