No segundo vídeo na região Centro-Sul do Ceará, visitamos o cartão postal de Iguatu, a Ponte Metálica Ferroviária, construída com tecnologia inglesa, centenária, que fica em um dos acessos principais da cidade.
Continuando o passeio por Iguatu, região Centro-Sul do Ceará
Em novembro de 2021 o Dé-Gus-tando a viagem esteve na cidade de IGUATU, que fica na Região Centro-Sul do Estado do Ceará. O Gustavo fez uma caminhada debaixo de Sol de mais de 30° pelo centro da cidade e arredores, visitando, registrando e comentando sobre os principais pontos históricos.
O conteúdo rendeu dois vídeos. Essa publicação é a segunda parte e consta em um segundo vídeo. No primeiro vídeo visitou a Praça dos Leões e a Igreja e Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, caminhou pela linha do trem falando sobre a importância da chegada da ferrovia, caminhou também pelas ruas Dr. João Pessoa e Floriano Peixoto, chegando até a Lagoa da Telha, a Igreja Matriz Senhora Sant’Ana e a Praça da Matriz.
Segunda parte da visita
No vídeo logo abaixo continua a caminhada. Da Praça Matriz segue pela Dr. João Pessoa até a Associação Comercial Industrial e Agrícola de Iguatu, fundada em 1923. Depois caminha pelas praças Francisco Airton Jucá de Carvalho, Henrique de Souza Bandeira e Praça das Crianças.
Ao lado da Praça das Crianças, visita a antiga estação ferroviária fundada em 1910, a Estação Iguatu, importante símbolo do desenvolvimento da cidade no início do século XX. Segue em busca da Rua Epitácio Pessoa. Caminha por ela de volta a Praça Matriz, onde registra imagens de várias casas que aparentam ser mais antigas, talvez da época em que a cidade cresceu devido a chegada da rede ferroviária.
Cartão Postal de Iguatu
Foi então em busca do cartão postal de Iguatu, a Ponte Metálica Ferroviária, que foi inaugurada em 1916 utilizando tecnologia inglesa, tanto na engenharia como nas peças, que vieram de Liverpool, Inglaterra, em uma época em que o Brasil ainda não fabricava aço.
A ponte que ligava o trecho ferroviário de Iguatu com o sul do Ceará cruza o Rio Jaguaribe, que na oportunidade da visita estava seco.
Como comentamos nos vídeos, a chegada da linha ferroviária à Iguatu, com a inauguração da Estação Iguatu em 1910, a cidade se desenvolveu de forma muito expressiva, chamando a atenção de muitos investidores e novos moradores, que agora podiam seguir até Fortaleza e depois até a cidade do Crato, no Sul.
Infelizmente esse trecho da ferrovia perdeu espaço para a rede rodoviária e foi desativada. Hoje o que resta é memória. Os prédios da Estação Iguatu estão abandonados, em péssimos estados de conservação. A ponte aparentemente também está, mas resiste bravamente ao tempo, pois foi construída com material de primeira qualidade.
Depois do cartão postal de Iguatu, o Museu da Imagem e do Som
Depois do cartão postal de Iguatu, visitou o Museu da Imagem e do Som de Iguatu, responsável por preservar equipamentos e documentos que contam a história da cidade. O acervo é repleto de itens doados pela sociedade iguatuense.
Entre os destaques do acervo estão notícias e informações sobre os três filhos ilustres da cidade, ícones da Música Popular Brasileira: Humberto Teixeira, Evaldo Gouveia e o internacional maestro Eleazar de Carvalho.
Na oportunidade da visita foi muito bem recebido pela Maria Soraia Bezerra, Goslávia Maria Vieira e a Camila Olinda. Agradecemos a atenção e simpatia das três!
Passando novamente pelo centro de Iguatu
Do museu seguiu novamente para o centro. Atravessou toda a Galeria Gustavo Correia e caminhou mais um pouco pela Rua Floriano Peixoto. Chegou às margens da Lagoa da Bastiana, que está completamente seca, encerrando o passeio na Rodoviária de Iguatu.
Foi um belo giro por Iguatu! Muitas histórias interessantíssimas, de uma das principais cidades do interior do Ceará. Caso não tenha assistido a primeira parte, assiste! Vale a pena!
Já aproveita para conhecer nosso Canal no YouTube. Já publicamos muitos vídeos lá, e também um vídeo com a apresentação do nosso projeto de viagem, pois muito em breve vamos viver na estrada!
Obrigado por assistir!
Vem muito mais coisa legal por aí! Aguarde!