Da vinícola seguimos para conhecer a Barragem de Sobradinho. Na parte da tarde caminhamos pela Orla de Petrolina e visitamos o Bodódromo. No dia seguinte caminhamos pelo Centro Histórico de Petrolina. Isso tudo no terceiro vídeo da primeira temporada.
Seguindo com a programação no Vale do São Francisco
Era dia 19 de agosto de 2021. Pela manhã visitamos a vinícola Terranova, que você confere como foi aqui no site e em vídeo. A visitação à vinícola foi até perto do meio dia. Saindo de lá tínhamos programado conhecer a Barragem de Sobradinho, que fica mais ou menos no meio do caminho no retorno à Petrolina.
Da vinícola Terranova até a barragem são aproximadamente 23 km. A barragem e hidrelétrica de Sobradinho está localizada nos munícipios de Sobradinho e Casa Nova, Bahia, mais ou menos 40 km de Petrolina e Juazeiro. Visitando o Vale do São Francisco e a vinícola Terranova, vale muito a pena aproveitar que já está lá perto para ir conhecer a barragem.
Barragem e Hidrelétrica de Sobradinho
A barragem e hidrelétrica de Sobradinho foi construída entre 1971 e 1982. É uma das usinas hidrelétricas mais importantes do país, com potência instalada de 1,05 milhão de quilowatts, possuindo 6 máquinas geradoras. Além da geração de energia é um dos principais reservatórios de água para a manutenção dos recursos hídricos da região.
A barragem conta com uma eclusa, de 120m de comprimento por 17m de largura, que permite que as embarcações vençam o desnível de 32,5 metros criados pela barragem, garantindo assim a continuidade da navegação pelo Rio São Francisco. No momento da nossa visita não vimos movimentação de embarcações pelo Rio São Francisco, e infelizmente não foi possível observar o funcionamento do elevador.
Sobre o Lago de Sobradinho
O lago formado pelo represamento das águas do Rio São Francisco é um dos maiores lagos artificiais do mundo! São 400 km de extensão e 4.214 km² de espelho d’água, com capacidade de armazenamento de 34 bilhões de m³ de água.
Em alguns trechos a largura entre margens chega a 25 km. É muita água como você pode conferir nas imagens do vídeo no nosso canal no YouTube. É tão grande que é facilmente registrada por imagens de satélite.
Orla de Petrolina
Atravessamos toda a extensão da barragem ida e volta. Já era perto do meio-dia e seguimos com o retorno para Petrolina. Um pouco antes de Petrolina vimos uma loja da Havan. Resolvemos parar para conhecer e acabamos almoçando em um restaurante que fica dentro da loja.
Depois do almoço fomos conhecer a Orla de Petrolina. Chegando, verificamos que não é muito extensa. Imaginávamos um espaço maior para caminhadas e passeios de bicicleta. É um trecho curto. Conforme informação de um inscrito do nosso Canal, faltou conhecermos a Orla 2 de Petrolina. Realmente não tivemos o conhecimento desse outro espaço no dia e acabamos não conhecendo.
Fomos até o letreiro que se tornou comum em todas as cidades. Caminhamos um pouco contemplando o Rio São Francisco que é realmente impressionante. Acompanhamos um pouco o serviço das barcas cruzando o rio. Descobrimos depois que elas fazem a travessia de pedestres entre as cidades de Petrolina e Juazeiro.
Sobre a cidade de Petrolina
Petrolina foi fundada em 1870 e fica a 712km da capital Recife. É o sexto município mais rico do Estado do Pernambuco. Segundo o IBGE, em 2021 sua população foi estimada em 359.372 habitantes, o que faz de Petrolina a quarta maior cidade do interior nordestino.
Ficamos muito impressionados com Petrolina. É uma cidade grande, bem desenvolvida, com muitos prédios, muitas lojas grandes e famosas como as das concessionários, concentradas na Av. Monsenhor Ângelo Sampaio. Muito movimento por toda parte e o trânsito complicado bem característico das grandes cidades.
Bodódromo, que não é uma pista de corridas
Da Orla de Petrolina resolvemos conhecer o Bodódromo, ponto turístico famoso da cidade. Se você nunca ouviu falar no Bodódromo, de repente por um momento pode pensar que é o lugar onde acontecem corridas de bode, mas não é nada disso!
O Bodódromo é um complexo gastronômico ao ar livre que foi inaugurado em 6 de setembro de 2000. É formado por diversos restaurantes, bares e lanchonetes que, além da carne de bode, oferecem diversos pratos à base de carneiro, como linguiça, buchada, sarapatel, pizza, cozido e assado.
Gostamos bastante do ambiente que nos pareceu bem cuidado. Fizemos fotos e combinamos de almoçar no dia seguinte. O bode é muito comum no Estado do Pernambuco. Foi só ingressarmos no estado para começarmos a ver bodes ao longo da estrada. Muitos mesmo! E a todo instante.
Na noite anterior pedimos pizza com metade sabor bode para experimentar. É uma carne um pouco mais resistente, mas gostamos no sabor.
Centro Histórico de Petrolina
Praça Dom Malan
No dia 20 de agosto pela manhã fomos caminhar no centro histórico, onde fica a Praça Dom Malan e a Catedral do Sagrado Coração de Jesus, a Catedral de Petrolina.
Dom Malan foi o primeiro bispo da Diocese de Petrolina e importante liderança religiosa para a cidade. A posse de Dom Malan aconteceu em 15 de agosto de 1924. Ele foi responsável pela iniciativa de construir a Catedral de Petrolina, obra que ocorreu de 1925 a 1929.
Catedral de Petrolina
A Catedral é a Igreja matriz da diocese católica de Petrolina. Em estilo neogótico com vitrais franceses foi inaugurada em 15 de agosto de 1929. Passou por reformas entre 2014 e 2015.
Na praça também estão as estátuas de Dom Malan e uma de 2013 que faz referência ao relógio da igreja dado de presente pelo Padre Cicero a Dom Malan. Padre Cícero sempre presente por onde passamos no sertão do nordeste.
Avenida Souza Filho perto da catedral
Da praça, caminhamos por uma quadra e já estávamos na Avenida Souza Filho, que é um grande centro comercial a céu aberto, com mais de 260 empresas e estabelecimentos comerciais de vários ramos de atividade.
Caminhamos um pouco pela avenida e resolvemos conhecer o Shopping da cidade, o River Shopping.
River Shopping, o shopping de Petrolina
O River Shopping, o shopping de Petrolina, foi o primeiro centro de compras planejado para atender toda a região do Vale do São Francisco num raio de 250 km. Fica estrategicamente posicionado no centro da cidade, próximo aos principais eixos de circulação, facilitando o acesso aos principais bairros.
É um shopping térreo, com 26.000 m² de área construída e mais de 70 lojas. Caminhamos bastante. Já era hora do almoço e passando pela praça de alimentação resolvemos almoçar por ali mesmo, mudando o plano de almoçar no Bodódromo, que fica para uma próxima vez. Experimentamos a carne de bode apenas na pizza como contei mais acima.
Volta para nossa hospedagem e passeio em Juazeiro
Depois do almoço cruzamos a ponte mais uma vez e voltamos para Juazeiro na Bahia, onde ficava nossa hospedagem reservada pelo Airbnb. Descansamos um pouco e esperamos o sol dar uma trégua.
Depois do descanso era hora de caminharmos pela outra margem do rio, a Orla de Juazeiro. Mas mais do que isso! Fazer a travessia de barca pelo Rio São Francisco, assunto que faz parte do nosso próximo vídeo, o terceiro e último sobre o nosso passeio pelo Vale do São Francisco, que você já pode conferir em nosso Canal no YouTube.
Vídeo sobre a Barragem de Sobradinho e Petrolina no Canal
Abaixo você pode conferir o vídeo do passeio até a Barragem de Sobradinho e Petrolina.
Agradecemos por sua companhia, lembrando da importância de você se inscrever em nosso canal e deixar aquele “Gostei” que nos ajudam tanto.
Vem muita coisa legal por aí! Não perde!
Estamos também no Instagram e Facebook.