Procurar

Caminhada por Iguatu, Centro-Sul do Ceará

Caminhada por Iguatu, interior do Ceará

O Dé-Gus-tando a viagem visitou Iguatu, na região Centro-Sul, interior do Ceará, cidade que já foi recordista em produção de algodão e trecho importante da Ferrovia Baturité, com uma estação inaugurada em 1910.

Caminhada por Iguatu, no Centro-Sul do Ceará

Em novembro de 2021 o Dé-Gus-tando a viagem esteve na cidade de Iguatu, que fica na Região Centro-Sul do Estado do Ceará.

Debaixo de um Sol de mais de 30°, o Gustavo fez uma caminhada pelo centro da cidade e arredores, visitando os principais pontos históricos.

Igreja e Capela Nossa Senhora de Perpétuo Socorro

Passou pela Praça dos Leões, logo em seguida pela Igreja e Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A Igreja, que foi inaugurada em 1967, estava fechada.

A Capela que é muito bonita, estava aberta e foi visitada. Ela foi reinaugurada em 1° de janeiro de 2020 depois de mais de 20 anos fechada.

Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Iguatu, Ceará
Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Iguatu, interior do Ceará.

Linha do trem

Na sequência fez uma caminhada pela linha do trem no sentido do centro contando sobre a importância da ferrovia para o desenvolvimento da cidade no início do século XX.

Apesar do período de recordes na produção de algodão, isso nas décadas de 1960 a 1980, foi a chegada da ferrovia no início do século XX que impulsionou o crescimento da cidade, atraindo investidores, moradores, e se destacando pela estação que ficava entre Fortaleza e o sul do Estado.

Caminhando pela linha do trem em Iguatu, interior do Ceará
Caminhando pela linha da Ferrovia Baturité.

No centro de Iguatu em busca do passado

Já no centro seguiu em busca das três principais ruas do início da história da cidade: Rua Floriano Peixoto, Rua Dr. João Pessoa e Rua Epitácio Pessoa. Caminhou primeiro pela Rua Floriano Peixoto. Seguiu por ela até a Lagoa da Telha, que conforme informações, é a mesma da origem do povoamento da região.

Tá um pouco caída e provavelmente é apenas uma parte do que era no tempo da origem das primeiras povoações. Toda cercada, fica junto ao centro da cidade. Uma garça solitária ficou de olho no Gustavo enquanto ela passava pela lagoa sentido Praça da Matriz.

Lagoa da Telha em Iguatu, Ceará
Lagoa da Telha que deu origem ao povoado que se tornaria a cidade de Iguatu.

Igreja Matriz de Iguatu

Da lagoa continuou em busca das outras duas ruas e da Praça da Matriz com Igreja da Matriz, o objetivo principal. Passou pela Delegacia de Defesa da Mulher e encontrou a Rua Dr. João Pessoa. Seguiu por ela até chegar a Praça Caxias.

Da Praça Caxias voltou pela Rua Dr. João Pessoa até a Igreja Matriz Senhora Sant’Ana, único patrimônio da cidade tombado pelo IPHAN. Conseguiu entrar para visitar. Muito bonita também. Conforme pesquisa, a Igreja Matriz foi inaugurada em 1886 com a presença do Padre Cícero.

Antes da Igreja, encontrou uma senhorinha que reclamou do sol “que estava fazendo sua cabeça doer”. Foi engraçado, pois normalmente as pessoas fogem da câmera, e ela de alguma forma interagiu com o vídeo.

Igreja Matriz de Iguatu.
Igreja Matriz de Iguatu.

Praça da Matriz de Iguatu

Ao lado da Igreja Matriz está a Praça da Matriz. O nome da praça é Antônio Adil Mendonça. Na praça tem um Obelisco em comemoração ao primeiro centenário da cidade. Também uma estátua em homenagem ao centenário do Dr. Agenor Gomes de Araújo, que foi prefeito de Iguatu entre 1951 e 1955, realizando muitos trabalhos de alta relevância na história do município.

Praça da Matriz de Iguatu.
Praça da Matriz de Iguatu.

Vídeo de Iguatu no interior do Ceará em nosso Canal no YouTube

E esse conteúdo gerou um vídeo já disponível em nosso canal no YouTube. Você pode assisti-lo logo abaixo.

Já aproveitamos para convidá-lo a conhecer nosso canal e o nosso projeto de viver na estrada, conteúdo que virá em breve em uma segunda temporada. Explicamos tudo em um vídeo de apresentação.

A caminhada por Iguatu no interior do Ceará continua

Em um segundo vídeo a continuação da caminhada pelo centro de Iguatu, chegando até o cartão postal da cidade, a Ponte Metálica Ferroviária que fica no principal acesso à cidade.

Depois da ponte visitou também o Museu da Imagem e do Som de Iguatu, onde foi muito bem recebido. Seguiu caminhando visitando mais ruas e praças.

O segundo vai ao ar hoje, dia 10/09/2022, às 16h.