Ponte de Pedra, Geopark Araripe, Cariri

Geossítio Ponte de Pedra, Geopark Araripe, Cariri

No caminho para a cidade de Santana do Cariri, Região Metropolitana do Cariri, sul do Ceará, fizemos uma parada para conhecer o Geossítio Ponte de Pedra, uma formação rochosa natural que serviu de ponte para populações antigas.

Passeio até Santana do Cariri, Região Metropolitana do Cariri

No dia 22/03/2022 seguimos para visitar Santana do Cariri, mais uma cidade da Região Metropolitana do Cariri, conhecida como a Capital Cearense da Paleontologia.

Antes de chegar na cidade fizemos duas paradas para visitar dois geossítios do Geopark Araripe: Geossítios Ponte de Pedra e Pedra Cariri, que ficam no caminho.

O Ponte de Pedra foi muito legal! Lugar incrível! Estávamos sozinhos. A estrada de terra, apertada, nos fez fazer um retorno complicado. O Pedra Cariri infelizmente estava tomado pelo mato devido a época de chuvas no Ceará. Não conseguimos fazer a visita. Mesmo assim passamos informações interessantíssimas sobre essa formação rochosa típica da Chapada do Araripe e Geopark Araripe.

Chegando na cidade fomos direto para a Igreja Matriz de Santana do Cariri, a Igreja Senhora Santana, que foi construída entre o final do século XIX e início do século XX. É uma igreja centenária construída com mais de 1 milhão de lâminas da Pedra Cariri.

Seguindo para Santana do Cariri

Partimos de Barbalha, cidade onde moramos no momento. Até Santana do Cariri são aproximadamente 72 km, passando por Juazeiro do Norte, a cidade do Crato e a Floresta Nacional do Araripe.

Antes de chegar em Santana do Cariri programamos duas paradas para conhecer dois geossítios que ficam no caminho. Nossa primeira parada foi no Geossítio Ponde de Pedra.

Chegando ao Geossítio Ponde de Pedra, Geopark Araripe

O Geossítio Ponte de Pedra fica muito próximo da CE-494/CE-292. De Barbalha são aproximadamente 51 km de distância. Na chegada tem uma saída onde se acessa uma estrada de chão. Poucos metros depois de deixar a rodovia asfaltada se chega na placa com a indicação do geossítio.

Tinha chovido muito na noite anterior e não sabíamos como seria. A estrada de chão estava molhada mas em boas condições. É estreita. Nos atrapalhamos um pouco até entender o que fazer, pois não tem uma área de estacionamento muito clara. Fizemos um retorno apertado e deixamos o carro próximo a formação rochosa que é a Ponte de Pedra.

Fomos até a ponte. Eu desci até a rocha e percorri o espaço sobre ela, enquanto a Débora ficou observando, pois não gosta de altura. Perto da ponte há uma placa indicando que somente 2 pessoas podem caminhar sobre a rocha por vez. Realmente é bastante alto e requer atenção para não ocorrer um acidente. Estávamos sozinhos e foi bastante tranquilo. É um lugar incrível!

Chegando ao Geossítio Ponte de Pedra, Geopark Araripe.

Mais sobre a formação do Geossítio Ponte de Pedra

Localizado no Sítio Olho D’água de Santa Bárbara, junto à CE-292/CE-494, que liga Crato a Nova Olinda, este geossítio situa-se a cerca de 9 km do centro administrativo de Nova Olinda.

O Geossítio Ponte de Pedra é representado por uma formação rochosa natural que lembra uma ponte, pois cobre o vão de um riacho que só apresenta água em épocas de chuva.

Delimita uma área entre a Chapada de Araripe, com sua floresta abundante e a cultura da coleta do pequi, e o Sertão, que pode ser avistado na descida.

A ponte provavelmente serviu como trilha para as antigas populações, tanto para os índios como para os antigos vaqueiros que colonizaram a região.

Próximo à ponte, há vestígios arqueológicos das populações pré-históricas. São gravuras e pinturas rupestres, além de achados ocasionais de restos de cerâmica e de material lítico usados pelos antigos habitantes, os índios Kariri.

Sobre a Ponte de Pedra, Geopark Araripe.

Geossítio Pedra Cariri

Da Ponte de Pedra seguimos em direção à Santana do Cariri, mas com mais uma parada prevista, no Geossítio Pedra Cariri.

Infelizmente estava tomado pelo mato devido a incidência de chuvas no Ceará, pois o mês de março está dentro da quadra chuvosa do nordeste, que vai de fevereiro até maio, e realmente a quantidade de chuvas em 2022 foi bastante alta.

Fizemos imagens do local de acesso e falamos um pouco sobre a Pedra Cariri.

Sobre a Pedra Cariri

Situado a 3 km do centro de Nova Olinda, às margens da rodovia de acesso ao Município de Santana do Cariri, este geossítio compreende uma antiga área de mineração de calcário conhecida por Mina Triunfo.

Em várias cidades do Cariri, encontram-se lugares de mineração e extração da chamada “Pedra Cariri”, lavras de calcários que servem na construção civil desde o século XIX até os dias atuais. Há casas inteiramente edificadas com estas pedras, mas o uso comum é a sua aplicação em revestimentos de paredes, para calçadas e pisos, pelo seu grande valor decorativo.

A tecnologia de extração destas pedras – em sua robustez relativamente frágeis – costuma ser rudimentar e, às vezes, remete a tempos pré-industriais.

Depois da Ponte de Pedra, seguimos para o Geossítio Pedra Cariri.

Fósseis nas camadas da Pedra Cariri

Nos últimos anos, há um enorme esforço de coletar os fósseis encontrados nas lavras de calcário, para que sejam encaminhados para o Museu de Paleontologia da URCA, em Santana do Cariri. Este trabalho de preservação, coleta e registro envolve estudantes, pesquisadores e os próprios trabalhadores das minas.

Devido a isso, o Geossítio Pedra Cariri apresenta elevado valor científico. São muitas ocorrências de fósseis, como insetos, pterossauros, peixes e vegetais. Os fósseis desta região são conhecidos em todo o mundo dada a excepcional qualidade de preservação.

Esses fósseis ocorrem na “Pedra Cariri”, um calcário disposto em finas camadas de sedimentos pertencentes ao membro Crato (Formação Santana), depositados há aproximadamente 112 milhões de anos (Período Cretáceo), quando neste local existia um lago de águas calmas, com brejos nas suas margens, onde uma biodiversidade abundante se desenvolvia.

Do Pedra Cariri para Santana do Cariri

Do Geossítio Pedra Cariri seguimos para a cidade de Santana do Cariri. São mais ou menos 9 km do geossítio até o centro da cidade. Na chegada seguimos direto para a Igreja Matriz de Senhora Santana, que fica apenas 450 metros do centro.

Entrada da cidade de Santana do Cariri.

Igreja Matriz de Senhora Santana

A atual matriz de Senhora Sant’Ana teve sua construção iniciada no final do século XIX, mais precisamente em 1886, pelo Padre Inácio Rufino de Moura, depois continuada pelo Padre José Medeiros, e somente concluída pelo Padre Francisco Silvano de Sousa.

Na construção da bela matriz foram empregadas cerca de 1.150.000 lajes do tipo calcário laminado, a Pedra Cariri.

Não se sabe exatamente a data em que a igreja foi concluída em definitivo, mas em 1911 houve a benção dos sinos, que foram comprados através de cotas, numa iniciativa do Padre Inácio Rufino de Moura. Nesta ocasião os mesmos foram assim batizados: Pio (o das horas), em homenagem ao Papa Pio X; Felipe (o grande, dos dobrados), em homenagem ao rei de Portugal; Francisco (o pequeno dos quartos), em homenagem ao vigário da época.

Em estilo Neoclássico com feições do tipo Barroco Rococó, a paróquia é a maior obra arquitetônica desta cidade. Todos os anos no mês de julho a Fé e o reencontro de amigos e devotos marcam a solene festa da padroeira da cidade, Senhora Sant’Ana.

Igreja Senhora Santana, Matriz de Santana do Cariri.

Seguindo com o passeio por Santana do Cariri

Da Igreja Matriz seguimos por Santana do Cariri. Primeiro visitamos o Casarão do Cel. Felinto Cruz, que foi construído entre a virada dos séculos XIX e XX, sendo inaugurado em 1911. Corresponde a um dos maiores patrimônios arquitetônicos do município, guardando na sua história um período importante do coronelismo no estado.

Depois do casarão seguimos para o Museu de Paleontologia da URCA, criado em 1985 e que conta com mais de 10 mil visitas todo ano. O museu expõe inúmeras espécimes petrificadas, desde vegetais, como troncos, samambaias, pinheiros e frutos, até animais, como moluscos, peixes, anfíbios e répteis. Ao todo são cerca de sete mil itens no acervo.

Também visitamos o Geossítio Pontal da Santa Cruz, que fica a 4 km do centro de Santana do Cariri, na estrada que dá acesso ao topo da Chapada do Araripe, numa altitude de aproximadamente 750 metros, de onde se tem uma das melhores vistas da região.

Todo esse conteúdo faz parte de um segundo vídeo e um segundo artigo em breve no canal e aqui no site.

Passeio até Santana do Cariri em dois vídeos no nosso Canal no YouTube

Esse é o conteúdo do primeiro vídeo do passeio até Santana do Cariri, o décimo segundo vídeo da primeira temporada do nosso canal no YouTube. Está bem bacana e esperamos que gostem. Tem muitas informações interessantes sobre mais uma cidade da Região do Cariri.

Você pode conferir o vídeo logo abaixo!

Aproveitamos para convidá-lo a conhecer nosso projeto de viagem assistindo o vídeo do lançamento e apresentação do projeto.