Almoço no Mercado del Puerto em Montevidéu

Depois de um dia cheio, com viagem, busca por hospedagem e city tour, nosso segundo dia na capital do Uruguai foi de passeio de carro e caminhada, com parrillada uruguaia para o almoço no Mercado del Puerto de Montevidéu.

Seja bem-vindo ao site do projeto da Débora (Dé) e do Gustavo (Gus), o Dé-Gus-tando a viagem. Aqui você vai ficar sabendo de tudo sobre o nosso projeto de viver na estrada, e também terá acesso às viagens que fizemos, compartilhando histórias, curiosidades, informações e experiências vividas durante os 28 anos que estamos juntos.

Série sobre nossa viagem de carro ao Uruguai

Esta publicação faz parte de uma série em que conto como foi nossa viagem de carro ao Uruguai. Na primeira publicação como definimos o roteiro, a viagem de Porto Alegre até Punta del Este e o dia de passeio por lá.

No relato seguinte a visita a Punta Ballena na tarde em que passeamos pela região de Punta del Este. Depois nossa parada em Piriápolis no caminho para Montevidéu.

Na publicação anterior a chegada em Montevidéu, a procura por um hotel e a contratação de um city tour que nos fez aproveitar muito bem o dia.

Nesta publicação conto como foi nosso segundo dia em Montevidéu, em que passeamos de carro e a pé, e almoçamos uma tradicional parrillada uruguaia no Mercado del Puerto.

Início do segundo dia em Montevidéu

Era dia 28 de março de 2008. Dia por si só muito especial! Meu aniversário (risos) (aniversário do Gustavo). Acordamos e fomos dar uma conferida pela janela do quarto do hotel. Visão para a Rua Rio Negro. Estava bastante nublado no centro de Montevidéu.

Nosso plano para o dia era num primeiro momento sair de carro, dar uma volta pelo centro, e na hora do almoço, conhecer o Mercado del Puerto de Montevideo. De carro são mais ou menos 3,5 km de distância do hotel London Palace até o Mercado.

Manhã do dia 28 de março de 2008 em Montevidéu.
Manhã do dia 28 de março de 2008.
Vista da janela do quarto no London Palace Hotel Montevidéu.
Vista da janela do quarto no London Palace Hotel.
Rua Rio Negro, 1278, Montevidéu.
Rua Rio Negro, 1278
Visão da frente do hotel na Rua Rio Negro, Montevidéu.
Visão da frente do hotel na Rua Rio Negro.

De carro pelo centro de Montevidéu

Saímos de carro e fomos no sentido do Mercado, que fica bem na ponta do mapa, ao lado do porto. Circulamos pela região da Ciudad Vieja. Depois de algumas voltas, estacionamos na rua já próximos ao Mercado.

Antes de irmos para o Mercado entramos em uma loja que chamou a atenção da Débora. Era uma loja de artigos de couro muito bonitos. Olhamos várias peças entre casacos e bolsas. A Débora acabou comprando um lindo casaco que ainda estava conosco recentemente. Estamos no Ceará e o casaco estava sem uso. Acabamos vendendo para um casal que ia fazer uma viagem para o sul.

Mercado del Puerto de Montevidéu

Deixamos o casaco no carro e fomos para o Mercado. Lembro que da loja eram apenas algumas quadras até o Mercado del Puerto, que fica na Ciudad Vieja, Rua Piedras, 237, talvez umas das partes mais antigas da cidade.

Inaugurado em 10 de outubro de 1868 com a ajuda do Presidente da República, tinha o propósito de fornecer frutas, legumes e carnes para os navios que chegavam ao porto e para as famílias ricas que naquela época construíam suas mansões nos arredores. Hoje em dia o Mercado é um grande polo gastronômico, um ponto turístico obrigatório, procurado principalmente para se comer a tradicional parrillada uruguaya.

A estrutura de ferro aparente foi construída na Inglaterra, em Liverpool. Bem ao centro um relógio em estilo inglês. Conta com um Mercado de Pulgas e no entorno ocorrem feirinhas com itens variados, como artesanato, pinturas, antiguidades, souvenirs, entre outros.

Feirinhas ocupam o entorno do Mercado del Puerto Montevidéu.
Feirinhas no entorno do Mercado del Puerto.
Foto antes de ingressar no Mercado.
Mercado del Puerto, Montevidéu.
Umas das entradas do Mercado.
Uma das entradas do Mercado del Puerto com detalhe da estrutura metálica.
Detalhe do Mercado del Puerto Montevidéu.
Detalhe do Mercado del Puerto.

Escolhendo um restaurante no Mercado del Puerto em Montevidéu

Ingressamos no Mercado. É um ambiente bem agradável. São muitos restaurantes e o cheiro do asado uruguaio está no ar. As carnes são assadas nas famosas grelhas, as parrillas, bem na nossa frente. Demos uma circulada e escolhemos um restaurante no acaso. Não tínhamos uma referência ou uma indicação.

Acabamos escolhendo o Ottonello, que conforme sua logomarca está em atividade desde 1914. O restaurante ainda existe e agora é centenário, só que pesquisando para essa publicação verifiquei que aparentemente cresceu muito e não está mais no Mercado del Puerto. Conforme o que está no site, nem parrillada servem mais.

Em 2008, no mercado, era um restaurante com um bom espaço e bastante movimentado, provavelmente por isso o escolhemos. Fomos muito bem atendidos. Nosso pedido, é claro, não poderia ter sido outro: a parrillada.

Atual polo gastronômico de Montevidéu.
Interior do Mercado del Puerto com relógio no centro ao fundo.
No interior do Mercado del Puerto.
Hoje é um polo gastronômico. Ambiente muito agradável cheio de história.
Restaurante Ottonello no Mercado del Puerto Montevidéu.
Restaurante escolhido para o almoço, com a parrilla lotada de carnes.
Balcão do Restaurante Ottonello.
Restaurante Ottonello, desde 1914, que aparentemente não está mais no mercado.

Parrillada Uruguaya no Mercado del Puerto em Montevideo

Devidamente acomodados, pedimos a famosa parrillada, talvez o que há de mais típico para se pedir. Pedimos também água mineral e uma garrafinha de vinho, pequena, acho que 350ml, vinho uruguaio Don Pascual, Tannat, safra 2007.

Quando chegaram as carnes ficamos apavorados! É comida demais! Acho que serve facilmente dois casais. Entre as carnes, algumas que os brasileiros não estão acostumados a comer. Normalmente uma parrillada serve cortes de carne bovina, de frango, linguiças e miúdos de boi, como chinchulin (intestino), molleja (glândulas) e riñones (rins), e também morrones (pimentões) assados.

Experimentamos todas as carnes. Confesso que apesar da estranheza, todas são gostosas, umas mais outras menos. Umas dá vontade de comer mais, outras não. Não conseguimos comer tudo devido a quantidade. Conversando aqui, concordamos que voltando a Montevidéu, não pediríamos novamente uma parrillada, mas sim alguma carne específica. Para nós foi uma experiência bem interessante e necessária, mas para uma vez só.

Um pouco da história das parrillas

É consenso que é muito difícil saber quem inventou a parrilla, mas que foi há centenas de anos isso é possível presumir. A origem mais aceita é que teria surgido diante da necessidade do homem rústico da campanha, dos gaúchos, assar as carnes dos animais que caçavam para se alimentar, e que a forma de assar como parrilla teria começado às margens do Rio da Prata entre Argentina e Uruguai.

Vinho Tannat para acompanhar a parrillada.
Tannat uruguaio para acompanhar a carne.
A famosa Parrillada Uruguaia.
Parrillada Uruguaia. Carne para pelo menos umas 4 pessoas.
Vinho, carne e os sons do Mercado del Puerto Montevidéu.
Vinho e carne ao som do violão, e das conversas de muita gente.

Mercado del Puerto de Montevidéu e seus artistas

Enquanto comíamos, ouvíamos a todo instante o som de violões. Artistas locais circulavam pelo Mercado tocando músicas típicas para criar ainda mais o ambiente único que um lugar desses pode oferecer. Diversos estão no interior do mercado, mas também ao seu entorno, entre eles os chamados Los Trovadores.

Artistas no Mercado del Puerto Montevidéu.
Artistas circulam pelo mercado tocando músicas típicas.

Caminhada pela Ciudad Vieja

Saímos no Mercado del Puerto pesados de tanta carne (risos). Começamos a caminhar pela Ciudad Vieja. Uma caminhada para dar uma baixada na comilança foi uma boa pedida. Acabamos chegando na Peatonal Sarandí, a rua famosa apenas para pedestres. Seguimos por ela até a Plaza Independencia, mesmos locais em que havíamos estado no dia anterior com o city tour.

Calle Juan Carlos Gomez na Ciudad Vieja.
Caminhando pela Calle Juan Carlos Gomez na Ciudad Vieja.
Peatonal Sarandí após o Mercado del Puerto Montevidéu.
Novamente na Peatonal Sarandí, rua famosa rua fechada para pedestres.
Plaza Independencia na caminhada após almoço no Mercado del Puerto Montevidéu.
Passando novamente pela Plaza Independencia.

Depois da caminhada resolvemos ir a um shopping

Pegamos o carro e resolvemos seguir até um shopping. Tenho a lembrança de que fomos ao Punta Carretas Shopping, que fica aproximadamente 4,4 km do hotel London Palace, no sentido contrário da Ciudad Vieja.

Foi um estresse! Em 2008 não tínhamos GPS, Google Maps. Nossa referência era um mapa de papel tradicional. A distância parece tranquila, mas sem conhecer nada e sem ajuda fica bem mais difícil. Lembro do trânsito complicado e um momento bem estressante. A Débora tentava achar nossa posição, mas eu não parava o carro, o que dificultava. Foi um pouco desgastante.

Enfim chegamos ao shopping. Não fizemos registro em fotos, acho que devido ao climão. Circulamos por lá e lembro de escolhermos uma confeitaria para comermos um doce com dulce de leche. O lugar tinha doces muito bonitos e apetitosos, e estava lotado.

No retorno para o hotel as coisas foram mais tranquilas. Conseguimos acessar uma avenida que nos levou praticamente direto para o centro. Já estava escurecendo.

Retornando do shopping já escurecendo.

Fim do segundo dia em Montevidéu, Uruguai

E assim terminamos nosso segundo dia em Montevidéu. Mais um dia com belas experiências.

No dia seguinte nossa programação era ir a Colonia del Sacramento, distante 180 km do hotel London Palace, tema da próxima publicação. Já fica o convite para conferir como foi esse passeio.

Agradecemos pela leitura até o final.

Continue nos acompanhando! Vem muita coisa legal por aí!