Depois de passear pelo Centro de Juazeiro do Norte, visitamos o geossítio da Colina do Horto, onde fica a Estátua do Padre Cícero, o ponto turístico mais visitado da cidade e da Região do Cariri.
Homenagem aos milhares de romeiros
No sétimo vídeo da primeira temporada do nosso canal, começamos o passeio pelo Luzeiro da Fé, um monumento com mais de 100 metros de altura e 250 toneladas de aço, criado pelo arquiteto Luiz Deusdará, inaugurado em novembro de 2005, uma homenagem aos milhares de romeiros que visitam Juazeiro do Norte durante todo o ano.
O Luzeiro da Fé ou Luzeiro do Cariri, como é muitas vezes referenciado, está no caminho para a Colina do Horto, onde estão a Estátua do Padre Cícero, Museu Vivo, a Igreja Bom Jesus do Horto, a Trilha do Santo Sepulcro, entre outros atrativos.
Ao lado do Luzeiro da Fé se encontrava em construção a estação base do Teleférico de Juazeiro do Norte, que levará os romeiros do centro de Juazeiro até o topo da Colina do Horto. Já foi possível ver os bondinhos em funcionamento.
Igreja Bom Jesus do Horto
Do Luzeiro da Fé seguimos para a Colina do Horto. Não foi possível subir pelo caminho asfaltado. Estava interditado devido a obras para inauguração do teleférico. Tivemos que voltar e seguir pela estrada velha até o topo.
Ao chegarmos no topo da Colina do Horto, seguimos até o estacionamento junto à Igreja Bom Jesus do Horto.
Projetada para ser o quarto maior templo católico do Brasil quando estiver totalmente pronta, terá 6.889,10 m², sendo composta por um altar, sacristia, sala do Santíssimo, escritórios e arquibancadas internas e externas com capacidade para receber 15 mil fiéis.
A torre principal tem uma altura de 48 metros, tamanho equivalente a um prédio de 16 andares. Desenhos de imagens sacras também comporão a estética do templo.
Obras da Igreja na Colina do Horto
A paróquia vem construindo desde 1999 uma belíssima e moderna catedral da fé católica, assinada por arquitetos italianos, em formato espiral, muito alta e ventilada, já é, mesmo antes de sua conclusão, um ponto importantíssimo a ser conhecido na região do Cariri.
O teto da igreja é em formato de espiral e com parede central do altar feita de aço oxidante.
Estávamos com a expectativa de que a igreja estivesse pronta, pois conforme informações, as obras iriam até abril de 2020. Não se confirmou. A igreja seguia em obras na oportunidade da nossa visita.
A Igreja era um desejo antigo do Padre Cícero, que sonhou em ter uma Igreja construída no ponto mais alto da cidade, de onde todos pudessem vê-la. Esse objetivo já foi alcançado! A Igreja pode ser vista de muito longe.
Com grande área verde ao seu redor, essa Igreja mesmo antes de concluída já é um marco em Juazeiro do Norte, por sua localização e visitação de fiéis e romeiros de todo Brasil.
Estátua do Padre Cícero
Da Igreja Bom Jesus do Horto seguimos até a Estátua do Padre Cícero, que fica muito perto da igreja. De concreto, a estátua tem 27 metros de altura, com mais 3 metros da base. Foi esculpida por Armando Lacerda, sendo inaugurada em 1° de novembro de 1969.
É o ponto mais visitado de Juazeiro do Norte! Existe uma estimativa que aponta a visitação ao monumento na ordem de 2,5 milhões de pessoas por ano.
A partir da estátua é possível avistar a cidade de Juazeiro do Norte, Crato e a Chapada do Araripe.
Alguns turistas que visitam a estátua costumam circular três vezes pelo cajado na esperança de alcançarem uma graça. Não perdemos a oportunidade e circulamos as três vezes, fazendo nossas preces.
Museu Vivo – Casarão do Padre Cícero
Ao lado da Estátua do Padre Cícero está o Casarão do Padre Cícero. Inaugurado no dia 1º de novembro de 1999, no velho Casarão do Horto, o Museu Vivo de Padre Cícero retrata e preserva, em personagens em tamanho real, a vida e obra religiosa do Padre Cícero Romão Batista.
Em homenagem a ele, o Museu Vivo do Padre Cícero abriga, em cinco ambientes, réplicas em resina de poliéster do patriarca dos nordestinos e pessoas que eram da sua convivência, como Maria de Araújo, José Marrocos, Floro Bartolomeu e Aureliano Pereira.
Percorrendo os cômodos do imóvel, o visitante encontra o Padre Cícero em um café da manhã com amigos; em uma capela ao lado da beata Maria de Araújo – protagonista dos milagres da hóstia; despachando com José Marrocos em seu gabinete; orando e descansando em uma rede.
Na primeira sala do museu, fotos e dados sobre a vida do sacerdote, além de muitos ex-votos de fiéis ao longo do percurso na casa que serviu para retiros espirituais do Padre Cícero.
Trilha do Santo Sepulcro na Colina do Horto
Do Museu Vivo nossa intenção era fazer a Trilha do Santo Sepulcro, que está localizada na área de mata onde foi lugar de refúgio espiritual do Padre Cícero com um misticismo incalculável. Pessoas de todas as idades se desafiam na caminhada e arriscam-se entre pedras que, para elas, é prova de fé.
A dificuldade é média, com um total de aproximadamente 5 km entre ida e volta, com previsão total de 2h30min de caminhada.
Era perto do meio-dia, estava calor, já estávamos cansados e um tanto perdidos. Resolvemos adiar a caminhada para um outro dia, quando gravaremos um vídeo especial sobre a trilha, que é rica em histórias e informações.
Vídeo no Canal do YouTube
A visita ao Geossítio da Colina do Horto rendeu mais um belo vídeo para o nosso canal no YouTube. Você pode conferir o sétimo episódio da primeira temporada logo abaixo.
Antes do vídeo da Colina do Horto, foram ao ar dois vídeos do centro de Juazeiro do Norte, que você também pode conferir os relatos aqui no site e em nosso canal. No primeiro vídeo visitamos vários pontos importantes do centro da cidade. No segundo vídeo visitamos a Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores e o Santuário de São Francisco das Chagas.
Muito obrigado por nos acompanhar e até breve.