Finalmente chegava a hora de fazer a tão aguardada Cruce de Lagos entre Chile e Argentina. Era o quarto dia na Região dos Lagos, na Patagônia Chilena. Saímos de Puerto Varas com destino o Parque Nacional Vicente Pérez Rosales, onde conhecemos os Saltos Del Rio Petrohué antes de começar a travessia.
Seja bem-vindo ao site do projeto da Débora (Dé) e do Gustavo (Gus), o Dé-Gus-tando a viagem. Aqui você vai ficar sabendo de tudo sobre o nosso projeto de viver na estrada, e também terá acesso às viagens que fizemos, compartilhando histórias, curiosidades, informações e experiências vividas durante os 28 anos que estamos juntos.
Série sobre a Cruce de Lagos entre o Chile e Argentina
Essa publicação faz parte de uma série em que conto sobre nossa primeira viagem internacional, quando contratamos um pacote para fazer a Cruce de Lagos entre Chile e Argentina.
Nosso roteiro começou por Santiago, onde também visitamos a vinícola Concha Y Toro, e as cidades de Valparaíso e Viña Del Mar. Depois voamos até Puerto Montt com a Cordilheira dos Andes o tempo todo ao nosso lado.
Na chegada não perdemos tempo e já visitamos o Vulcão Osorno. No segundo dia saímos para conhecer a região, começando por uma caminhada em Puerto Varas e depois passeio por Llanquihue. Na sequência seguimos para conhecer e almoçar na cidade musical de Frutillar, para então terminar o dia conhecendo um pouco de Puerto Montt.
Na publicação anterior, nosso terceiro dia na Região dos Lagos da Patagônia Chilena, visitamos a Ilha de Chiloé, quando navegamos de lancha até as Pinguineras.
Nessa publicação começo a contar como foi a tão aguardada Cruce de Lagos, iniciando pela visita ao Parque Nacional Vicente Pérez Rosales, onde conhecemos os Saltos Del Rio Petrohué, antes de começar efetivamente a travessia dos lagos.
Sobre a Cruce de Lagos Andinos
A travessia dos Lagos Andinos, ou a Cruce de Lagos, é um roteiro turístico que começa em Puerto Varas ou Puerto Montt do lado chileno, e termina em Bariloche do lado Argentina, percorrendo estradas e lagos utilizando 3 trechos com ônibus e 4 com catamarãs.
O caminho inverso também é feito, ou seja, é possível começar o roteiro em Bariloche, Argentina, e terminar em Puerto Varas ou Puerto Montt, Chile.
O passeio todo é deslumbrante, pois 100% do tempo se está em contato com paisagens impressionantes que incluem lagos com águas verdes, montanhas nevadas, vulcões, animais, sem falar que para se atravessar de um lado para o outro é preciso cruzar a Cordilheira dos Andes, o que é feito de micro ônibus com gelo por todos os lados.
Roteiro da Cruce de Lagos
No roteiro, começando pelo lado chileno como fizemos, temos a seguinte divisão de transportes e as seguintes cidades ou pontos de apoio:
- Puerto Montt/Puerto Varas (CHI) até Petrohué (CHI) (ônibus)
- Petrohué (CHI) até Peulla (CHI) (catamarã) – Lago Todos los Santos
- Peulla (CHI) até Puerto Frías (ARG) (ônibus) – cruza a fronteira pela Cordilheira
- Puerto Frías (ARG) até Puerto Alegre (ARG) (catamarã) – Lago Fría
- Pto Alegre (ARG) até Puerto Blest (ARG) (ônibus)
- Puerto Blest (ARG) até Puerto Pañuelo (ARG) (catamarã) – Lago Nahuel Huapi
- Pto Pañuelo (ARG) até Bariloche (ARG) (catamarã) – Lago Nahuel Huapi
No momento da contratação do pacote é possível optar por fazer todo o trajeto em 1 único dia, ou então fazer em 2 dias com pernoite em Peulla, que foi o que decidimos fazer.
Hora da partida. Destino: Saltos Del Rio Petrohué
Acho que vocês conseguem imaginar como estava o hotel neste dia! Era dia 15 de setembro de 2006, dia de partirmos de Puerto Varas para começarmos a tão esperada e o motivo principal da viagem, a Cruce de Lagos.
Praticamente todos no hotel estavam aguardando para fazer a travessia, pois é o principal roteiro turístico para quem vai para a Região dos Lagos. No saguão do hotel um misto de ansiedade e euforia, com uma quantidade absurda de malas espalhadas. Não era muito cedo não como muitos podem imaginar. Conforme o horário do registro das fotos, já passava das 10h quando partimos.
É só seguir no sentido do Vulcão Osorno
Seguimos nosso caminho, e a todo instante a visão do Vulcão Osorno, imponente, ali, exigindo respeito por sua presença intimidadora. Pena que o céu não estava limpo para registros melhores.
Do hotel em Puerto Varas até os Saltos Del Petrohué foram mais ou menos uns 50 minutos de viagem. Foi bem tranquilo e de certa forma passou rápido. A ansiedade era enorme pelo o que o dia nos reservava.
Parque Nacional Vicente Pérez Rosales, Saltos Del Rio Petrohué
No roteiro do nosso pacote, e assim deve ser em todos, constava a visita ao Parque Nacional Vicente Pérez Rosales, onde ficam os Saltos Del Rio Petrohué. O parque foi criado em 1926 e é o mais antigo do país, abrangendo uma área de 253.780 hectares.
A área do parque faz fronteira com a Argentina. É dentro dele que estão os Saltos do Rio Petrohué. Três vulcões também estão dentro do parque: o Vulcão Osorno (que visitamos), o Vulcão Puntiagudo, e a colina Tronador.
O Rio Petrohué que atravessa o parque, assim como grande parte da água na região, é formado por degelo da Cordilheira e dos vulcões. A água verde esmeralda corre com força entre formações rochosas de origem vulcânica. É um espetáculo!
Para ter acesso as corredeiras existem várias estradinhas em meio a floresta, cheias de pontes e mirantes. Um lugar muito bonito e agradável. Estava frio. Água gelada! Foi uma bela visita. Curta, mas que valeu muito a pena.
Fim da visita aos Saltos Del Rio Petrohué e seguindo para o Porto de Petrohué
Nos deram algum tempo para fazer a visita, que confesso não lembrar agora quanto. Foi suficiente para caminhar um pouco e conhecer os Saltos Del Rio Petrohué. Imagens incríveis de um cenário igualmente incrível.
Na hora combinada estávamos de volta na entrada do parque. Hora de voltar ao ônibus para seguir até o Porto de Petrohué. Hora de começar nossa travessia pelos lagos andinos.
De Petrohué navegamos pelas águas do Lago Todos los Santos até Peulla, onde pernoitamos. Esse trecho da travessia conto em uma próxima publicação.
Não perca a continuação dessa história, pois tem muito mais informações e imagens lindíssimas.
Arquivo D-G-v no Canal do YouTube
No nosso canal no YouTube estamos publicando vídeos de arquivo na série Arquivo Dé-Gus-tando a viagem. Os primeiros vídeos da série são registros da nossa viagem ao Chile em 2006.
Já está no ar um vídeo com imagens dos dias da Cruce de Lagos. Você pode assistir abaixo.
Obrigado por ler até o fim!
Esperamos que esteja gostando da nossa série sobre a Cruce de Lagos.
Não perca a continuação dessa história.
Grande abraço e até breve!