Procurar

Bombinhas e Garopaba, Santa Catarina

Passeio de helicóptero em Porto Belo

No verão de 2004 voltamos ao litoral de Santa Catarina, desta vez para Bombinhas, passando Florianópolis, mais ao norte do Estado. Foram dias muito bem aproveitados, com aluguel de pedalinho, muitas caminhadas e banhos de mar, visita às cidades de Brusque e Porto Belo, passeio de barco e até de helicóptero. Num segundo momento, voltando sentido Porto Alegre, passamos alguns dias na praia de Garopaba também em Santa Catarina.

Seja bem-vindo ao site do projeto da Débora e do Gustavo, o Dé-Gus-tando a viagem. Aqui você vai ficar sabendo de tudo sobre o nosso projeto de viver na estrada, e também terá acesso às viagens que fizemos durante os 27 anos que estamos juntos, compartilhando histórias, curiosidades, informações e nossas experiências.

Destino Bombinhas

Na publicação anterior, onde conto como foi a experiência de passarmos um dia no Parque de Diversões Hopi Hari, que fica em Vinhedo, São Paulo, conto que de Porto Alegre – São Paulo, fizemos uma parada estratégica em Bombinhas, Santa Catarina, mais ou menos no meio do caminho, para a viagem não ficar tão cansativa. Foram poucos dias. Gostamos tanto que resolvemos voltar em 2004.

De Porto Alegre até Bombinhas, via BR 101, são mais ou menos 513 km. Nos dias de hoje são mais ou menos 6h20min de viagem. Em 2004 a BR 101 ainda não era duplicada, o que tornava a viagem mais longa e bem mais cansativa, pois é uma rodovia muito movimentada e com tráfego pesado de caminhões.

Rota Porto Alegre - Bombinhas
Rota de Porto Alegre/RS até Bombinhas/SC via BR 101

Porto Belo, Bombas e Bombinhas

Além das dificuldades enfrentadas na BR 101, a chegada até Bombinhas não é algo muito simples. Bombinhas fica mais ou menos a 17 km da BR 101, e para se chegar até lá é preciso necessariamente passar por Porto Belo e Bombas. O trânsito nessas duas regiões não é nada fácil. São tradicionais os engarrafamentos no início e no final dos dias por lá.

Curtindo Bombinhas

Para os dias em Bombinhas alugamos um apartamento, mas não foi por Airbnb, que por sinal não existia na época. Na verdade em 2004 ainda não existiam as facilidades da internet de hoje. Ainda era o início de tudo. Lembro que sim, buscamos na internet, fizemos contato via e-mail ou telefone, e reservamos os dias que queríamos. O pagamento foi feito depois! Não adiantamos valores.

Praia de Bombinhas - SC
Praia de Bombinhas – Santa Catarina

Foram dias ótimos! Aproveitamos muito! A maior parte do tempo com muito sol. Fizemos muitas caminhadas pela beira da praia. Tomamos muitos banhos de sol e de mar. Nessa época gostávamos de ficar na beira da praia, com guarda-sol, cadeiras. e claro, nosso chimarrão.

Caminhadas entre praias

A faixa de areia de Bombinhas, à direita, termina em umas pedras, com um tipo de um passadiço de madeira para outras prainhas. É muito bonito! A passagem é ao lado de uma pousada muito bonita também. Ao final se chega a uma prainha com um trapiche, de onde saem passeios de barco e onde também tem uma escolinha de mergulho.

Lado direito da Praia de Bombinhas - SC
Lado direito da Praia de Bombinhas – SC

Se continuar caminhando entre as pedras, se chega a outra prainha, de nome Embrulho, e se for mais adiante, outra, de nome Lagoinha. É um passeio muito gostoso de se fazer, uma caminhada fácil, curta, que fizemos algumas vezes enquanto estávamos por lá. Todas com ótimas condições para banhos de mar, o que fizemos todas as vezes.

Vista do trapiche na Praia de Bombinhas - SC
Vista do trapiche na Praia de Bombinhas – SC

Lembrando que as fotos disponibilizadas nesta publicação foram registradas em câmera com rolo de filme. Eram poucas poses disponíveis e depois eram reveladas em papel. As fotos estavam em álbuns e foram digitalizadas.

Pedalinho no mar

Uma coisa que nos chamou a atenção na orla de Bombinhas foi o aluguel de pedalinhos. Isso mesmo! Aquele que normalmente se encontram para alugar em lagos calminhos. As águas de Bombinhas são tranquilas, mas não podemos comparar com um lago. Aquilo nos intrigou. E observando as pessoas utilizando nos despertou a vontade.

Em um certo dia resolvemos alugar. Era um pedalinho bem interessante. Parecia um mini barco. E um item curioso estava presente no “convés”: um escorregador! Colocamos os salva vidas e nos aventuramos. Tempo disponível de 1 hora para brincar. Como podemos ver nas fotos, foi muito divertido! Valeu muito a pena. Fomos mais para o fundo e brincamos muito de escorregar. Voltar para cima do brinquedo não era uma coisa muito fácil, mas possível, o que fizemos várias vezes. Hoje tenho certeza absoluta que usaria apenas uma vez o escorrega, pois não conseguiria subir mais (risos).

Pedalinho na Praia de Bombinhas - SC

Pedalinho na Praia de Bombinhas - SC

Passeio de barco até a Ilha de Porto Belo

Em um outro dia compramos o passeio de barco que saía do trapiche de Bombinhas e ia até a Ilha de Porto Belo. Imagino que esse passeio continue existindo. Foi outro dia muito agradável. Passeio muito gostoso. Na Ilha de Porto Belo, que fica em Porto Belo (claro), foi possível fazer trilha, tomar um belo banho de mar, almoçar.

A trilha é dentro de uma área de preservação. Mata fechada. Vegetação nativa variada. Por ela se chega a um mirante. Durante a caminhada topamos com um lagarto.

Lagarto na trilha da Ilha de Porto Belo, SC
Lagarto na trilha da Ilha de Porto Belo, SC

No meio da tarde é hora de voltar. Antes de atracar em Bombinhas, uma parada para banho de mar, o que não desperdiçamos. Foi um dia muito bem aproveitado.

Vista de Porto Belo durante o passeio até a Ilha.
Vista de Porto Belo durante o passeio até a Ilha.

Passeios de carro às praias vizinhas

De Bombinhas é possível visitar várias outras praias que estão a poucos quilômetros de distância. Visitamos praticamente todas! Quatro Ilhas; Retiro dos Padres; Atalaia; Mariscal; Canto Grande (de Dentro e de Fora); Conceição; Prainha; Morrinhos; Zimbros.

É incrível como Santa Catarina reserva uma quantidade absurda de praias maravilhosas. É o caso das praias dessa região de Bombinhas. Uma mais linda do que a outra. Todas muito convidativas para tomar banho. Em sua maioria de águas calmas e verdes.

Brusque, a cidade dos tecidos

Outro dia, outra aventura. Queríamos conhecer Brusque por ser famosa pelos tecidos, roupas, malhas. De Bombinhas até Brusque são aproximadamente 77 km. Não é perto! Mas reservamos um dia para fazer esse passeio.

Deu tudo certo. É preciso fazer o caminho inverso a chegada. Voltar por Bombas, depois Porto Belo. Acessar a BR 101 sentido sul e ingressar na SC 410 na cidade de Tijucas. Quase 2 horas de viagem.

Visitamos várias lojas de roupas. Compramos algumas. Andamos de carro pela cidade. Visitamos a loja da Havan. Retorno no meio da tarde. Mais 2 horas até Bombinhas. Foi um bom passeio. Valeu conhecer mais uma cidade.

Passeio de helicóptero em Porto Belo

Também visitamos a Praia de Bombas e a cidade de Porto Belo. Em Porto Belo fomos a um centro comercial junto ao Parque Aquático Porto das Águas. Tomamos sorvete e reparamos em uma movimentação no pátio. Um helicóptero estava fazendo voos panorâmicos.

O valor não era nada demais para passeios de 15 minutos. Resolvemos fazer. Fomos nós e mais um menino com idade entre 10 e 12 anos. Não sou entendido em helicópteros, mas pesquisando cheguei ao modelo Robinson R44. Um modelo bem pequeno.

Foi uma experiência e tanto! Única vez que voamos de helicóptero. Foram 15 minutos bem aproveitados. Um frio na barriga incrível na hora da decolagem. Um helicóptero faz movimentos muito rápidos e bruscos. É uma sensação muito maluca. O piloto sobrevoou Porto Belo: o pier, a praia, a ilha, e retornou ao pátio. Foi realmente incrível.

Passeio de helicóptero em Porto Belo
Porto Belo – SC – Brasil – 2004

Antes do retorno, Garopaba

Como foi possível perceber, aproveitamos muito os dias em Bombinhas e região. Chegou a hora de voltar, mas ainda não para Porto Alegre. Combinamos com a irmã da Débora, com marido e filho, alguns dias juntos em Garopaba, também em Santa Catarina.

Alugamos um casa em parceria. Foram dias ótimos também. Muitas caminhadas e idas a praia. Também idas ao centrinho e centro histórico de Garopaba, também aos morros da antena e o da sequência da Praça 21 de Abril, de onde se tem belas vistas da cidade.

Morro da Antena, com vista de Garopaba, SC
Morro da Antena, com vista de Garopaba, SC

Uma das caminhadas mais bacanas que fizemos foi atravessar as pedras do lado esquerda da praia de Garopaba e seguir por toda a extensão de areia da Praia de Siriú até chegar ao Rio Siriú que desemboca no mar. É uma bela caminhada! A Praia de Siriú é bastante extensa e era praticamente deserta (será que ainda é?). As poucas construções, como um restaurante onde compramos água, ficam no final da praia, logo após cruzar o rio.

Atravessando o Rio Siriú, Praia de Siriú, SC
Atravessando o Rio Siriú, Praia de Siriú, SC

Retorno à Porto Alegre

Foram dias ótimos em Garopaba com a companhia da família. Curtimos muito. Além de aproveitar muito a praia, jogamos muito videogame também, um jogo de futebol, levado pelo sobrinho da Débora que era adolescente na época.

Nosso carro ficou sem bateria durante o tempo que estávamos em Garopaba. O proprietário da casa alugada morava ao lado e tinha um carregador. Ficou a noite inteira carregando nossa bateria para que pelo menos pudéssemos voltar para casa. Foi o que aconteceu. Resolvemos a troca da bateria em Porto Alegre.

Dias muito bons em Garopaba, SC.