O Parque Nacional Torres del Paine está localizado na comuna de Torres del Paine, Província de Última Esperanza, Magallanes e Região Antártica Chilena, 400 km a noroeste de Punta Arenas e 112 km a noroeste de Puerto Natales.
Criação do Parque Torres del Paine
Foi criado em 13 de maio de 1959 como Parque Nacional de Turismo do Lago Grey e dois anos depois recebeu seu nome atual de Parque Nacional Torres del Paine.
O Parque Nacional é administrado pela Corporação Florestal Nacional desde 1973 e desde 1975 os guardas florestais mantêm uma presença permanente no campo, para o cuidado e proteção de toda a área, em busca da conservação da diversidade biológica, recursos naturais e culturais.
Início do nossos passeio
Nossa visita na região iniciou na cidade de Puerto Natales, uma cidade portuária do Canal de Señoret, no sul da Patagônia chilena. É a estrada de acesso ao Parque Nacional Torres del Paine a noroeste.
Passeamos pela cidade, que recebe muitos turistas, possui diversos restaurantes e lojas. Muito bacana de ficar uns dias.
Nosso passeio
Levantamos cedo em Puerto Natales. 6 da manhã.
Passamos no posto para encher a caixa d’água, colocar combustível, limpar o vaso sanitário portátil, tudo para poder ingressar no Parque Nacional Torres del Paine e poder ficar por lá tranquilo pelos dois dias previstos.
Ainda estava escuro quando tomamos a estrada em direção ao parque, paramos em alguns mirantes para contemplar paisagens cada vez mais impressionantes.
Parque Torres del Paine
Chegamos a entrada sul do parque, a Serrano. Pagamos os ingressos e ingressamos no parque. O dia seria explorando estradas, mirantes, com seus lagos, rios e montanhas nevadas, para no final do dia estacionarmos na base para a trilha das torres para passarmos a noite.
Visitamos o Lago Grey com o Glaciar Grey, o Lago Pehoé e um monte de paisagens de tirarem o fôlego. O parque é lindíssimo. São muitos quilômetros de estradas que levam a uma quantidade enorme de mirantes e trilhas.
No dia seguinte acordamos 7 da manhã. Não dava pra ver nada! Um breu só. Foi difícil encontrar o caminho, mas seguimos em frente tentando ganhar tempo. O início já se mostrou puxado, com muitas subidas bem cansativas. Logo todos já estavam com calor e ofegantes.
Na metade da trilha um refúgio. Descansamos um pouco, fomos ao banheiro. Seguimos em frente, pois ainda havia muito chão pela frente. Depois de mais de uma hora de caminhada chegamos a um ponto em que só se pode passar antes das 14h. Eram quase 11h e o aviso informa que são pelo menos mais 1h até o fim da trilha. O aviso também informa que a partir dali o nível é alto.
Pra saber o que aconteceu depois você vai ter que assistir ao vídeo! Nele mostramos toda a verdade de Torres del Paine.
Nossa história no Youtube
Nosso canal no Youtube mostra a nossa história desde o Ceará, onde moramos durante nove anos, a nossa decisão de morar em um Camper, a descida do Ceará para o Sul onde fomos buscar nossa Casinha que fica acoplada na caminhonete, em Rio do Sul, .
Hoje estamos morando em um Camper e viajando pelo mundo.
Aqui no nosso site, também estamos contando a nossa história.
Se você não é inscrito no canal, se inscreva! Estamos mostrando como é o dia a dia de quem escolhe viver essa vida.
Seja muito bem-vindo!