Procurar

Primeira parada em Piranhas, Alagoas

Mirante Secular Piranhas Alagoas

E em 18 de outubro de 2022 partimos de Juazeiro do Norte, Ceará, com destino a cidade de Piranhas, no Estado de Alagoas, nossa primeira parada em nossa jornada cruzando o Brasil até o Rio Grande do Sul.

Seja bem-vindo ao site do projeto da Débora e do Gustavo, o Dé-Gus-tando a viagem. Aqui você vai ficar sabendo de tudo sobre o nosso projeto de viver na estrada, e também terá acesso às viagens que fizemos durante os 28 anos que estamos juntos, compartilhando histórias, curiosidades, informações e nossas experiências.

Trecho até Piranhas, Alagoas, e planejamento das paradas até o Sul

Até Piranhas no Estado de Alagoas são aproximadamente 440 km. Seguimos sentido às cidades de Barbalha e Jardim ainda no Ceará. Depois passaríamos por Salgueiro, Belém de São Francisco, Floresta e Petrolãndia já no Estado do Pernambuco. Antes de ingressarmos no Estado de Alagoas ainda percorremos um trecho da Bahia. Nas proximidades de Piranhas quatro estados se encontram: Pernambuco, Bahia, Alagoas e Sergipe.

Inicialmente seguiríamos até o Sul pela BR-116, sentido Petrolina. Diante da dificuldade de encontrar pontos de parada, resolvemos descer para o litoral, onde estão cidades mais turísticas, o que facilitaria um pouco as coisas. Claro que pensamos em aproveitar a viagem para conhecer um pouco de cada parada.

No total nosso roteiro previa mais de 4.000 km de viagem até Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Dividimos os trechos por tempo de viagem, mantendo aproximadamente de 6h a 9h de viagem por perna, com 8 paradas até o destino.

Pra começar, até Piranhas seria nossa menor “perna”, com 6h de viagem prevista. Reservamos um AirBnb para ficarmos duas noites, tendo assim um dia para conhecermos um pouco da cidade.

Mapa com rota de Juazeiro do Norte até Piranhas.
Rota de Juazeiro do Norte, Ceará, até Piranhas, Alagoas. Aproximadamente 440 km com 6h de viagem prevista.

Por que Piranhas, Alagoas?

Decidimos fazer nossa primeira parada em Piranhas, Alagoas, porque já era vontade nossa conhecer. Algum tempo antes tínhamos preparado um roteiro de férias pelo Estado de Sergipe, em que Piranhas estava inclusa. Acabamos não fazendo, mas a vontade de conhecer seguiu.

Com aproximadamente 25.000 habitantes, Piranhas é um lugar muito bonito e cheio de histórias. O Rio São Francisco corta a cidade. Lampião, Maria Bonita e vários cangaceiros foram mortos em uma fazenda próxima tendo depois suas cabeças expostas nas escadas da prefeitura. É onde fica a Hidrelétrica de Xingó, que formou vários cânions alagados que permitem passeios muito procurados pelos turistas.

Um pouco mais sobre Piranhas, Alagoas

Conforme consta no site da Prefeitura, no link “Turismo”, Piranhas é um município localizado no sertão do estado de Alagoas, bem ao sul de Sergipe. Estabelecida como Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a região é um polo de turismo do Sertão, ocupando o terceiro lugar em destinação turística em Alagoas, tudo graças a sua arquitetura, Museu do Sertão, programação noturna e, principalmente, os passeios aos Cânions.

Podemos acrescentar o interesse pelo cangaceiro Lampião e sua esposa Maria Bonita, que foram mortos na Fazendo Angicos, no Estado de Sergipe, que fica mais ou menos 20 km do centro de Piranhas. O passeio realizado é o Rota do Cangaço, que parte do atracadouro no Centro Histórico de Piranhas em catamarãs ou embarcações conhecidas como voadeiras, descendo o Rio São Francisco contemplando as belas paisagens ribeirinhas, até a trilha que leva ao local onde os cangaceiros foram surpreendidos.

Chegada em Piranhas, Alagoas

Depois de uma viagem tranquila, com belas paisagens e boas estradas na maioria do tempo, chegamos no final da tarde à Piranhas. Ainda estava claro. Nossa reserva foi pelo AirBnb. Fomos recebidos pela filha do nosso anfitrião. Nossa localização distante aproximadamente 4 km do centro histórico. Uma casinha muito arrumadinha, com todos os itens novos, com tudo para termos conforto nas duas noites programadas.

Uma hora após nossa chegada o céu ficou num alaranjada lindo. Piranhas é um lugar excelente para curtir o pôr-do-sol, como comprovamos no dia seguinte ao visitar o Mirante Secular.

Nossa viagem até o Sul está sendo registrada e estará em breve em nosso canal no YouTube. No vídeo com nossa passagem por Piranhas mostramos nosso passeio pela cidade e a acomodação reservada pelo AirBnb.

Nosso dia em Piranhas, Alagoas

No dia seguinte a nossa chegada fomos passear por Piranhas. O centro histórico fica na beira do Rio São Francisco. Ruas estreitas de um tempo em que não havia carros, em que os deslocamentos eram feitos principalmente pelo rio e depois de trem.

Visitamos o Museu do Sertão, que conta a história da cidade, com a chegada dos barcos à vapor e da linha ferroviária. Também mostra a presença dos cangaceiros, com o final brutal de Lampião e Maria Bonita ali perto.

Mais tarde subimos até o Mirante Secular, de onde acompanhamos um pôr-do-sol incrível com a vista da cidade e do rio. No mirante está um antigo farol que era utilizado para guiar as embarcações que navegavam pelo São Francisco.

Depois voltamos ao centro para conhecer a Prefeitura de Piranhas, o Palácio Dom Pedro II, onde as cabeças dos cangaceiros foram expostas em julho de 1938. Caminhamos então próximos a orla, onde trilhos foram posicionados para lembrar da época em que o trem chegava ali e onde ficam os barzinhos que movimentam às noites da cidade.

Vista a partir do Mirante Secular em Piranhas, Alagoas.
Vista a partir do Mirante Secular em Piranhas, Alagoas.
Mirante Secular com antigo farol ao fundo em Piranhas, Alagoas.
Mirante Secular com antigo farol ao fundo.
Palácio Dom Pedro II, atual Prefeitura de Piranhas, Alagoas.
Palácio Dom Pedro II, atual Prefeitura de Piranhas, onde as cabeças dos cangaceiros foram expostas em 1938.

Dia de seguir viagem passando pela Hidrelétrica de Xingó

Depois de um dia em Piranhas, Alagoas, seguimos viagem. Nossa próxima parada na Bahia, município de Lauro de Freitas, mais precisamente a Praia de Vilas do Atlântico, próximo a Salvador.

Saímos pelas 8h. Seguimos pela Estrada Para o Olho D’água. Para a nossa surpresa, porque não tínhamos planejado ou dado conta, passamos pela Hidrelétrica de Xingó. Demos uma parada rápida no Centro de Visitação da Usina que tem um belo mirante para a represa. Ficamos sabendo antes que é possível fazer a visitação. Curtimos um pouco o visual que é muito bonito.

A Usina Hidrelétrica de Xingó fica no Rio São Francisco, bem na divisa de Alagoas e Sergipe, próximo de Piranhas. A barragem foi construída entre 1987 e 1994 para navegação, abastecimento de água e geração de energia hidrelétrica, com capacidade instalada de 3.162 megawatts.

Em seguida que saímos do Centro de Visitação atravessamos uma ponte que marca a divisa entre Alagoas e Sergipe. Mais um estado na nossa conta! Seguimos viagem sentido litoral.

Vista a partir do Centro de Visitação da Usina de Xingó.
Vista a partir do Centro de Visitação da Usina de Xingó.
Vista da barragem a partir do Centro de Visitação da Usina de Xingó.
Vista da barragem a partir do Centro de Visitação da Usina de Xingó.
Centro de Visitação da Usina de Xingó com estacionamento e várias pedras.
Centro de Visitação da Usina de Xingó com estacionamento e várias pedras.
Atravessando ponte sobre o Rio São Francisco na divisa entre Alagoas e Sergipe.
Atravessando ponte sobre o Rio São Francisco na divisa entre Alagoas e Sergipe.
Entrando em Sergipe, mais um estado na conta.
Entrando em Sergipe, mais um estado na conta.

Nossa aventura no YouTube

Estamos em viagem rumo ao sul por um propósito muito especial. Vamos viver na estrada! Apresentamos nosso projeto em vídeo que marcou também o lançamento do nosso Canal no YouTube.

No final de novembro vamos acoplar à nossa camionete um camper, que é uma casinha com um pouco mais de 8m². Vamos contar tudo em nossos canais: YouTube, Instagram, Facebook e Site.

Se você quer entender melhor o que pretendemos, assista ao vídeo de apresentação. Aproveitamos para convidá-lo a fazer parte dessa aventura, se inscrevendo no nosso canal e nos seguindo no Instagram e Facebook.