Cambará do Sul, Cânion Fortaleza

Cambará do Sul, Serra Gaúcha

Em 2002 subimos novamente a serra gaúcha, desta vez para visitar Cambará do Sul, onde está o Parque Nacional da Serra Geral com o Cânion Fortaleza. Antes de chegar a Cambará ainda visitamos a Cachoeira dos Venâncios no Rio Garrafa.

Seja bem-vindo ao site do projeto da Débora e do Gustavo, o Dé-Gus-tando a viagem. Aqui você vai ficar sabendo de tudo sobre o nosso projeto de viver na estrada, e também terá acesso às viagens que fizemos durante os 27 anos que estamos juntos, compartilhando histórias, curiosidades, informações e nossas experiências.

Caminho até Cambará do Sul

Partindo mais uma vez de Porto Alegre, seguindo pelo mesmo caminho que nos levou até São Francisco de Paula conforme contado na publicação anterior, Cambará do Sul fica a 192 km de distância, subindo ainda mais a Serra Gaúcha.

Cambará do Sul está a 1031 metros de altitude. É conhecida como a “Terra dos Cânions”, pois abriga dois parques nacionais onde estão dois dos principais cânions do Brasil: o Parque Nacional dos Aparados da Serra com o cânion Itaimbezinho; e o Parque Nacional da Serra Geral com o cânion Fortaleza.

Na oportunidade a nossa programação envolvia conhecer apenas o Parque Nacional da Serra Geral, com o cânions Fortaleza e Malacara.

Rota Porto Alegre - Cambará do Sul
Rota de Porto Alegre até Cambará do Sul passando por São Francisco de Paula.

Cachoeira dos Venâncios

Antes de chegarmos a Cambará do Sul fizemos um desvio para conhecer a Cachoeira dos Venâncios. Ainda na RS-020 pegamos uma saída para Jaquirana 9 km antes de Cambará. São mais ou menos 13 km até a Fazenda Cascatas dos Venâncios. Ao chegar na propriedade é preciso realizar um trecho de caminhada leve até a cachoeira que fica no Rio Camisas. Valeu muito a pena a parada, pois o lugar é muito bonito.

Cachoeira dos Venâncios, próximo a Cambará do Sul, Serra Gaúcha.

Noite em Cambará do Sul com tentativa de furto

Nosso passeio até a Cachoeira dos Venâncios foi tranquilo e muito divertido. Estávamos acompanhados de um casal de amigos em um dia lindo e quente. Seguimos então para Cambará. A visita ao Cânion Fortaleza seria no dia seguinte bem cedo. Contratamos o passeio guiado junto a própria pousada em que ficamos.

Não lembro o que comemos à noite, mas estávamos cansados da programação do dia, loucos por um banho, e sabendo que o dia seguinte seria igualmente puxado. Fomos dormir logo porque o transporte para o passeio ao Cãnion Fortaleza nos pegaria cedo no outro dia.

Invasão na madrugada

Ficamos em uma pousada bem simples. Durante a noite fomos visitados por um camundongo. Escutamos por várias vezes um barulhinho de pacote. Fomos verificar e flagramos o meliante. Era um pequeno camundongo que estava tentando comer nossas bolachas recheadas. Deixou um buraquinho bem redondinho em uma das pontas do pacote. Chegou a comer um pouco da primeira bolacha. Era muito pequenino que até ficamos com pena.

Visita ao Cânion Fortaleza

No dia seguinte, bem cedo conforme combinado, um ônibus nos pegou na pousada em que estávamos. Era um ônibus bem simples e logo saberíamos porque. Assim que se ingressa no Parque Nacional da Serra Geral o conforto acaba completamente. São vários quilômetros de estrada de chão em condições precárias. O ônibus chacoalha tanto que parece que vai se desmanchar.

Depois de um trecho que parece não terminar nunca, se chega a um ponto de estacionamento. Mais alguns metros de caminhada e se chega ao ponto de observação do Cânion Fortaleza. O lugar é incrível! Demos azar na chegada, pois o tempo estava completamente fechado, como costuma acontecer com frequência em todos os cânions.

Lembrando que eram tempos em que as máquinas fotográficas eram com rolo de filme (com um número definido de poses) e as fotos eram reveladas posteriormente, quando só então se sabia se tinham ficado boas ou não. As fotos nessa página foram digitalizadas.

Cânion Fortaleza, Cambará do Sul, Serra Gaúcha
Vão do Cânion Fortaleza fechado por nuvens.  Cambará do Sul, Serra Gaúcha, RS.

O Cânion mostrou seu poder

Mas foi somente na chegada! As nuvens se afastaram e pudemos contemplar a magnitude do lugar. É impressionante! É um daqueles momentos em que nos sentimos insignificantes diante de tamanha beleza e imponência.

O Cânion Fortaleza está praticamente na divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Quando o tempo está completamente aberto é possível ver lá de cima o litoral de Santa Catarina. Infelizmente não tivemos essa sorte, mas isso não foi nada, pois não podemos ter tudo não é!? Já fomos presenteados com a possibilidade de ver o vão e com o dia lindo que tivemos para fazer o passeio.

O passeio reservava mais

No retorno da visita, o tour fez uma parada na estrada para realizarmos uma trilha curta até uma cachoeira, onde também era possível obter um outro ângulo de visão do vão do Cãnion Fortaleza. Foi incrível!

Cãnion Fortaleza, Cambará do Sul, Serra Gaúcha.
Outro ângulo de visão do Cãnion Fortaleza, Cambará do Sul, Serra Gaúcha.

Retorno para casa

No final do passeio estávamos morrendo de fome. Era início da tarde. Passamos na pousada para pegarmos nossas coisas, e antes de descer para Porto Alegre, fomos almoçar em um restaurante de comida típica gaúcha. Era um buffet maravilhoso! Comida campeira! Carreteiro, arroz tropeiro, costelão, entre outros pratos típicos, todos servidos em panelas de ferro. Comemos muito! Valeu demais!