Procurar

Geossítio Riacho do Meio, Geopark Araripe

Visita ao Geossítio Riacho do Meio

E está no ar mais um vídeo do nosso canal no YouTube, mostrando a visita que fizemos ao Geossítio Riacho do Meio, no Geopark Araripe, que fica 8 km de distância do centro da cidade de Barbalha, sul do Ceará, na Região do Cariri.

O que é um Geossítio?

Geossítio é uma área delimitada de interesse científico, tanto pela importância geológica como paleontológica.

O Geossítio Riacho do Meio é um dos nove que integram o Geopark Araripe, o primeiro Geoparque registrado pela UNESCO nas Américas.

Atrativos do Geossítio Riacho do Meio

Entre os atrativos, o Geossítio Riacho do Meio abriga três nascentes que abastecem as comunidades próximas: Fonte da Pedra do Morcego, Nascente do Meio, e Nascente Olha D’Água Branca. As águas das três nascentes formam o Riacho do Meio.

No Geossítio Riacho do Meio também é possível visitar a Pedra da Coruja e a Pedra do Morcego, tendo essa última servido como local de refúgio na década de 1920 para o bando de cangaceiros muito conhecido na Região do Cariri como “Os Marcelinos”, que atuou com o bando de Lampião em algumas ações específicas.

Soldadinho-do-Araripe

A área de preservação ambiental do Parque Ecológico Riacho do Meio também abriga o Soldadinho-do-Araripe, ave endêmica da região, que está em risco de extinção.

Como foi nossa visita ao Geossítio Riacho do Meio

Fomos pela manhã para evitar a pior hora de calor, o que na verdade não deve ser uma preocupação maior porque a reserva é toda de mata, com muita sombra em todas as trilhas.

São mais ou menos 8 km do centro da cidade de Barbalha. O acesso fica junto a CE-060, com estacionamento bem na porta para quem vai de carro. A entrada é gratuita. Logo que entramos fomos orientados a observar um mapa com a indicação de todas as trilhas e os pontos dos atrativos. Fizemos foto para consultar durante a caminhada.

Rota do centro de Barbalha até o Geossítio Riacho do Meio
Rota do centro de Barbalha até o Geossítio Riacho do Meio

A caminhada, as pedras e as nascentes

Bica das Pedras

Seguimos em frente, subindo primeiro uma rua de paralelepípedo até o portal de acesso às trilhas. Tudo muito tranquilo, calmo, lembrando também que estávamos em meio as restrições da pandemia.

Nosso primeiro ponto alcançado foi a Bica das Pedras. Depois de descer uma escadinha onde se deve tomar cuidado para não prender o pé, chegamos ao ponto onde as águas das nascentes estão juntas. Muito bacana!

Bica das Pedras no Geossítio Riacho do Meio
Bica das Pedras
Junto à Bica das Pedras
Junto à Bica das Pedras

Pedra da Coruja

Perto da Bica das Pedras está a Pedra da Coruja. É uma formação rochosa muito interessante! A Débora percebeu a semelhança de uma das pedras com o rosto de uma pessoa. Depois me dei conta que parecia o rosto de um índio, o que é muito legal, já que os primeiros habitantes da Região do Cariri foram indígenas. Ao lado dela outra pedra onde é possível imaginar a imagem de uma coruja.

Pedra da Coruja no Geossítio Riacho do Meio
Pedra da Coruja, com uma pedra que se parece com o rosto de um índio.

Bica de duas nascentes

Seguindo nossa caminhada, chegamos a outra bica, a que recebe as águas da Nascente do Meio e da Nascente Olho D’água Branca. É uma construção muito bonita, talvez a estrutura mais bonita do parque, cartão postal do Geossítio Riacho do Meio. As águas dessa bica já são as do Riacho do Meio, que depois passam pela Bica das Pedras e seguem seu caminho.

Cartão Postal do Geossítio Riacho do Meio
Cartão Postal do Geossítio Riacho do Meio

Pedra do Morcego

Do cartão postal do Geossítio, subimos uma trilha em formato de escada em direção a Pedra do Morcego. Já é uma trilha mais fechada. Se sobe bastante, sempre ao som dos passarinhos e das árvores movimentadas pelo vento. Um ambiente muito agradável, fresco, tranquilo, revitalizador.

Antes da Pedra do Morcego encontramos a Fonte da Pedra do Morcego. Mais um pouco de subida e avistamos uma formação rochosa enorme! Impressionante! A Pedra do Morcego, que serviu como local de abrigo e descanso para o bando de cangaceiros chamado de “Os Marcelinos”, que atuou com o bando de Lampião em algumas ações específicas.

É incrível ficar imaginando os cangaceiros ali, descansando, se escondendo em meio a mata, já que isso aconteceu na década de 1920 quando com certeza era um local totalmente isolado, seguro para eles. A formação rochosa é impressionante! Forma um tipo de uma marquise, quase uma gruta. Legal demais estar ali!

Conhecendo a Pedra do Morcego no Geossítio Riacho do Meio
Conhecendo a Pedra do Morcego no Geossítio Riacho do Meio.
Pedra do Morcego no Geossítio Riacho do Meio
Formação rochosa enorme, que cangaceiros utilizam como abrigo.

Nascentes do Meio e Olho D’Água Branca

Descemos a escadaria de volta até a bica cartão postal do Geossítio. Dalí seguimos caminhada em busca da Nascente do Meio. Não interpretamos corretamente as placas que surgiram no caminho e acabamos chegando primeiro na Nascente Olho D’Água Branca, que é bem bacana também, com um bom volume de água, formando um pequena piscina a sua frente.

Voltamos para a trilha, até as placas, e finalmente chegamos à Nascendo do Meio. Fomos até o ponto em que a água verte do solo, essa mais calma, que já captada por vários canos que levam a água para abastecer o sistema que atende as comunidades que moram próximas das fontes.

Nascente Olho D'Água Branca
Nascente Olho D’Água Branca
Nascendo do Meio
Nascendo do Meio

Encerramos o passeio com registros para um vídeo

Registramos tudo! Um passeio que consideramos muito proveitoso, em um lugar preservado, bonito, cheio de natureza, paz, muita água, em pleno Nordeste. Saímos de lá muito satisfeitos e recomendamos o passeio nesse Geossítio que é um entre outros oito que devem ser visitados.

Tudo que contamos acima está em um vídeo em nosso Canal no YouTube! Se você ficou interessado, não perde! É o primeiro vídeo do nosso canal. Está disponível logo abaixo. Além de assistir, pedimos que se inscreva no canal para acompanhar o que vem por aí, pois vem muita coisa.

Se quiser nos conhecer melhor e saber mais sobre nossos planos, convidamos para assistir o vídeo de lançamento e apresentação do nosso projeto que também já está no canal.

Geossítio Riacho do Meio, o primeiro vídeo do canal

Ontem, dia 8 de julho de 2022, lançamos nosso canal, e tem vídeo do lançamento publicado lá! Acessa a notícia sobre o lançamento.

Hoje, dia 9, publicamos nosso primeiro vídeo gravado em campo, primeiro vídeo do que estamos chamando de primeira temporada, em que vamos mostrar a linda e rica região em que moramos, a Região do Cariri, e também outras cidades do Sertão do Nordeste.

Estamos muitos felizes com as mensagens de carinho e apoio que recebemos!

Muito obrigado!

Se você ainda não acessou nosso canal, por favor, acessa lá, confere o vídeo de lançamento com a apresentação do nosso projeto, e não se esquece de se inscrever! Compartilha também com algum amigo ou familiar que tem interesse no nosso conteúdo. Ficamos muito gratos por isso.