Mirante do Caldas, Barbalha, Ceará

Visitamos o Complexo Ambiental Mirante do Caldas, em Barbalha, Região do Cariri, sul do Ceará, que entre outros atrativos, conta com teleférico, borboletário, e mirante voltado para a Chapada do Araripe.

Complexo Ambiental Mirante do Caldas

No dia 16/03/2022 visitamos o COMPLEXO AMBIENTAL MIRANTE DO CALDAS, nova atração da Região do Cariri, que fica no Distrito do Caldas, que pertence a cidade de Barbalha, sul do Ceará.

O complexo que foi inaugurado em novembro de 2021 fica a 11 km do centro de Barbalha e conta com uma Cafeteria, um Centro de Interpretação Histórica e Ambiental da Chapada do Araripe, o Teleférico que leva para o Mirante e o Borboletário, que já ficam dentro da Floresta Nacional do Araripe. Junto ao mirante também está o Cruzeiro do Caldas.

Do mirante é possível avistar parte da Chapada do Araripe, assim como as cidades de Barbalha, Juazeiro do Norte – com a Colina do Horto onde fica a estátua do Padre Cícero – e Crato.

Na oportunidade o ingresso custava R$ 20,00 por pessoa. Nos foi solicitado o Certificado de Vacinação no momento em que chegamos.

Foi um passeio muito bacana! O Governo do Estado do Ceará está de parabéns pela iniciativa.

Complexo Ambienta Mirante do Caldas
Chegada ao Complexo Ambiental Mirante do Caldas.

Geopark e Chapada do Araripe

A Região do Cariri é muito rica em história e belezas naturais que poucas pessoas conhecem. Iniciativas como essa ajudam a divulgar, ensinar e conscientizar da importância da Chapada e da Floresta do Araripe. Durante a subida expliquei um pouco sobre a Chapada e Geopark Araripe, os Geossítios, e a Região Metropolitana do Cariri.

Chegada ao Complexo do Mirante do Caldas

Seguimos do centro de Barbalha até o Complexo do Mirante. Para chegar ao Distrito de Caldas seguindo de Barbalha, obrigatoriamente se passa pelo Geossítio Riacho do Meio, onde fizemos um breve parada para iniciarmos o vídeo. Já fizemos vídeo no Geossítio Riacho do Meio, o primeiro vídeo do nosso canal.

Chegando ao Complexo Ambiental, verificamos que não há um estacionamento próprio. Tivemos que dar uma segunda volta no entorno para encontrar uma vaga na rua. Esse foi o único ponto negativo na nossa avaliação geral.

Teleférico que leva ao Mirante do Caldas.

Centro de Interpretação

Assim que subimos as escadas para ingressar no complexo encontramos o Centro de Interpretação Histórica e Ambiental.

Trata-se de uma exposição permanente, onde os visitantes podem fazer uma viagem pelo território da Chapada do Araripe, percorrendo os conteúdos que contam a história desse lugar e sua importância nos aspectos paleontológicos, arqueológicos, naturais e culturais.

Sede do primeiro Geopark das Américas, a primeira Floresta Nacional do país e abrigando importantes manifestações da cultura popular, a região da Chapada do Araripe pleiteia junto à UNESCO o título de Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade e se destaca no cenário ambiental nordestino com diversas unidades de conservação.

Ainda no Centro de Interpretação, o visitante pode visitar o Ponto de Memória e conhecer um pouco mais sobre o povoado do Caldas, sede do complexo ambiental.

Exposição permanente sobre o território da Chapada do Araripe.

Hora de subir com o teleférico até o Mirando do Caldas

Ao lado do Centro de Interpretação está a bilheteria, onde compramos os ingressos para subir de teleférico até o mirante e o borboletário.

A construção do complexo e do teleférico tem como objetivo, impulsionar o ecoturismo na região do Cariri, e dar visibilidade a duas importantes unidades de conservação: a Área de Proteção Ambiental (APA) da Chapada do Araripe e a Floresta Nacional (FLONA) do Araripe-Apodi.

O equipamento é composto por veículos de três lugares e cobre um percurso de aproximadamente 8 minutos, desde a plataforma Bom Jesus, na sede do complexo, até a plataforma Mirante do Caldas, já no topo da Chapada.

No trajeto, destaque para a belíssima paisagem da região do Caldas e suas verdes encostas durante a subida. Na descida é como complemento ao mirante, pois são praticamente 8 minutos de contemplação da Chapada do Araripe.

O acesso ao teleférico só é feito pela Estação Bom Jesus, a base, localizada na entrada principal do Complexo Ambiental Mirante de Caldas.

Subindo de teleférico até o Mirante do Caldas, com a Chapada do Araripe ao fundo.
Subindo de teleférico com a Chapada do Araripe ao fundo.

Encantamento no Borboletário

É a primeira parada depois da viagem no teleférico e tem por objetivo inserir o visitante no universo natural da Chapada do Araripe através das pesquisas que são desenvolvidas na região.

A Débora ficou encantada com o espaço do Borboletário. E teria que ficar mesmo! É muito bacana! Um espaço muito bem montado, onde na oportunidade da nossa visita estavam 7 espécies das 21 nativas da Floresta Nacional do Araripe.

Coordenado por uma equipe de biólogos da Universidade Regional do Cariri (URCA), o Borboletário do Cariri é um espaço de pesquisa e de visitação localizado no coração da Floresta Nacional.

Seguindo para o Borboletário.
Encantados com o Borboletário do Complexo Mirante do Caldas.
O processo é realizado em laboratório até as borboletinhas irem para o espaço.

Como funciona

Fomos recebidos pela Letícia, que nos guiou na visita, que dura no máximo 5 minutos para não alterar as condições criadas para o bom funcionamento do ambiente. Ela nos explicou que são trazidos da floresta os machos e as fêmeas. No espaço ficam livres para decidirem se procriam ou não. Se sim, depositam os ovos nas plantas, que são coletados e levados ao laboratório, onde se desenvolvem como lagarta e depois pupa. Quando nascem as borboletinhas, são levadas ao espaço do Borboletário.

Mirante do Caldas

Do Borboletário seguimos para o mirante, o ponto alto da viagem no teleférico. O Mirante do Caldas é uma plataforma aberta, posicionada sobre a Floresta Nacional, voltada para as belezas da Chapada do Araripe.

Foi para esse mirante natural, a propósito, que no século passado foi levado o Cruzeiro do Caldas, símbolo religioso inaugurado pelo Padre Ibiapina em 1869.

Atravessamos um portal e caminhamos pela nova passarela que conduz o visitante até o mirante, onde é possível apreciar as belezas naturais da floresta, e visualizar importantes e simbólicos pontos da região, como o centro histórico de Barbalha, Juazeiro do Norte com seus edifícios, a Colina do Horto com a Estátua do Padre Cícero, a cidade do Crato, e o povoado do Caldas.

Para facilitar a localização desses pontos, foram instaladas lunetas e placas interpretativas da paisagem que trazem informações sobre a fauna e a flora desse santuário ecológico e toda a riqueza cultural que envolve o complexo ambiental.

Leve moedinhas com você para poder utilizar as lunetas!

Passarela que leva até o Mirante do Caldas.
Mirante do Caldas com vista para o Vale do Cariri.
Mirante do Caldas sobre a Floresta Nacional do Araripe.
Cruzeiro do Caldas no mirante, símbolo religioso inaugurado pelo Padre Ibiapina em 1869.

Serviço

Funcionamento do Complexo Ambiental Mirante do Caldas – CAMC
De terça a domingo e feriados.

Centro de Interpretação e Café: 9:00 às 18:00
De quarta a domingo e feriados.

Funcionamento da Bilheteria: até as 15:30h (para venda de ingresso)
Obs: Ingresso comprado online, retirar no horário de funcionamento da bilheteria.

Borboletário: 10:00 às 15:30

Teleférico: 9:00 às 16:00 (último embarque 16h)
Para realizar o passeio de teleférico é necessário adquirir um ingresso que dá direito ao trajeto de ida e volta*.

Atenção:
*Não será permitido realizar apenas o trajeto de descida. É necessário passar pela bilheteria, localizada no nível da Estação Bom Jesus.
**Os limites de capacidade de atendimento ao público poderão variar conforme as condições e regras vigentes no contexto do combate à pandemia do coronavírus.

Preços (em março de 2022):
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

Vídeo no nosso canal no YouTube

A visita ao Mirante do Caldas rendeu o oitavo vídeo da primeira temporada do nosso canal no YouTube. Você pode assisti-lo logo abaixo.

Aproveitamos para convidá-lo a conhecer nosso projeto de viagem. Muito em breve vamos viver na estrada! Quer saber como?Assista ao vídeo da apresentação e lançamento do nosso projeto. Se gostar dos planos, por favor, se inscreva no nosso canal, isso nos ajuda muito.

Agradecemos por sua companhia até aqui. Esperamos que goste dos vídeos.