Procurar

Romaria do Padre Cícero em Juazeiro do Norte

Romaria do Padre Cícero em Juazeiro do Norte

O D-G-v in loco esteve acompanhando a movimentação dos romeiros no terceiro dia da Romaria do Padre Cícero, que abre o Ciclo de Romarias 2022-2023 em Juazeiro do Norte, Região do Cariri, sul do Ceará.

Romaria pelos 88 anos do falecimento do Padre Cícero

Ontem, dia 18 de julho de 2022, o D-G-v in loco esteve no centro de Juazeiro do Norte, acompanhando a movimentação dos romeiros no terceiro dia da Romaria do Padre Cícero, que faz reverência aos 88 anos do falecimento do “Padim“, o patriarca da cidade.

A Romaria do Padre Cícero, que começou no dia 16 e vai até o dia 20 de julho, abre o Ciclo de Romarias 2022-2023 em Juazeiro do Norte. São muitas romarias durante todo o ano, algumas maiores, mais populares, mas o fato é que Juazeiro do Norte recebe romeiros durante todo o ano e está preparada para tal.

Romaria do Padre Cícero no segundo vídeo do D-G-v in loco

A visita ao centro de Juazeiro do Norte para acompanhar a movimentação da Romaria do Padre Cícero 2022, rendeu o segundo vídeo do D-G-v in loco, que já está no canal do YouTube do Dé-Gus-tando a viagem.

São aproximadamente 18 minutos de vídeo onde circulamos pelas ruas do centro, entre a Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, mostrando a movimentação de romeiros, mas também a movimentação dos comerciantes, que preenchem as ruas no entorno da Basílica, e tem nos dias de romarias a oportunidade de fazer boas vendas.

Romeiros em frente à Capela do Socorro durante o terceiro dia de Romaria do Padre Cícero.
Romeiros em frente à Capela do Socorro durante o terceiro dia de Romaria do Padre Cícero.

Padre Cícero Romão Batista

A Romaria do Padre Cícero começou no sábado, dia 16 de julho, e vai até quarta-feira, dia 20, dia em que se faz reverência a morte do Padim Ciço, como também é carinhosamente chamado. São 88 anos da morte do Padre Cìcero, que faleceu em Juazeiro do Norte, no dia 20 de julho de 1934, aos 90 anos de idade.

Padre Cícero é do Crato, cidade vizinha, mas adotou Juazeiro do Norte desde 1872, aos 28 anos, quando se mudou de vez para o que na época era o povoado de Tabuleiro do Norte, após sonhar com Jesus Cristo decepcionado com a situação de miséria de uma multidão de pessoas, lhe dizendo: – E você, Padre Cícero, tome conta deles! A frase em questão é o lema da Romaria de 2022.

Carisma e devoção

Padre Cícero a partir dali trabalhou para cuidar do povo da região. Tocado pela missão de conquistar o povo confiado por Deus, desenvolveu um incansável trabalho pastoral com pregação, conselhos e visitas domiciliares, algo que nunca se tinha visto na região. Rapidamente ganhou a simpatia dos habitantes, passando a exercer grande liderança na comunidade.

Cuidou de moralizar os costumes da população, acabando pessoalmente com os excessos de bebedeira e com a prostituição. Com o tempo restaurou a ordem e a harmonia, permitindo que o povoado se desenvolvesse, atraindo gente de outras regiões.

Acabou se envolvendo com a política. Foi o primeiro prefeito de Juazeiro do Norte, em 1911, quando o povoado foi elevado a cidade. Foi prefeito por vários anos. Concorreu a outros cargos políticos. Chegou a ser vice-governador do Ceará.

Perdeu força política depois de 1930, mas nunca como santo milagreiro em decorrência da alegação dos milagres de 1889, quando ao ministrar hóstias a beata Maria de Araújo, as mesmas teriam se transformado em sangue. Sua popularidade só veio a crescer, atraindo cada vez mais fiéis e romeiros, o que transformou a região que se desenvolveu em torno da figura e das ações do Padrinho.

Monumento ao Padre Cícero em frente à Capela do Socorro.
Monumento ao Padre Cícero em frente à Capela do Socorro.

Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Começamos nosso giro pela Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ponto de muito interesse dos romeiros e fiéis, já que é o local onde estão sepultados os restos mortais do Padre Cícero, o patriarca da cidade, muito querido, amado pelo povo, devido ao seu carisma e trabalhos realizados, que fizeram com que Juazeiro do Norte e a região se desenvolvessem no início do século XX.

Na capela presenciamos a movimentação de um grupo de romeiros no final de uma das missas. São missas durante todo o dia, tanto na Capela do Socorro como na Basílica Menor.

No deslocamento da Capela do Socorro para a Basílica, passamos pela Feira de Artigos Religiosos, feira tradicional do centro, que fica perto da Capela. Antes da Basílica ainda passamos pela Praça Padre Cícero. O movimento estava tranquilo até esse ponto, talvez por ser uma segunda-feira pela manhã.

Começando os registros do terceiro dia da Romaria do Padre Cícero.
Começando os registros do terceiro dia da Romaria do Padre Cícero.
Romeiros na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Romeiros na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Túmulo do Padre Cícero, falecido em 20 de julho de 1934.
Túmulo do Padre Cícero, falecido em 20 de julho de 1934.

Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores

Ao se aproximar da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, a situação já era outra. Muita movimentação! Além da circulação de pessoas, muitos comerciantes por todos os lados entre lojas, ambulantes, barracas, bancas, e produtos expostos no meio da rua.

Na Basílica acompanhamos um pouco da missa que estava ocorrendo. São missas programadas para todo o dia. A igreja estava com boa ocupação. No pátio movimento tranquilo.

Missa na Basílica de Nossa Senhora das Dores durante Romaria do Padre Cícero.
Missa na Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores.
Movimento tranquilo no pátio da Basílica na manhã do terceiro dia de Romaria do Padre Cícero.
Movimento tranquilo no pátio da Basílica.

Centro de Apoio ao Romeiro

Da Basílica seguimos até o Centro de Apoio ao Romeiro, estrutura gigantesca com a finalidade de atender a demanda de visitantes. São lojas de todos os produtos imagináveis e inimagináveis, além de lanchonetes, restaurantes e outros serviços. Destaque para as bancas de artigos religiosos, roupas, tapetes, redes e artigos em alumínio.

Entre a Basílica e o Centro de Apoio encontramos barracas com rapaduras. Uma quantidade de rapaduras, de tantos tipos e sabores, que chegam a assustar! Conversamos com a Ana da Rapadura, proprietária de uma delas. Foi muito legal! Ela apresentou os produtos indicando os preços.

Estrutura do Centro de Apoio ao Romeiro em Juazeiro do Norte.
Estrutura do Centro de Apoio ao Romeiro em Juazeiro do Norte.
Conversamos com a Ana da Rapadura, que tem banca logo na saída da Basílica.
Conversamos com a Ana da Rapadura, que tem banca logo na saída da Basílica.
Uma variedade impressionante de rapaduras e outros doces a base de cana.
Uma variedade impressionante de rapaduras e outros doces a base de cana.

Ruas no entorno da Basílica

Retornando, verificamos o movimento em outras ruas do entorno da Basílica. O movimento se estende por vários quarteirões! Caminhamos pela Av. Dr. Floro Bartolomeu e depois pela Rua São José, onde fica o Museu do Padre Cícero.

Movimento intenso nas ruas do entorno da Basílica.
Movimento intenso nas ruas do entorno da Basílica.
Rua São José também repleta de bancas.
Rua São José também repleta de bancas.

Encerrando a caminhada e o vídeo na Romaria do Padre Cícero

Finalizamos o giro pelo centro em frente ao Memorial Padre Cícero, próximo novamente a Capela do Socorro, onde estava ocorrendo outra missa.

Foi uma boa caminhada. Foi possível constatar o quanto as romarias, o turismo religioso, movimentam a economia de Juazeiro do Norte.

Para conferir o vídeo é só clicar no play logo abaixo. Fica o convite para conhecer nosso projeto com o vídeo de apresentação e lançamento. E também para se inscrever, compartilhar, dar aquele famoso “gostei”, e nos seguir também no Instagram e Facebook.

Obrigado e até qualquer momento!