Urubici e Serra do Rio do Rastro

Serra do Rio do Rastro - SC

Em agosto de 2009 estivemos em Urubici, quando também visitamos a Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina. Para chegar a Urubici utilizamos uma estrada de chão de São José dos Ausentes/RS até Bom Jardim da Serra/SC. Mais uma vez enfrentamos muita poeira e muitas pedras pelo caminho, mas que nos levaram a paisagens incríveis e experiências que você confere nessa postagem.

Seja bem-vindo ao site do projeto da Débora e do Gustavo, o Dé-Gus-tando a viagem. Aqui você vai ficar sabendo de tudo sobre o nosso projeto de viver na estrada, e também terá acesso às viagens que fizemos durante os 28 anos que estamos juntos, compartilhando histórias, curiosidades, informações e nossas experiências.

Mais pedras pelo caminho

Esta postagem é uma continuação da anterior, quando contei sobre nossa viagem até São José dos Ausentes via Cambará do Sul no Rio Grande do Sul, nossa visita ao Cachoeirão dos Rodrigues e Pico e Cânion do Monte Negro. Se você caiu direto nesta página, sugiro que você comece a leitura pela publicação anterior.

Depois de passar uma noite na Pousada Fazenda Monte Negro e visitar o Pico e Cânion do Monte Negro, era hora de seguir viagem. Ainda era dia 26/08/2009, nosso destino era Urubici na Serra Catarinense, e optamos por seguir pelo caminho que estava mais próximo, uma estrada de chão que cruza a fronteira entre estados por Bom Jardim da Serra/SC.

Placa indicando o sentido para Bom Jardim da Serra/SC.

A placa indicava 57 km de estrada de chão, ao mesmo estilo da estrada que enfrentamos entre Cambará do Sul e São José dos Ausentes, muitas pedras, muita poeira, mas a impressão foi de que menos desgastante, não sei se porque já não era novidade ou porque realmente não era tão ruim como a outra.

Rota entre a Pousada Fazenda Monte Negro e Bom Jardim da Serra.

Surpresas pelo caminho

A estrada para Bom Jardim da Serra/SC por esse caminho é bem complicadinha também. Trechos estreitos, entre casas, entre propriedades rurais, muitas pedras e poeira. Mas as dificuldades também reservam surpresas e descobertas. Cruzamos rios por pontes de madeira e fomos notando a mudança no cenário que cada vez mais apresentava macieiras ao nosso redor.

Uma das pontes que atravessamos até Bom Jardim da Serra/SC.

Produção de maçãs

A serra de Santa Catarina é a principal região produtora de maçãs do país. Chega a representar metade da produção nacional. Tem muita maçã, e cada vez mais víamos macieiras pelo caminho. Durante o trajeto atravessamos muitas propriedades produtoras de maçãs, desde pequenas até grandes áreas plantadas.

Macieiras começam a aparecer pelo caminho.

Chegada em Urubici

Vencida a estrada de chão, se chega a Bom Jardim da Serra, já em Santa Catarina. A partir daí se está no asfalto e a poucos metros da rodovia SC-390. De Bom Jardim da Serra até Urubici são mais ou menos 71 km. Depois de mais ou menos 27 km na SC-390, se acessa a SC-110 para mais uns 44 km até a cidade.

Rota de Bom Jardim da Serra até Urubici via SC 390 e SC 110.

Antes de chegar em Urubici, poucos quilômetros antes, tem um mirante com vista para a cidade. Muito bacana! A cidade fica em um vale (o Vale do Rio Canoas), entre montanhas, e a visão é impressionante. Paramos para admirar essa vista. Seguindo, se desce um trecho bastante íngreme que já dá acesso ao centro da cidade.

Vista de Urubici/SC a partir do mirante na SC-110 um pouco antes da cidade.

Hospedagem em Urubici

Chegamos na cidade no meio da tarde e fomos buscar acomodação. Nos hospedamos no Urubici Park Hotel que fica na avenida Adolfo Konder, a principal, que corta a cidade de ponta a ponta, e onde estão a maioria dos hotéis e pousadas.

Até resolvermos o quarto, subir e acomodar as coisas, a tarde chegava ao fim. Resolvemos ficar por ali mesmo, tomar um banho, descansar um pouco. Para o jantar resolvemos usar o restaurante do hotel. Verificando o cardápio vimos a opção de trutas, que também é um atrativo da região, que conta com vários pesque e pague com criação de trutas. Foi um bom jantar acompanhado de um vinho é claro.

Conhecendo Urubici e o Morro do Campestre

Dia seguinte, 27/08/2009, ensolarado, convidando para um passeio para conhecer a cidade e alguns pontos turísticos. O frio de São José dos Ausentes/RS não se fez presente em Urubici/SC naquele dia, o que pra nós foi um lamento, já que gostamos de curtir o frio. Urubici fica na região mais alta de Santa Catarina e também registra temperaturas bem baixas durante o inverno.

Visita a Urubici e Serra do Rio do Rastro - Santa Catarina
Manhã de 27/08/2009 vista da janela do nosso quarto no hotel.

Nosso interesse imediato era visitar o Morro da Igreja, mas ficamos sabendo, ao pedir informações no hotel, que o acesso estava interrompido por causa de queda de barreira. Uma pena! Não seria possível visitá-lo dessa vez. Recebemos então a indicação do Morro do Campestre, que possui formações de arenito no topo de uma montanha com vista do Vale do Rio Canoas. Decidimos fazer esse passeio.

Do hotel onde estávamos até a propriedade onde fica o Morro do Campestre são mais ou menos 15 km. Antes de seguir para o atrativo demos umas voltas pela cidade para conhecer um pouco. Seguimos então para o morro. Ao acessar a propriedade ingressamos em estrada de chão. Passando um tipo de portaria começamos a subir. Subimos muito, e não parávamos de subir. O caminho começou a ficar cada vez mais íngreme e difícil para o nosso Fiat Idea.

Visita a Urubici e Serra do Rio do Rastro - Santa Catarina
Acesso ao Morro do Campestre em 27/08/2009.
Vista do Vale do Rio Canoas.

Abortada a subida!

Nos assustamos e resolvemos não seguir subindo. Já estávamos em um ponto bastante alto, com um visual muito bonito para o Vale do Rio Canoas. Paramos por ali e fomos curtir um pouco a paisagem que era exuberante. Fizemos fotos, curtimos um pouco o momento e regressamos. Acabamos não chegando ao topo onde estão as formações rochosas, o principal atrativo da subida. Fica para uma próxima vez. Mesmo não chegando ao principal objetivo já foi um belo passeio.

Visita a Urubici e Serra do Rio do Rastro - Santa Catarina
Parada para curtir o visual do Vale do Rio Canoas.
Vale do Rio Canoas em Urubici/SC.
No detalhe o Rio Canoas visto da subida do Morro do Campestre em Urubici/SC.

Retorno via Serra do Rio do Rastro

Voltamos do passeio ao Morro do Campestre, comemos alguma coisa (que não lembro mais o que foi), e começamos nosso retorno para casa, que incluía mais uma parada em um ponto turístico, um dos cartões postais de Santa Catarina, a mais de 1.421 metros de altitude, a Serra do Rio do Rastro, com sua beleza e estrada sinuosa.

De Urubici até a Serra do Rio do Rastro são aproximadamente 83 km via SC-110 e SC-390, sendo a SC-390 a que corta a serra. No topo tem um mirante que permite a visão panorâmica da serra e da estrada que até parece uma cobra vista do alto.

Rota de Urubici até a Serra do Rio do Rastro via SC-110 e SC-390.

Paramos no mirante do topo da serra, onde tem um belo estacionamento com estrutura para atender os viajantes e turistas. Contemplamos a vista magnífica da serra, da estrada, e nos encontramos com os Quatis, moradores da região, figurinhas carimbadas no local.

Visita a Urubici e Serra do Rio do Rastro - Santa Catarina
Vista da Serra do Rio do Rastro a partir do mirante.

Quatis na visita a Urubici e Serra do Rio do Rastro - Santa Catarina
Os Quatis são figurinhas carimbadas do local.

Com certeza estão ali buscando comida. Existem placas pedindo para não alimentar animais silvestres, mas é claro que o povo acaba não se atentando para essa orientação e dá comida para eles.

Descendo a Serra do Rio do Rastro

Curtimos o mirante e começamos nossa descida da serra. Se passa um pórtico, se faz uma curva à esquerda e a descida começa. Durante o trajeto existem vários refúgios com possibilidade de parada para contemplação. Cada refúgio reserva um ângulo diferente da serra. Em alguns pontos existem barraquinhas onde é possível ir ao banheiro, comer e beber alguma coisa.

Visita a Urubici e Serra do Rio do Rastro - Santa Catarina

Descendo a Serra do Rio do Rastro.

No final da descida se chega a cidade de Lauro Muller ainda na SC-390. A partir desse ponto seguimos em direção a BR-101 via SC-446 para então retornar a Porto Alegre/RS.

Fim de mais uma viagem

Foram três dias muito intensos, com muita aventura e experiências inesquecíveis, como todo viajante gosta. Foram momentos marcantes entre Cambará do Sul/RS, São José dos Ausentes/RS, Bom Jardim da Serra/SC, Urubici/SC e Serra do Rio do Rastro/SC. Voltamos a Urubici e a Serra do Rio do Rastro alguns anos depois, o que também será contado aqui no nosso site. Aguarde!