Procurar

Porto Seguro

Porto Seguro

Destino Porto Seguro na Bahia

Depois de duas noites em Ilhéus, partimos rumo à Porto Seguro, mais um trecho de estrada na nossa descida rumo ao sul para buscar nosso camper, nossa casinha que ficará acoplada sobre nossa camionete.

Estrada ruim

Resolvemos seguir viagem pela Rodovia Ilhéus | Olivença, a BA-001 para sair na BR-101 mais adiante. Não imaginávamos o que teríamos pela frente. Em certo momento a estrada ficou muito ruim. Trechos de asfalto e sem asfalto intercalados por muitos quilômetros. Nesse ponto a viagem se tornou extremamente cansativa e lenta. Depois do trecho ruim, seguimos pela BA-672, depois BA-270, até finalmente chegarmos novamente na BR-101, que por sinal estava muito boa nessa região.

Paramos para comer nossos sanduiches

Procuramos um posto para uma paradinha estratégica. Banheiro e sanduíches feitos por nós, dessa forma não precisamos gastar e colocamos o que gostamos neles.

Seguimos viagem

Na cidade de Eunápolis ingressamos na BR-367 para então seguirmos até Porto Seguro. A chuva nos acompanhou durante os 303 km que ligam Ilhéus a Porto Seguro. Uma viagem que era pra ser mais tranquila e rápida, acabou se tornando bem mais longa e cansativa devido ao trecho ruim e a chuva.

Chegamos em Porto Seguro na Bahia

Ficamos em mais uma acomodação reservada pelo AirBnb. Um belo condomínio com piscina, um apartamento grande, bem estruturado e confortável para passarmos 3 noites e 2 dias. Por ser uma cidade onde poderíamos conhecer diversos lugares, nos planejamos para ficar uma noite a mais que nas outras paradas.

Conhecendo a Cidade Histórica de Porto Seguro na Bahia

No nosso primeiro dia em Porto Seguro fomos visitar a Cidade Alta, onde fica a Cidade Histórica, lugar obrigatório para quem visita Porto Seguro pela primeira vez. Optamos por não contratar um guia.

Capela de São Benedito e Casario Colonial

Vista interna da Capela de São Benedito.
Vista interna da Capela de São Benedito.

O primeiro ponto visitado foi a Capela de São Benedito, de 1551, a terceira mais antiga do Brasil. Depois caminhamos pelo Casario Colonial, onde encontramos o Consulado Honorário de Portugal, com brasão fazendo referência a cidade de Viana do Castelo, no norte de Portugal.

O Capitão Donatário da Capitania de Porto Seguro foi Pero do Campo Tourinho, cidadão de Viana do Castelo que era navegador, teria vendido tudo por lá para vir assumir a capitania no Brasil. Chegou por aqui em 1535.

Praça Pero do Campo Tourinho

Praça Pero do Campo Tourinho
Praça Pero do Campo Tourinho

Seguindo pela rua do casario chegamos até a praça com nome dele, o capitão donatário Pero do Campo Tourinho, onde estão a Igreja Matriz, a Casa da Câmara e Cadeia.

Visitamos o Marco do Descobrimento.

Marco do descobrimento
Marco do descobrimento

Ficamos impressionados de estar tão perto de símbolos tão importantes da nossa história. Estávamos literalmente caminhando sobre a nossa história. Uma sensação incrível!

Junto ao Marco do Descobrimento um mirante e um letreiro de Porto Seguro. Uma vista privilegiada do mar, o que nos faz entender porque as construções costumavam ficar nas partes mais altas da costa.

Porto Seguro
Letreiro Porto Seguro
Vista da cidade histórico de Porto Seguro.
Vista da cidade histórico de Porto Seguro.

Passamos por uma loja de lembranças no Centro Histórico.

Loja de lembranças do Centro Histórico de Porto Seguro.
Loja de lembranças do Centro Histórico de Porto Seguro.

Igreja da Misericórdia

Adiante outro prédio muito representativo, de uma igreja considerada a primeira do Brasil, a Igreja da Misericórdia, datada de 1526, que hoje é um Museu de Arte Sacra, guardando relíquias, como a primeira imagem vinda de Portugal para o Brasil. Estava fechado. Não conseguimos visitar.

Igreja da Misericórdia.
Igreja da Misericórdia.

Seguimos em frente, até exemplares da árvore pau-brasil, que teria dado nome ao nosso país, muito valorizada pelo colonizadores. Hoje, infelizmente, a espécie corre risco de extinção.

Árvore Pau-Brasil.
Árvore Pau-Brasil.

Centro de Porto Seguro na Bahia

Da Cidade Alta seguimos para o Centro de Porto Seguro, na Cidade Baixa. Demos várias voltas, até que chegamos a Rua do Cais, onde havia uma fila de carros aguardando para embarcar na balsa que atravessa de Porto Seguro para Arraial D’Ajuda. Retornamos então, pela Avenida do Descobrimento e depois Avenida Beira Mar, sentido nossa hospedagem e a principal praia de Porto Seguro, a Praia de Taperapuan.

Seguimos até Santa Cruz de Cabrália, cidade vizinha, que junto com Porto Seguro e Prado compõem a região em que os portugueses desembarcaram pela primeira vez, ainda sem ponto certo definido, uma discussão que ainda gera divergências.

Praia de Taperapuan

No nosso último dia em Porto Seguro na Bahia, tomamos nosso café, fizemos nossa ginástica e fomos conhecer e caminhar pela praia de Taperapuan, a principal de Porto Seguro.

Aproveitamos para estrear nossos sapatinhos especiais! Muito bons! Mesmo assim, chegando na beira da praia os tiramos. Delícia colocar os pés na areia! Aproveitamos para fazer o 360° do Dé-Gus-tando a viagem.

Voltando ao condomínio, fomos tomar um belo banho de piscina e estava bom demais com bastante sol.

Aproveitamos para trabalhar

Na parte da tarde fizemos um chimarrão e trabalhamos na edição de vídeos, gravando áudios extras para serem adicionados em alguns que iriam ao ar em seguida.

No restante do dia fomos nos preparar para partir no dia seguinte.

Novo dia e nova partida. Eram 8h30 da manhã quando cruzamos a avenida Beira Mar no sentido do centro novamente. Saímos pela entrada principal seguindo pela BR-367 sentido BR-101. Na BR-101, faltando pouco para deixamos a Bahia e o Nordeste, refletimos sobre o nosso novo momento de vida, em que estamos experimentando sentimentos novos, o de estar viajando sem a expectativa de um retorno, pois não estamos em viagem de férias, temporária, saímos sem deixar nada para trás, não temos mais um endereço fixo, já estamos vivendo na estrada.

Nossa história no Youtube

Nosso canal no Youtube mostra a nossa descida do Ceará para o Sul onde vamos buscar nossa Casinha em Rio do Sul, que ficará acoplada na caminhonete.

Esse artigo corresponde ao sétimo e oitavo episódio da segunda temporada.

Caso você tenha gostado da nossa história e queira nos conhecer melhor,  acesse o primeiro post da segunda temporada.

Não perca, se inscreva no canal, a nossa terceira temporada mostrará o nosso dia a dia vivendo no camper.