Procurar

City tour ao chegar em Montevidéu

Plaza Independencia, Montevidéu, Uruguai

Passamos rapidamente por Piriápolis e seguimos com destino a capital do Uruguai na nossa viagem de carro pelo país. Ao chegar tínhamos que encontrar um hotel. Hospedados, conseguimos fazer o city tour por Montevidéu quando visitamos pelo menos 25 pontos turísticos.

Seja bem-vindo ao site do projeto da Débora (Dé) e do Gustavo (Gus), o Dé-Gus-tando a viagem. Aqui você vai ficar sabendo de tudo sobre o nosso projeto de viver na estrada, e também terá acesso às viagens que fizemos, compartilhando histórias, curiosidades, informações e experiências vividas durante os 28 anos que estamos juntos.

Série sobre nossa viagem de carro ao Uruguai

Esta publicação faz parte de uma série em que conto como foi nossa viagem de carro ao Uruguai. Na primeira publicação como definimos o roteiro, a viagem de Porto Alegre até Punta del Este e o dia de passeio por lá.

No relato seguinte nossa visita a Punta Ballena na tarde em que passeamos pela região de Punta del Este. Em sequência a parada em Piriápolis no caminho para Montevidéu.

Nesta publicação conto como foi nossa chegada em Montevidéu, a procura por um hotel e a contratação de um city tour que nos fez aproveitar muito bem o dia.

Chegando em Montevidéu, Uruguai, de carro

Era dia 27 de março de 2008, ainda pela manhã. Seguimos de Piriápolis sentido Montevidéu pela Ruta 10, depois Ruta 71, IB, e acabamos caindo na Avenida Giannattasio. Cruzamos a Puente de las Américas e assim que atravessamos o Rio Carrasco Creek, no começo da Avenida Italia, subimos uma alça à direita para fazer um balão sobre a Avenida Italia na Rua Paul Harris.

Contornamos uma rotatória na Rua Paul Harris para acessar a Rua Rafael Barradas, seguindo em direção ao Rio da Prata até a Rambla Tomás Berreta. A partir daí é seguir sempre em frente pela costaneira até o centro. É um trecho muito bonito, sempre com o rio ao lado. Na medida que nos aproximamos da zona central começam a surgir prédios enormes.

Rota de Piriápolis até o hotel Ibis Montevidéu. Mais ou menos 100 km.
Rota de Piriápolis até o hotel Ibis Montevidéu. Mais ou menos 100 km.
Avenida Giannattasio na chegada à Montevidéu.
Avenida Giannattasio na chegada à Montevidéu.
Cruzando a Puente de las Américas.
Cruzando a Puente de las Américas.
Contornamos uma rotatória na Rua Paul Harris próximo ao centro de Montevidéu.
Contornamos uma rotatória na Rua Paul Harris em direção à costaneira.
Seguindo pela avenida costaneira que vai mudando de nome até o final.
Seguindo pela avenida costaneira que vai mudando de nome até o final.

Buscando hospedagem em Montevidéu no Uruguai

Como já comentei antes, em 2008 não haviam as mesmas facilidades tecnológicas de hoje, como smartphones com internet móvel, assim como Booking e AirBnb por exemplo. Não tínhamos hotel reservado e nossa primeira missão ao chegar em Montevidéu era resolver nossa acomodação.

Era final de março, fim de temporada, e não estávamos tão preocupados com falta de vagas. Vimos o Hotel Ibis Montevidéu que fica bem próximo a costaneira e resolvemos verificar qual era a situação, tanto quanto a disponibilidade quanto ao preço. Para a nossa surpresa estava lotado.

Foi uma tentativa em um hotel executivo bem localizado. Como não deu certo, partimos para a indicação do casal de Erechim que conhecemos na Cruce de Lagos entre Chile e Argentina. Lembra deles? Se você não leu a série sobre a nossa primeira viagem internacional, fica o convite.

Hotel London Palace no centro de Montevidéu

Conhecemos o casal durante a viagem ao Chile e Argentina. Apesar de estarmos em grupos diferentes, nos encontramos tantas vezes que acabamos nos conhecendo e conversando muito. A vez mais engraçada foi na pinguinera da Ilha de Chiloé. Não combinamos e nem tínhamos falado sobre visitar a Ilha. Nos encontramos por acaso e acabamos visitando os pinguins juntos.

Bom, eles foram os grandes incentivadores para que fizéssemos a viagem de carro pelo Uruguai. Tinham feito e gostado muito. E nos indicaram um hotel, o London Palace, um hotel tradicional, muito bem localizado junto ao centro histórico. Fomos para lá.

O hotel fica bem no centro, na Rua Río Negro, 1278. Chegando lá deu tudo certo. Tinham quartos e o valor estava OK. Fizemos o check-in e fomos acomodar nossa bagagem.

Quarto no hotel London Palace, centro de Montevidéu, Uruguai.
Quarto no hotel London Palace, centro de Montevidéu, Uruguai.

Deu tempo para contratar um City Tour por Montevidéu

Perguntamos na recepção do hotel sobre city tour pela cidade. Prontamente nos informaram que sim, era possível contratar com eles, e que teria um com saída às 14h. Lembro que eram 13h. Contratamos e corremos para comer alguma coisa antes do passeio. A Débora lembra que fomos comer um lanche no McDonald’s que fica na quadra vizinha ao hotel.

City tour completo pela Montevidéu de 2008

Tudo certo, seguimos para o city tour por Montevidéu. O início do tour é pela Ciudad Vieja (Cidade Velha), o bairro mais antigo da cidade, construído por volta de 1724. Nossa primeira parada foi na Plaza Matriz ou Plaza de la Constitución (Praça da Constituição), onde estão a Catedral Metropolitana, Cabildo, Fuente de la Plaza Matriz e a famosa Rua Sarandí que é fechada para os pedestres.

Como é normal nesse tipo de passeio, não se tem muito tempo em cada parada. Um guia vai informando sobre os principais pontos da cidade e vamos seguindo em frente com algumas breves paradas.

Passamos por pelo menos 25 pontos turísticos da cidade, todos detalhados abaixo, então não deixa de conferir até o fim da publicação para ter um panorama completo do city tour por Montevidéu.

Primeira parada: Plaza de la Constitución (Praça da Constituição)

Também conhecida como Plaza Matriz (Praça Matriz), é a praça mais antiga da cidade. Seu nome faz referência ao juramento da primeira Constituição da recém nascida República Oriental do Uruguai, um ato público realizado nesse local em julho de 1830.

Plaza de la Constitución, Ciudad Vieja, City Tour Montevidéu.
Uma visão geral da Plaza de la Constitución, Ciudad Vieja, Montevidéu.

Cabildo de Montevideo

O Cabildo de Montevideo foi protagonista de importantes eventos políticos, sociais e culturais durante os séculos XVIII e XIX. Inicialmente abrigava funções administrativas, judiciais e unidades prisionais. Tornou-se um símbolo de Montevidéu, já que por quase cem anos foi sede do primeiro governo da cidade.

Foi em suas salas que a primeira Constituição da República foi sancionada e empossada em 18 de julho de 1830. Posteriormente recebeu o Poder Legislativo e o Ministério das Relações Exteriores, entre outras instituições. Funciona como museu desde 21 de setembro de 1958, abrigando o arquivo histórico da cidade.

Plaza de la Constitución com Cabildo ao fundo, city tour Montevidéu.
Placa da Plaza de la Constitución com Cabildo ao fundo.

Fuente de la Plaza Matriz

A fonte de mármore, obra do escultor italiano Juan Ferrari, que fica bem no centro da praça, foi entregue em 18 de julho de 1871 por ocasião da inauguração dos serviços de água potável para a cidade de Montevidéu.

Fuente de la Plaza Matriz, City Tour Montevidéu.
Detalhe da Fuente de la Plaza Matriz.

Prédios públicos de Montevidéu

Na praça também estão alguns prédios públicos importantes da cidade, como o do Ministerio de Transporte y Obras Públicas de la ROU e o da Atención a la Ciudadanía, que observamos na foto abaixo.

Ao fundo o prédio da Atención a la Ciudadanía.
Ao fundo o prédio da Atención a la Ciudadanía.

Catedral Metropolitana de Montevidéu

Não deu tempo para entrarmos na catedral. A Catedral Basílica da Imaculada Conceição, São Felipe e São Tiago de Montevidéu, fica no local onde foi construída na década de 1920 a antiga igreja matriz, ainda no período colonial espanhol. A construção atual teve início em 1790, mas só foi inaugurada 14 anos depois, no ano de 1804.

Catedral Metropolitana de Montevidéu no city tour Montevidéu.
Catedral Metropolitana de Montevidéu.

Rua Sarandí no centro histórico de Montevidéu

A Rua Sarandí, ou Peatonal Sarandí como é conhecida, foi projetada por Pedro Millán em 1726 com inspiração na arquitetura francesa. Tornou-se exclusiva para pedestres em 1922 e é considerada a principal rua de pedestres da Ciudad Vieja.

Liga a Plaza de la Constitución, onde estávamos, até a Plaza Independencia, que visitamos na sequência, conectando o Centro Velho ao Centro Novo.

Peatonal Sarandí no trecho da Plaza de la Constitución no city tour Montevidéu.
A Débora conferindo a Peatonal Sarandí no trecho da Plaza de la Constitución.

Teatro Solis durante City Tour Montevidéu

Seguindo com nosso tour, passamos pelo Teatro Solis no caminho para a Plaza Independencia. Com nome que homenageia o navegante Juan Días de Solís, descobridor do Rio da Prata, foi projetado pelo arquiteto italiano Carlos Zucchi e inaugurado em 25 de agosto de 1856 com a Ópera de Verdi.

Em 1998 precisou ser fechado por causa de um grande incêndio. A reformas se estenderam até 2004, quando foi reaberto com melhorias estruturais e acústicas.

No ano seguinte a nossa visita à Montevidéu, em 2009, foram instalados em suas dependências um bar, salas de ensaios e exposições, loja, sala de eventos e um restaurante.

O teatro possui características típicas dos teatros líricos, com orquestra e quatro anéis. É um dos principais símbolos de Montevidéu e do Uruguai, e um dos principais teatros da América do Sul.

Teatro Solis, inaugurado em agosto de 1856, durante City Tour Montevidéu.
O Teatro Solis foi inaugurado em 25 de agosto de 1856.
Símbolo de Montevidéu e um dos principais teatros da América do Sul.
Símbolo de Montevidéu e um dos principais teatros da América do Sul.

Nova parada: Plaza Independencia (Praça Independência)

Nossa próxima parada foi na Plaza Independencia, que faz o limite entre a Ciudad Vieja e a área central, e foi projetada em 1837 pelo mesmo italiano que projetou o Teatro Solis, o arquiteto Carlos Zucchi. Atualmente é a praça mais importante de Montevidéu, pois sedia os atos públicos oficiais.

É nessa praça que encontramos a estátua e o mausoléu do General José Gervasio Artigas, o Palacio Salvo, o Palacio Estévez, e a Puerta de la Ciudadela que marca o início da Peatonal Sarandí.

Centro da Plaza Independencia vista ainda de dentro do ônibus no city tour Montevidéu.
Centro da Plaza Independencia vista ainda de dentro do ônibus.
Caminhando pela Plaza Independencia durante city tour por Montevidéu.
Caminhando pela Plaza Independencia.
Turistas espalhados com suas câmeras fotográficas e filmadoras de 2008.
Turistas espalhados com suas câmeras fotográficas e filmadoras de 2008.

Palacio Salvo (Palácio Salvo)

Idealizado originalmente pelos irmãos Angel, José e Lorenzo Salvo, de uma família italiana de comerciantes que prosperaram na cidade, teve desenho realizado pelo arquiteto italiano Mario Palanti, um imigrante italiano que vivia em Buenos Aires.

Construído entre os anos de 1923 e 1928, com 95 metros de altura e 27 pisos, foi o edifício mais alto da América do Sul até 1935. É um dos locais de maior interesse cultural, histórico, turístico e arquitetônico em Montevidéu. Em 1996 foi declarado Monumento Histórico Nacional e continua sendo um dos edifícios mais altos da cidade.

Palacio Salvo com sua torre de 95 metros de altura no City Tour Montevidéu.
Palacio Salvo com sua torre de 95 metros de altura.

Palacio Estévez – Museo de la Casa de Gobierno (Museu da Casa do Governo)

O palacete em estilo colonial foi construído entre 1873 e 1874 pelo arquiteto espanhol Manoel de Castel para servir de residência para a família do financista portenho Francisco Candelario Estévez, que ocupava o andar superior, enquanto o inferior era utilizado por outros  estabelecimentos, como o consulado da Itália na época.

Em 1878, devido a problemas financeiros, o casarão foi comprado pelo governo, tornando-se sede oficial da presidência do Uruguai até 1985. Desde 1999 funciona como museu dedicado à história da presidência (Museo de la Casa de Gobierno).

Em 2009, um ano após a nossa visita, o nome foi oficialmente alterado para Edificio José Artigas, em homenagem ao herói nacional do Uruguai.

Palacio Estévez, Museo de la Casa de Gobierno, Plaza Independencia, City Tour Montevidéu.
Palacio Estévez, Museo de la Casa de Gobierno, na Plaza Independencia.

Estátua e Mausoléu do General José Artigas

No centro da Plaza Independencia encontram-se uma estátua de bronze de 17 metros de altura, inaugurada em 1923, e um mausoléu inaugurado em 1977, homenagens ao General José Gervasio Artigas, considerado o pai da pátria Oriental, que com a espada e a palavra, encarregou-se de lutar pela independência do Uruguai.

O mausoléu fica abaixo da estátua. O acesso se dá pelas laterais do monumento. Não chegamos a descer. Pelo o que lembro estava interditado no dia. É possível fazer uma visita virtual ao mausoléu com visão 360°.

Estátua do General Artigas, City Tour Montevidéu.
Bem no centro da Plaza Independencia está a estátua do General Artigas.
Plaza Independencia, city tour Montevidéu, Uruguai.
Registro na Plaza Independencia, em frente a estátua e mausoléu do General José Artigas.

Puerta de la Ciudadela e Rua Sarandí por outro angulo

Na Plaza Independencia também está a Puerta de la Ciudadela, que marca a divisa entre a Ciudad Vieja e a Ciudad Nueva (área central). A “puerta” atual é uma reconstrução da porta de acesso do que veio a ser uma cidadela, uma fortaleza, que foi construída pelos espanhóis por volta do ano 1741 para proteger a cidade de invasões portuguesas e inglesas.

Em 1877, a porta junto com as muralhas que cercavam a cidade, foram demolidas. Somente em 1959 foi reconstruída em seu lugar original. Conforme as informações apuradas, passou por restauração em 2009, mas como podem ver na foto que fizemos, já estava em obra quando a visitamos.

Como podem verificar na foto abaixo, passando pela porta, se acessa a Rua Sarandí no sentido contrário a foto que fizemos junto à Plaza de la Constitución.

Puerta de la Ciudadela a partir da Plaza Independencia, no City Tour Montevidéu.
Vista da Puerta de la Ciudadela a partir da Plaza Independencia.
Peatonal Sarandí após passar a Puerta de la Ciudadela sentido Plaza de la Constitución.
Peatonal Sarandí após passar a Puerta de la Ciudadela sentido Plaza de la Constitución.

Seguindo o City Tour Montevidéu em direção ao Puerto

Fim do tempo da parada na Plaza Independencia. Todos de volta ao ônibus para seguir com o passeio. Partimos do entorno da praça com sentido ao Porto de Montevidéu.

O Puerto de Montevideo é o principal porto comercial do país. Foi inaugurado em agosto de 1909. É um porto enorme, com uma superfície de 70 hectares (700.000 m²). Por ser um porto natural conta com muitas vantagens, que o faz competir com o de Buenos Aires.

Ostenta o caráter de “porto livre”, pois a legislação uruguaia permite movimentar cargas sem restrições da alfândega nem limite para o armazenamento de mercadoria.

Do Puerto de Montevideo também saem e chegam barcos de passageiros de Buenos Aires. Também tem aumentado o número de chegadas de grandes navios de cruzeiro.

Percorrendo a extensão do Puerto no city tour por Montevideo.
Percorrendo a extensão do Puerto de Montevideo.

Estación Central General Artigas (Estação Central General Artigas)

Contornamos a área do porto seguindo pelas Ramblas 25 de agosto de 1825 e Franklin Roosevelt, até uma curva mais acentuada para a esquerda, quando então enxergamos à direita a Estación Central General Artigas, uma antiga estação ferroviária, a maior do país.

Em 1891 um incêndio destruiu a estação que existia. A Companhia Ferroviária Central então começou a construir o edifício atual, que foi inaugurado em 23 de junho de 1897. Foi declarada Monumento Histórico Nacional em 1975 e fechada em 1º de março de 2003.

Já faz alguns anos que um grupo de cidadãos denominados Grupo de Pasajeros en Defensa de la Estación Central como Terminal de Trem tentam a reativação da estação. Até o momento sem sucesso.

Passando pela Estación Central General Artigas no city tour Montevidéu.
Passando pela Estación Central General Artigas.
Antiga estação ferroviária no City Tour Montevidéu.
Antiga estação ferroviária, a maior do país, que segue desativada.

Torre das Telecomunicações – Torre ANTEL

Em seguida que passamos pela antiga estação ferroviária, enxergamos a torre da sede da empresa estatal de telecomunicações ANTEL, que foi projetada pelo arquiteto uruguaio Carlos Ott em 1999 e concluída em 2000.

O edifício, que conta com um elevador panorâmico, é o mais alto de Montevidéu. Possui 157,6 metros de altura e 35 andares. O complexo do qual faz parte contém uma praça interior de uso público, um auditório para 370 pessoas e um museu dedicado à história da telefonia. No 26º andar se tem acesso a um mirante, que permite uma visão de grande parte da cidade.

Complexo Torre ANTEL durante city tour por Montevidéu.
Complexo Torre ANTEL.
Torre ANTEL com 157,6 metros de altura e 35 andares, City Tour Montevidéu.
Torre com 157,6 metros de altura e 35 andares, com um mirante no 26° andar.

Cerro de Montevideo

Seguimos em frente, quando a guia nos chama a atenção para o Cerro de Montevideo visto ao longe, à esquerda do ônibus. Informou que nos últimos tempos (isso em 2008), não era um lugar seguro, desaconselhando o passeio por lá. Respeitamos o aviso e não fomos para aquele lado quando saímos para passear no dia seguinte.

O cerro, que é conhecido popularmente por El Cerro, tem aproximadamente 135 metros de altura. Bem no topo está a Fortaleza General Artigas (Fuerte del Cerro), que teve construção concluída em 1811, e que representava um ponto estratégico na defesa da cidade.

Ao longe o Cerro de Montevideo, onde fica a Fortaleza General Artigas.
Ao longe o Cerro de Montevideo, onde fica a Fortaleza General Artigas.

Dois casarões militares

Seguindo em frente, algumas voltas e então passamos por dois casarões militares. O primeiro da marinha, o do Servicio de Oceanografía, Hidrografía y Meteorología de la Armada, que foi fundado em 15 de maio de 1916, e fornece ao público em geral dados oceanográficos, previsões meteorológicas e informações confidenciais para navegação. Também é responsável pela preparação e disponibilização da cartografia oficial das áreas de jurisdição do país.

O segundo casarão, que mais parece um castelinho, pertence hoje ao exército. É a Casa Quinta de Eastman, que foi construída como residência de verão da família Eastman-Illa de origem inglesa em 1880. Originalmente era conhecida como Quinta de las Rosas por estar cercado por um parque com rosas importadas da Inglaterra.

Área do Servicio de Oceanografía, Hidrografía y Meteorología de la Armada.
Área do Servicio de Oceanografía, Hidrografía y Meteorología de la Armada.
Casa Quinta de Eastman que hoje pertence ao exército no City Tour Montevidéu.
Casa Quinta de Eastman que hoje pertence ao exército.

Iglesia de las Carmelitas (Igreja das Carmelitas)

Já nas imediações do Parque del Prado, passamos pela Iglesia de la Virgen del Carmen y Santa Teresita, também conhecida como Iglesia de las Carmelitas, uma igreja católica romana, que foi construída em estilo neogótico entre os anos de 1929 e 1954.

Iglesia de las Carmelitas durante city tour Montevidéu.
Iglesia de las Carmelitas.

Residência do presidente Tabaré Vázquez

Em 2008 o presidente do Uruguai era Tabaré Vázquez eleito em 2005. Ele dispensou a residência oficial, que é a Residencia Presidencial de Suárez y Reyes, e seguiu morando na sua casa, que pela sequência do passeio ficava no Prado.

Tabaré foi o primeiro político de esquerda a ocupar um cargo de importância na política uruguaia.

Passamos pela porta da casa do ex-presidente, falecido em dezembro de 2020 aos 80 anos. Lembro que a guia chamou a atenção para o fato de que o presidente morava em uma casa simples.

Casa do presidente em 2008, Tabaré Vázquez, que dispensou a residência oficial.
Casa do presidente em 2008, Tabaré Vázquez, que dispensou a residência oficial.

Monumento a la Diligencia no Prado

Seguindo pelo Prado, fizemos uma parada junto ao Monumento a la Diligencia, que homenageia o transporte usado por passageiros antes que a ferrovia e outros meios de transporte começassem a operar. Foi inaugurado em 22 de fevereiro de 1952 e é obra do escultor uruguaio José Belloni. Está localizada a poucos metros das margens de Arroyo Miguelete, na entrada do Prado, o mais antigo parque urbano de Montevidéu.

Monumento a la Diligencia no Prado no city tour Montevidéu.
Monumento a la Diligencia no Prado.
Homenageia o transporte usado por passageiros antes que outros meios de transporte começassem a operar.
Homenageia o transporte usado por passageiros antes que outros meios de transporte começassem a operar.

Monumento a los últimos Charruas

Seguindo no city tour Montevidéu pelo Parque del Prado, perto do Monumento a la Diligencia, está outro monumento, o Monumento a los últimos Charruas, construído em 1938, em homenagem aos últimos charruas.

A história por trás da obra conta que uma emboscada culminou na morte da maioria dos Charruas. Apenas quatro sobreviveram ao “massacre” liderado pelas autoridades locais da época.

Em 1833, o presidente do Uruguai autorizou o Diretor do Colégio Oriental de Montevidéu, a levar os quatro Charruas a Paris. A intenção não era melhorar as condições dos “indígenas”, mas sim mostrá-los como raros espécimes da raça humana. Um panfleto anunciou a apresentação dos quatro, como se fosse um circo de animais exóticos.

O monumento de bronze e granito rosa relembra parte dessa história sobre os últimos habitantes nativos do Uruguai.

Monumento a los últimos Charruas no city tour Montevidéu.
Monumento a los últimos Charruas.
O monumento relembra parte da história sobre os últimos habitantes nativos do Uruguai.
O monumento relembra parte da história sobre os últimos habitantes nativos do Uruguai.

Palácio Legislativo no City Tour Montevidéu

Em trânsito novamente, seguimos para o Palácio Legislativo. O prédio que abriga o Poder Legislativo do Uruguai, foi idealizado no final do século XIX, inicialmente por meio de uma competição internacional de projetos arquitetônicos. Depois de mudanças de localização, extensões e modificações, foi construído entre 1908 a 1925, sendo inaugurado em 25 de agosto de 1925, em comemoração do Centenário da Declaração de Independência do país.

A construção segue o estilo neoclássico grego, com fachadas e colunas feitos de mármore vindos da Grécia. Possui três naves com salas anexas, piso superior com uma biblioteca e um subsolo onde funcionam escritórios e depósitos. Com certeza é uma das construções mais imponentes do Uruguai.

Palácio Legislativo, Poder Legislativo do Uruguai, City Tour Montevidéu.
Palácio Legislativo, que abriga o Poder Legislativo do Uruguai.
A construção segue o estilo neoclássico grego, com mármore vindo da Grécia.
A construção segue o estilo neoclássico grego, com mármore vindo da Grécia.

Velódromo Municipal de Montevideo antes do Estadio Centenario

Seguindo o caminho, mais uma parada rápida logo a frente, agora no Parque Batlle, que é um tipo de complexo esportivo, com um velódromo, campos de futebol, pista de atletismo e até um clube de tiro. O ponto principal da parada é o Estadio Centenario. Antes de chegar ao estádio consegui fazer uma foto do Velódromo Municipal que vimos apenas de passagem.

Com extensão de 333 metros, o Velódromo Municipal de Montevideo é o palco principal para a prática do ciclismo de pista no país. O Campeonato Mundial de Ciclismo de Pista de 1968 foi realizado nele. Com capacidade para 15 mil pessoas, também é utilizado para shows artísticos e concertos musicais.

Passando pelo Velódromo Municipal de Montevideo que fica no complexo do Parque Batlle.
Passando pelo Velódromo Municipal de Montevideo que fica no complexo do Parque Batlle.

Estadio Centenario no City Tour Montevidéu

O Estadio Centenario foi construído para sediar a Copa do Mundo de 1930. O nome deve-se à celebração do centenário da primeira Constituição do Uruguai. Com capacidade para 65.235 espectadores, é onde a Seleção Uruguaia de Futebol costuma jogar. Em julho de 1983 foi declarado pela FIFA como “Monumento Histórico Mundial do Futebol”, até o momento o único estádio de futebol com esse título.

O símbolo do Estadio é a Torre das Homenagens, que sobe acima da arquibancada olímpica a uma altura de 98 metros. A Torre é construída em concreto armado, como o resto do Estádio, e se distingue pelo seu estilo Art Deco.

Museu do Futebol

O Estadio Centenario abriga também o Museo del Fútbol (Museu do Futebol), que foi inaugurado em dezembro de 1975, que conta a história da construção do estádio, do futebol uruguaio, e outras histórias e curiosidades ocorridas desde sua inauguração.

Estadio Centenario, construído para a Copa do Mundo de 1930, no City Tour Montevidéu.
O Estadio Centenario foi construído para sediar a Copa do Mundo de 1930.
Em julho de 1983 foi declarado pela FIFA como “Monumento Histórico Mundial do Futebol”.
Em julho de 1983 foi declarado pela FIFA como “Monumento Histórico Mundial do Futebol”.
Tem capacidade para 65.235 espectadores.
Tem capacidade para 65.235 espectadores.
É onde a Seleção Uruguaia de Futebol costuma jogar.
É onde a Seleção Uruguaia de Futebol costuma jogar.
O símbolo do Estadio é a Torre das Homenagens com 98 metros.
O símbolo do Estadio é a Torre das Homenagens com 98 metros.
O Estadio Centenario abriga também o Museo del Fútbol (Museu do Futebol).
O Estadio Centenario abriga também o Museo del Fútbol (Museu do Futebol).

Monumento a la Carreta no City Tour Montevidéu

Ainda no Parque Batlle, próximo ao estádio, está o Monumento a la Carreta, de bronze e granito rosa, inaugurado em 1934, obra do escultor uruguaio José Belloni, o mesmo do Monumento a la Diligencia. Com a mesma temática da outra obra, homenageia os meios primitivos de transporte e carga da campanha uruguaia. Em 1976 foi declarado Monumento Histórico.

Monumento a la Carreta, inaugurado em 1934, no City Tour Montevidéu.
Próximo ao estádio, está o Monumento a la Carreta, inaugurado em 1934.

Sofitel Montevideo Casino Carrasco & Spa

A construção do prédio do Hotel Carrasco começou em 1912 e terminou em 1921. Muitas pessoas famosas se hospedaram neste hotel, como o poeta, dramaturgo e diretor de teatro espanhol Federico García Lorca, e o físico Albert Einstein.

Durante décadas foi um marco de luxo para os turistas que visitavam Montevidéu. Por causa da deterioração, o prédio foi fechado no final da década de 1990. Em 2007 iniciou-se uma licitação pública para sua restauração e operação.

Quando passamos por lá, o Hotel Carrasco estava fechado. No final do ano seguinte a nossa visita, 2009, os trabalhos de restauração se iniciaram e o hotel reabriu em 2013, operado pela Accor sob a marca de hotéis de luxo Sofitel. O trabalho de restauração respeitou e recuperou as características originais do prédio.

Atualmente o Sofitel Montevideo Casino Carrasco & Spa possui instalações de luxo com atendimento considerado muito bom. O café da manhã é servido em um salão com janelas enormes com vista para o Rio da Prata. No cassino acontecem shows e está o restaurante 1921 Restaurant.

Hotel Carrasco no City Tour Montevidéu.
Durante décadas o Hotel Carrasco foi um marco de luxo para os turistas que visitavam Montevidéu.

Plaza Virgilio ou Plaza de la Armada Nacional

Seguindo no sentido do centro novamente, não muito longe do Hotel Carrasco, chegamos a nossa última parada, a Plaza de la Armada Nacional, ou Plaza Virgilio como era conhecida até os anos 50, provavelmente em homenagem ao poeta romano autor de “La Eneida”.

Localizada em um ponto privilegiado com vista panorâmica para o Rio da Prata, atrai muitos visitantes, principalmente pelo belíssimo pôr do sol observado do local. É possível fazer uma visita virtual a Plaza de la Armada com visão 360°.

Na praça encontramos uma escultura de bronze, inaugurada em novembro de 1960, feita pelo escultor hispano uruguaio Eduardo Díaz Yepes, por iniciativa do Clube Naval como forma de homenagear oito marinheiros militares que morreram tentando resgatar o pessoal de um barco de pesca após um acidente ocorrido em agosto de 1954. Em 1975 a obra foi declarada Monumento Histórico Nacional.

Plaza de la Armada Nacional no City Tour Montevidéu.
Plaza de la Armada Nacional, ou Plaza Virgilio como era conhecida até os anos 50.
Com a escultura de bronze ao fundo, que em 1975 foi declarada Monumento Histórico Nacional.
Com a escultura de bronze ao fundo, que em 1975 foi declarada Monumento Histórico Nacional.
Localizada em um ponto privilegiado com vista panorâmica para o Rio da Prata.
Localizada em um ponto privilegiado com vista panorâmica para o Rio da Prata.
À esquerda vista do Clube Naval.
À esquerda vista do Clube Naval.
À direita Punta Carretas.
À direita Punta Carretas.

Fim do City Tour Montevidéu pelos principais pontos turísticos

E com a parada na Plaza de la Armada encerramos o city tour por Montevidéu depois de visitar os principais pontos turísticos da cidade. Foi intenso! Passamos a tarde inteira circulando pela cidade.

Como todo city tour, a ideia é dar um panorama geral dos principais pontos da cidade com suas histórias. Foi muito legal! Vale sempre muito a pena. Tendo mais tempo, é possível depois escolher os pontos de maior interesse para retornar com calma e fazer a visitação.

Bus Turístico Montevideo

Além de poder contratar antecipadamente com agências via internet, ou diretamente nos hotéis, hoje em dia é possível fazer o city tour utilizando uma linha turística, ao mesmo estilo “sobe e desce” da maioria das cidades do mundo, que em Montevidéu tem o nome de Bus Turístico Montevideo.

O serviço funciona com tours diários de 24 ou 48 horas (consulte os valores), incluindo 10 paradas, onde se pode descer e subir a vontade durante a duração do ticket. O passeio percorre os principais pontos turísticos da cidade em um trajeto que dura aproximadamente duas horas.


E assim terminamos nosso primeiro dia em Montevidéu. Cansados mas satisfeitos.

Na próxima publicação conto como foi nosso segundo dia, em que andamos um pouco de carro e um pouco a pé, e fomos almoçar a famosa parrillada uruguaia no Mercado del Puerto, outro ponto turístico tradicional localizado ao lado do porto na Ciudad Vieja.

Agradecemos por ler até o final essa publicação que ficou bastante extensa.

Continue nos acompanhando pois vem muita coisa legal por aí!

Grande abraço e até breve.