Procurar

Uruguai – documentos necessários

Fronteira Jaguarão- Brasil e Rio Branco - Uruguai

Para você que está buscando as informações atualizadas dos documentos necessários para entrar no Uruguai, fizemos uma pesquisa com dados atualizados até dezembro 12/22.

Vacinação para entrada no Uruguai:

  1. Vacinação: Ter recebido a dose única ou duas doses da vacina contra o vírus SARS-CoV-2 (dependendo do tipo de vacina fornecida) aprovada por seu país de origem. Ademais, deverá fornecer prova da vacinação por meio de um certificado emitido pela autoridade sanitária do seu país de origem.
  2. Teste anterior à entrada: Não é necessário fazer o teste.
  3. Teste posterior à entrada: Não é necessário fazer um teste no sétimo dia.
  4. Cobertura médica: No caso de ser estrangeiro deve dispor de cobertura médica/seguro viagem obrigatória para entrada ao Uruguai.

Cidadãos uruguaios e estrangeiros que já tiveram a doença COVID-19 nos últimos 90 (noventa) dias antes do embarque ou da chegada ao Uruguai:

  1. Comprovação da doença: Apresentar um resultado positivo do teste pela técnica de biologia molecular PCR-RT ou teste de detecção de antígenos, realizado entre um máximo de 90 (noventa) dias e até 10 (dez) dias antes do embarque ou chegada ao país. O resultado positivo deve ser anexado à declaração juramentada e apresentado à empresa aérea/terrestre na qual estará viajando, prévio do embarque.
  2. Teste anterior à entrada: Não é necessário fazer o teste.
  3. Teste posterior à entrada: Não é mais necessário fazer um teste no sétimo dia.
  4. Cobertura médica: No caso de ser estrangeiro deve dispor de cobertura médica/seguro viagem obrigatória para entrada ao Uruguai.

Todos os demais cidadãos uruguaios e estrangeiros (NÃO VACINADOS OU IMPOSSIBILITADOS DE TOMAR A VACINA):

  1. Teste anterior à entrada: Apresentar um resultado negativo do teste de detecção do vírus SARS-CoV-2 (pela técnica de biologia molecular PCR-RT ou teste de antígeno), realizado no máximo 72 (setenta e duas) horas antes do início da viagem, em um laboratório autorizado no país de origem ou de trânsito. Caso a entrada no país seja através de um meio de transporte comercial de passageiros, a apresentação do teste negativo deve ser feito antes do embarque na empresa correspondente. As crianças menores de 6 anos estão isentas do teste.
  2. Teste posterior à entrada: Não é necessário fazer o teste.
  3. Cobertura médica: No caso de ser estrangeiro deve dispor de cobertura médica/seguro viagem obrigatória para entrada ao Uruguai.

Medidas a serem adotadas logo na chegada ao Uruguai:

  1. Usar máscara facial apropriada (cobrindo a boca, nariz e queixo) quando estiver em contato com outras pessoas a uma distância inferior a dois metros.
  2. Ter cobertura de saúde no Uruguai ou seguro médico em caso de estrangeiro.
  3. Cumprir com as medidas de prevenção de contágio determinadas pela autoridade sanitária.

No caso de aparecerem sintomas compatíveis com a doença SARS-CoV-2, você deverá consultar imediatamente um médico e relatar sua condição de viajante.

*Informação obtida através do site do Ministério de Saúde Pública do Uruguai, do dia 29.08.2022.

Documentos necessários para entrar no Uruguai

Se você for cidadão de um país membro do MERCOSUL, poderá entrar somente com um documento de identidade válido, ou seja, o documento deve estar dentro do prazo de validade de 10 anos.

Cidadãos de países não membros ou não associados do MERCOSUL necessitam de um passaporte válido para entrar no Uruguai e, dependendo do país de origem, pode ser necessário solicitar um visto. Veja os países que requerem VISTO.

O período de permanência no país como turista é de 90 dias, prorrogável por mais 90 dias, com autorização prévia da Direção Nacional de Migração no Uruguai.

Requisitos para entrada de carros estrangeiros no Uruguai

Para entrar no país com seu carro, é necessário apresentar a seguinte documentação:

  • RG em boas condições e dentro do prazo de validade de 10 (dez) anos ou Passaporte original, dentro do prazo de validade;
  • CNH original;
  • Documentos originais do carro;
  • Carta Verde expedida pela empresa de seguros (Seguro Internacional obrigatório MERCOSUL);
  • Os faróis do carro devem estar sempre acesos tanto no perímetro urbano como nas estradas.

Observação: Caso o carro esteja em nome de outra pessoa, deverá ser emitida uma autorização (pode ser em português e no Word), a qual deverá conter: detalhes do(os) proprietário(os) (nome completo, RG, endereço), detalhes da(s) pessoa(s) autorizada(s) (nome completo, RG, CPF, CNH), detalhes do veículo (chapa, chassi, marca, modelo).

Essa autorização deverá estar assinada, a assinatura da pessoa que a autoriza deverá ser reconhecida e apostilada no Cartório.

Os veículos de origem brasileira podem permanecer no país por um período de 90 dias.

Carros de Pessoas Jurídicas:

O representante legal da empresa no Brasil ou em qualquer país membro do MERCOSUL deve redigir uma autorização (pode ser no Word) com todas as informações do carro para as pessoas que vão guiá-lo, o modelo é livre, mas os dados de todas as partes interessadas devem ser indicados.

A autorização deverá ter a assinatura reconhecida em Cartório e apostilada..

Sugerimos viajar com uma cópia do contrato social da empresa, em que é indicado o nome do representante legal.

Carros financiados:

Se o veículo estiver financiado por CDC/Consórcio deverá ser solicitada uma carta de autorização ao banco ou financeira, essa carta não precisa estar apostilada no Cartório brasileiro.

No caso de financiamento por leasing, é necessário apresentar autorização da financeira que autorizará o proprietário a sair com o veículo do país (Brasil), incluindo todos os dados da empresa financeira, os dados pessoais do proprietário do veículo (nome completo, CPF, RG, endereço) e os dados do veículo (placa, chassi, marca, modelo, cor).

A assinatura deverá ser reconhecida no Cartório e o documento deve estar apostilado.

Maiores detalhes no site do Consulado Geral do Uruguai em São Paulo.

Como foi a nossa passagem pelo Uruguai

No nosso caso, entramos no Uruguai em 06/01/23, na Aduana foi solicitado o esquema de vacinação, documento do carro e optamos por entregar o Passaporte para registro, assim não foi necessário o preenchimento do documento com nossos dados.

O seguro saúde e carta verde e autorização para sair com carro financiado não foi solicitado.

Nossa história no Youtube

Nosso canal no Youtube mostra a nossa história desde o Ceará, onde moramos durante nove anos, a nossa decisão de morar em um Camper, a  descida do Ceará para o Sul onde fomos  buscar nossa Casinha em Rio do Sul, que fica acoplada na caminhonete.

Hoje estamos morando em um Camper e viajando pelo mundo.

Caso você tenha gostado da nossa história e queira nos conhecer melhor, não perca, se inscreva no canal.

Aqui no nosso site, também estamos contando a nossa história, clique no link para saber mais.