Rio São Francisco e Juazeiro

Passeio pelo Rio São Francisco e Juazeiro

Era hora de caminhar pela Orla de Juazeiro, mas mais do que isso, navegar pelo Rio São Francisco utilizando o serviço de barcas oferecido a população. Depois ainda conhecemos o primeiro barco a vapor a navegar pelo Velho Chico.

Orla de Juazeiro, na Bahia

Após o almoço no Shopping de Petrolina, contado no artigo anterior e no terceiro vídeo da primeira temporada do nosso canal no YouTube, voltamos para Juazeiro, para nossa hospedagem, onde descansamos um pouco antes de sair para mais um passeio.

Depois do sol e o calor darem uma trégua, era hora de caminharmos pela outra margem do rio, a Orla de Juazeiro. Mas mais do que isso!

Vista do Rio São Francisco da Orla de Juazeiro.

Serviço de barcas Juazeiro – Petrolina e vice-versa

Como ainda não estavam acontecendo passeios pelo Rio São Francisco, tivemos a ideia de fazer a travessia ida e volta com as barcas que atendem a população. Assim não deixaríamos de navegar pelas águas do Velho Chico.

Custou R$ 2,00 por pessoa para cada trecho. Fizemos ida e volta partindo de Juazeiro. Foi muito legal! Já era meio da tarde e o visual do Rio e da ponte estava incrível!

Navegando pelo Rio São Francisco.

Rio São Francisco, o Velho Chico

O Rio São Francisco, que é popularmente conhecido por Velho Chico, é um dos mais importantes cursos de água do Brasil e da América do Sul. Passa por cinco estados e 521 municípios, tendo a nascente no centro-oeste de Minas Gerais e a foz na divisa entre os estados de Sergipe e Alagoas.

Seu comprimento é de 2.814 km. Sua bacia hidrográfica tem uma área de aproximadamente 641.000 km².

O Rio São Francisco é também o maior responsável pela prosperidade da área denominada Vale do São Francisco, onde cidades como Petrolina/PE e Juazeiro/BA experimentaram maior crescimento e progresso devido a agricultura irrigada.

Graças ao Velho Chico, a região do Vale do São Francisco é a maior produtora de frutas tropicais do país, com destaque especial para a produção de vinhos, em uma das poucas regiões do mundo com duas safras anuais de uvas.

Águas do Rio São Francisco.
O Rio São Francisco é o responsável pela prosperidade do Vale do São Francisco.

Ponte Presidente Dutra

A Ponte Presidente Dutra liga os municípios de Petrolina e Juazeiro. Foi construída na década de 1950. Tem um tráfego diário de cerca de 35 mil veículos e extensão de 801 metros sobre o Rio São Francisco.

Ponte Presidente Dutra sobre o Rio São Francisco.

Sobre Juazeiro, na Bahia

Juazeiro, na Bahia, foi fundada em 1878 e fica a 502 km da capital Salvador. Segundo o IBGE, em 2021 sua população foi estimada em 219.544 habitantes.

É conhecida como a Terra das Carrancas, aquelas esculturas de cabeças em madeira, semelhantes a formas humanas ou animais, que enfeitam as proas das embarcações com o objetivo de espantar maus espíritos das águas, muito típicas e praticamente exclusivas nas águas do Rio São Francisco.

Juazeiro também é grande, mas nos passou a impressão de menos desenvolvida em relação a Petrolina. Menos edifícios novos e ruas mais apertadas. Também muito movimentada, com trânsito bastante caótico.

O primeiro barco a vapor a navegar pelas águas do Rio São Francisco

Depois do passeio pelo Rio São Francisco, caminhamos mais um pouco pela Orla de Juazeiro. Atravessamos por baixo da Ponte Presidente Dutra e encontramos outro cartão postal de Juazeiro, o Vaporzinho Saldanha Marinho.

O Vapor Saldanha Marinho, popularmente conhecido como “Vaporzinho”, foi a primeira embarcação movida a vapor a navegar pelas águas do Rio São Francisco, a partir do final do século XIX, por onde navegou até a década de 1970, quando foi aposentado e colocado na Orla Fluvial de Juazeiro.

Vapor Saldanha Marinho, primeiro vapor a navegar pelo Velho Chico.

Figuras ilustres na Orla de Juazeiro

Junto ao Vaporzinho estão as estátuas de dois cidadãos ilustres de Juazeiro: João Gilberto e Daniel Alves. Fiz questão de curtir um violão ao lado do João e de dividir uma jogada com o Dani.

O visual da ponte daquela posição também é incrível! Aproveitamos para mais fotos. Curtimos um pouco o visual reparando que, diferente da Orla de Petrolina, a Orla de Juazeiro conta com um trecho longo para caminhada e passeio de bicicleta.

Também reparamos que naquele ponto em que estávamos, próximos ao Vaporzinho, existe uma estrutura para aluguel de caiaques. Outra coisa que nos chamou a atenção naquele momento é de que havia pessoas nadando no rio.

Estátua do juazeirense João Gilberto.
Estátua do juazeirense João Gilberto na Orla de Juazeiro, ao lado do Vaporzinho.
Rio São Francisco e Ponte Presidente Dutra a partir da Orla de Juazeiro
Rio São Francisco e Ponte Presidente Dutra a partir da Orla de Juazeiro.

A importância do Rio São Francisco e das nossas águas

Ficou claro para nós quanto o Rio São Francisco é importante para a região. Ele significa vida ali! Tudo gira em torno da riqueza que ele proporciona. É como um oásis no meio do sertão nordestino!

Um momento para comprovarmos como a água é fundamental na existência. Água é vida! Como é importante preservarmos nossas águas!

A importância do Rio São Francisco e nossas águas
Um momento para comprovarmos como a água é fundamental na existência.

Fim do dia e do nosso passeio pelo Vale do São Francisco

Voltamos ao carro que estava estacionado na Orla de Juazeiro para voltarmos a nossa hospedagem.

No dia seguinte partimos de volta para casa, quando cruzamos pela última vez o Rio São Francisco, desta vez pela BR-116, nas cidades de Ibó, Ibó na Bahia e Ibó em Pernambuco.

E assim terminamos nosso passeio pelo Vale do São Francisco! Foi uma bela experiência, como todas são, não é verdade?!

Você pode conferir os dias anteriores, com a visita às vinícolas Rio Sol e Terranova e o passeio na Barragem de Sobradinho e Petrolina aqui no site, e também em vídeos no YouTube.

Viajar é muito bom! Continue viajando conosco! Vem muita coisa legal por aí!

Quarto vídeo da primeira temporada

O vídeo sobre nosso passeio pelo Rio São Francisco e Juazeiro está disponível logo abaixo.

Se você gostou desse conteúdo, lembramos da importância de você se inscrever no nosso canal. Nos ajuda muito! Considere se inscrever, por favor.

Muito obrigado e até breve!