Pinguins em Rio Grande no Arquivo D-G-v

Pinguins no CRAM em Rio Grande/RS

No nosso #tbt de ontem, voltamos a agosto de 2008, quando visitamos a cidade do Rio Grande, no sul do Rio Grande do Sul. Na oportunidade visitamos o CRAM, onde vimos muito pinguins resgatados em recuperação.

Arquivo D-G-v da cidade do Rio Grande no Rio Grande do Sul

No dia 21 de agosto de 2008 saímos de carro de Porto Alegre com destino à cidade do Rio Grande, sul do Rio Grande do Sul. Chegamos em Rio Grande no início da tarde. Primeiro fomos até a Praia do Cassino, que tem 254 km de extensão, o que lhe rendeu até constar no Guiness Book.

Andamos de carro pela beira da Praia do Cassino até os Molhes da Barra, uma das maiores obras da engenharia oceânica do mundo! É também nos molhes que é possível passear de vagoneta, carrinho à vela sobre trilhos que percorre os 4 km que avançam no oceano.

Da Praia do Cassino seguimos para o hotel no centro da cidade, passando pelo Super Porto do Rio Grande, um dos maiores do Brasil e da América do Sul.

A caminho da cidade do Rio Grande pela BR-471.

Museu Oceanográfico do Rio Grande

Depois do check-in feito, fomos fazer a visita ao Museu Oceanográfico da FURG. Foi muito legal! É rico em informações sobre a vida marinha. Anexo ao museu está o CRAM, Centro de Recuperação de Animais Marinhos.

Em um dos tanques um bando de pinguins de magalhães em recuperação. No outro tanque o leão-marinho Ipirelo, que faleceu em março de 2020 depois de 27 anos de cuidados.

Na saída ainda visitamos o Museu Antártico, com informações sobre a vida no polo sul, com uma réplica das primeiras estações brasileiras por lá.

Esse foi nosso dia em Rio Grande que apresentamos nesse material de arquivo, em uma época que nunca imaginaríamos em publicá-lo na internet.

No Museu Oceanográfico da cidade do Rio Grande.
Em visita ao Museu Oceanográfico.

Encantados com os pinguins

Ao chegar no Museu Oceanográfico ficamos sabendo que na verdade se trata de um complexo de museus e de outros departamentos, como o CRAM, o Centro de Recuperação de Animais Marinhos, que fica exatamente atrás das dependências do Museu principal.

Sua estrutura conta com dois tanques bem grandes, onde os animais resgatados podem ser alocados para um período de acompanhamento e recuperação, pois muitos são encontrados debilitados, doentes, machucados, entre outros.

Um dos tanques estava repleto de pinguins de magalhães, a espécie que mais é encontrada no litoral do Rio Grande do Sul, principalmente na região da Praia do Cassino que é bastante grande.

Tanque do CRAM na cidade do Rio Grande repleto de pinguins em recuperação.
Tanque do CRAM repleto de pinguins em recuperação.

Leão-marinho Ipirelo

Outros animais são resgatados, como o Ipirelo, um leão-marinho que foi encontrado em 1993 na Lagoa dos Patos. Apesar das várias tentativas, infelizmente nunca conseguir regressar à natureza. Ficou morando no CRAM, onde recebeu cuidados durante 27 anos, até que faleceu em março de 2020.

Na oportunidade da nossa visita, em agosto de 2008, tivemos a oportunidade de observá-lo nadando em um dos tanques. O Ipirelo se tornou símbolo da cidade do Rio Grande. Figurinha carimbada.

Leão-marinho Ipirelo em um dos tanques do CRAM.

Visita à cidade do Rio Grande em artigo aqui no site

Aproveitamos para lembrar que todos os vídeos da série Arquivo D-G-v também estão em formato de artigo aqui no site, onde estamos contando sobre viagens que já fizemos, relatando experiências, curiosidades, sempre com muitas fotos e informações úteis.

Você pode ler sobre nossa visita à cidade do Rio Grande aqui no site. Na ocasião passamos uma noite em Rio Grande e no dia seguinte seguimos até a fronteira para fazer compras, na cidade de Rio Branco no Uruguai, que fica junto com a cidade de Jaguarão no Brasil, que também contamos como foi aqui no site.

Arquivo D-G-v em Rio Grande

Você pode conferir abaixo o vídeo de arquivo com um pouco da visita à cidade de Rio Grande, no sul do Rio Grande do Sul.

Aproveitamos para convidá-lo a conhecer nosso projeto de viagem. Vamos viver na estrada, morando em uma casinha de um pouco mais de 8m². Contamos tudo no vídeo de lançamento do nosso Canal no YouTube.

Se identificou com nossos planos? Gostaria de fazer algo parecido algum dia? Então vem conosco nessa aventura!

Se inscreve no nosso canal para não perder nada! Seja um Dé-Gus-tador de viagens conosco!