Procurar

Sousa, a Cidade dos Dinossauros

Sousa, na Paraíba, a Cidade dos Dinossauros

Visitamos Sousa, a Cidade dos Dinossauros, que fica no Oeste do Estado da Paraíba, sertão do Nordeste, principal polo de laticínios industrializados e principal sítio zoo arqueológico.

Visitando Sousa, a Cidade dos Dinossauros, no Oeste da Paraíba

No dia 5 de abril de 2022 o Dé-Gus-tando a viagem esteve na cidade de Sousa, oeste do Estado da Paraíba, sertão do Nordeste, principal polo do Noroeste estadual, tal como o principal polo de laticínios industrializados do oeste do estado e principal sítio zoo arqueológico.

Sousa fica distante 432 quilômetros de João Pessoa, a capital do Estado. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 69.997 habitantes, sendo o sexto mais populoso do estado. Ocupa uma área de 728 km².

A visita à Sousa, a Cidade dos Dinossauros rendeu um vídeo para a Temporada 1 do nosso Canal no YouTube. Você pode assisti-lo logo abaixo:

Um pouco da história de Sousa, a Cidade dos Dinossauros

Situada às margens do Rio do Peixe, em 1766 Sousa foi primeiramente batizada como povoado “Jardim do Rio do Peixe”. Fundada pelo padre Bento Freire de Sousa e pelo capitão-mor José Gomes de Sá, ambos originários de Sousa, Portugal, batizaram-na segundo o que preconizava a Carta Régia de 22 de junho de 1766, que os administradores de vilas denominassem as novas localidades com nomes de lugarejos e cidades de Portugal, o que deixa clara a origem do atual nome.

Foi através da Lei Provincial de nº 28, de 10 de julho de 1854 que a Vila de Sousa foi elevada à categoria de cidade passando, na oportunidade, a denominar-se Sousa, conhecida hoje por “Cidade Sorriso” e “Cidade dos Dinossauros”.

Sobre o Rio do Peixe em Sousa, Paraíba
Sobre o Rio do Peixe em Sousa, Paraíba.

Igreja do Rosário dos Pretos

Situada no largo da Praça da Matriz, foi a primeira igreja de Sousa. Em estilo barroco, foi obra do fundador Bento Freire entre 1730 e 1732. Ainda como Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, foi o marco do núcleo do povoado do Jardim do Rio do Peixe. Com a construção da atual Igreja Matriz de N. Sra. dos Remédios, a pequena Igreja perdeu a condição de Matriz na década de 1880, sendo denominada de Igreja do Rosário dos Pretos.

Igreja do Rosário dos Pretos, em Sousa, Paraíba
Igreja do Rosário dos Pretos, em Sousa, Paraíba, primeira igreja da cidade, construída entre 1730 e 1732.

Igreja Nossa Senhora dos Remédios

Início da construção em 1814, e concluída parcialmente, em 1884. Após vários problemas, a Matriz só seria considerada concluída em 1942. Uma forte tempestade na noite de 29 de abril de 2007 causou o desabamento da torre esquerda. A segunda torre viria a desabar parcialmente em 24 de abril de 2011. Com o esforço da paróquia e fiéis e a intervenção do Governo do Estado, ambas as torres foram restauradas.

Igreja Nossa Senhora dos Remédios, Matriz de Sousa, na Paraíba.
Igreja Nossa Senhora dos Remédios, Matriz de Sousa.

Igreja Bom Jesus e o Milagre Eucarístico (Santuário do Bom Jesus Eucarístico Aparecido)

Segundo o historiador Dr. Boulanger Albuquerque Uchôa, no dia 25 de março de 1814, um homem se aproximou para a receber a comunhão na primitiva Igreja de N. S. dos Remédios (atual Igreja do Rosário) e, ao receber a hóstia, saiu às pressas despertando a atenção da assembleia.

Após alguns dias, no local onde atualmente está a imagem do Bom Jesus Eucarístico de Sousa, foi encontrada a hóstia com ovelhas e cordeiros ao seu redor. O vigário da Matriz dos Remédios tomou a Sagrada Partícula, colocou-a no relicário, e seguiu em procissão até a antiga Matriz dos Remédios.

Ainda em 1814 o padre marcou o local do Milagre Eucarístico de Sousa com uma capelinha de tábuas. Em 1815 a mesma foi substituída por outra de taipa. Só em 04 de setembro de 1855 foi lançada a pedra fundamental para a construção de uma igreja. A partir de1967 iniciou-se a construção da atual Igreja matriz do Bom Jesus.

Igreja Bom Jesus e o Milagre Eucarístico, em Sousa, a Cidade dos Dinossauros.
Interior da Igreja Bom Jesus e o Milagre Eucarístico.

Estátua de Frei Damião

No ponto mais alto da cidade, a 3 km do centro, está erguida uma estátua de aproximadamente 6,5 metros, construída em 1976 em homenagem a Frei Damião.

Frei Damião nasceu em 05 de novembro de 1898 na Itália. Chegou ao Brasil em 1931 como missionário da Ordem Franciscana. Sempre teve como base a cidade de Recife em Pernambuco. De lá saía em missões religiosas pelo interior do nordeste, ganhando o carinho e devoção dos nordestinos.

Faleceu no dia 31 de maio de 1997 na cidade do Recife. Está enterrado na Capela de N. Sra. das Graças no Convento São Félix.

Aos pés da Estátua de Frei Damião em Sousa, Paraíba
Aos pés da Estátua de Frei Damião, em Sousa, Paraíba

Vale dos Dinossauros, em Sousa, a Cidade dos Dinossauros

É uma unidade de conservação do Estado da Paraíba, criada em 27 de dezembro de 2002, classificada como um Monumento Natural.

Conhecida principalmente pela presença de centenas de pegadas fossilizadas de dinossauros, é um dos mais importantes sítios paleontológicos do Brasil, com descobertas científicas servindo como referência para várias pesquisas ao redor do mundo. Na região da América Latina é o maior conjunto de pegadas de dinossauros provenientes da fase inicial do período Cretáceo.

Os registros mais importantes estão em Sousa, 7 km do centro, onde se encontram rastros fossilizados de mais de 80 espécies. Os tamanhos das pegadas variam de 5 cm (de um dinossauro do tamanho de uma galinha), até 40 cm, de dinossauros carnívoros. De acordo com os paleontólogos, os registros têm pelo menos 143 milhões de anos.

Sousa, a Cidade dos Dinossauros
Muitos dinossauros por toda cidade de Sousa.
Acesso ao Vale dos Dinossauros, em Sousa, Paraíba
Acesso ao Vale dos Dinossauros, 7 km do centro da cidade.

Temporada 1 do nosso Canal no YouTube

Obrigado por ler até o final! Aproveitamos para convidá-lo a conhecer nosso projeto de viagem, pois muito em breve vamos viver na estrada. Temos um vídeo em nosso Canal no YouTube apresentando o projeto. Assista! Inscreva-se!

Enquanto não saímos em viagem, estamos mostrando a região em que moramos no momento, que abrange principalmente o sul do Ceará, como a Região do Cariri, Geopark Araripe, Chapada do Araripe, Juazeiro do Norte (a cidade do Padre Cícero), e várias cidades do entorno e do sertão. Esse conteúdo estamos tratando como Temporada 1.

Também temos dois quadros no canal, um de arquivo (Arquivo D-G-v) e outro de coberturas in loco (D-G-v in loco).

Vem muita coisa legal por aí! Aguarde!

Agradecemos sua companhia!

Até breve!