Procurar

Linha Turismo Curitiba

Jardim Botânico de Curitiba durante Linha Turismo.

Em viagem ao Sul do país para conhecer os campers, nossa primeira parada foi em Curitiba, capital do Paraná, onde passeamos utilizando a Linha Turismo Curitiba. Mostramos tudo em nosso canal no YouTube.

Linha Turismo Curitiba com parada no Jardim Botânico

Em 14/10/2021, em viagem ao sul do país, passeamos por Curitiba utilizando a Linha Turismo. Nossa primeira parada foi no exuberante, lindíssimo e bem cuidado Jardim Botânico.

O Jardim Botânico é o principal cartão postal de Curitiba, sendo o ponto turístico mais visitado da cidade. Com acesso gratuito, foi inaugurado em 5 de outubro de 1991 e tem 178.000 m2 de área.

Tem características de Unidade de Conservação estimulando a contemplação, a conservação da natureza, e a educação ambiental, além de oferecer uma alternativa de lazer para a população.

Os equipamentos disponíveis são a Estufa, Museu Botânico Municipal/Herbário, bistrô, jardim em estilo francês, Jardim das Sensações, Galeria das Quatro Estações com o Café Escola, lagos, fontes, pista de caminhada, sanitários públicos, loja, Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e estacionamentos.

Estufa do Jardim Botânico de Curitiba em destaque.
Estufa do Jardim Botânico de Curitiba em destaque.
Jardim Botânico, nossa primeira parada na Linha Turismo Curitiba.
Jardim Botânico, nossa primeira parada na Linha Turismo Curitiba.
Jardim Botânico, parada obrigatória para quem usa a Linha Turismo Curitiba.
Um lugar de visitação obrigatória para quem vai à Curitiba.

Nossa visita ao Jardim Botânico em vídeo

A visita ao Jardim Botânico rendeu um vídeo para o nosso Canal no YouTube, o primeiro de três. Mostramos como foi nossa experiência no cartão postal de Curitiba.

É um lugar incrível! Lindíssimo! Verde! Limpo! Agradável! Caminhamos em direção a estufa, a principal referência, percorrendo em seguida a Galeria das Quatro Estações, onde também fica um Café Escola do Senac, em que fizemos uma parada para café com pão de queijo.

Na sequência visitamos o Jardim das Sensações, uma trilha de 200 metros de extensão em que o visitante é convidado a percorrer de olhos vendados conhecendo com os sentidos restantes plantas e algumas paisagens naturais.

Continuamos o passeio com a Linha Turismo Curitiba

Depois de conhecermos o Jardim Botânico, reembarcamos no ônibus da Linha Turismo Curitiba para seguir com o passeio. No segundo vídeo sobre Linha Turismo, mostramos como tudo funciona e também mais alguns dos principais pontos turísticos da cidade.

Os pontos turísticos em destaque no segundo vídeo são o Mercado Municipal, o Bosque Alemão e o Ópera de Arame. Também registramos imagens da Universidade Federal do Paraná, Paço da Liberdade, Passeio Público e Memorial Árabe, Centro Cívico, e Museu Oscar Niemeyer – MON.

Mercado Municipal de Curitiba

O Mercado Municipal, reformado recentemente, é um local de compras com restaurantes e boxes que vendem iguarias de diversos países. A praça de alimentação é compartilhada com o novo Mercado de Orgânicos, o primeiro do Brasil, que comercializa produtos alimentícios e derivados certificados, livres de agrotóxico e aditivos químicos e produzidos com responsabilidade ambiental.

Bosque Alemão

É um dos espaços públicos mais bonitos da cidade. Foi realmente o que vimos! O bosque homenageia os imigrantes alemães e o legado da cultura alemã. Uma réplica de uma antiga igreja presbiteriana abriga uma sala de concertos musicais. Outras atrações são: a trilha de João e Maria, que narra o conto dos irmãos Grimm, uma biblioteca infantil, a Torre dos Filósofos, mirante em madeira que permite vista panorâmica da cidade e da Serra do Mar e a Praça da Poesia Germânica, com a reprodução da fachada da Casa Mila, construção germânica do início do século, originalmente localizada no centro da cidade.

É um lugar muito agradável para se passear. Realmente um bosque, muito verde e fresco, úmido. Devido as nossas origens alemãs, foi uma das nossas escolhas para descer, e acertamos! Do mirante realmente se tem uma vista panorâmica incrível da cidade.

Bosque Alemão, uma das paradas da Linha Turismo Curitiba.
Reprodução da fachada da Casa Mila no Bosque Alemão.

Mais sobre a Linha Turismo Curitiba

Uma das formas de conhecer Curitiba é embarcando em um dos ônibus double decker da Linha Turismo, linha especial que circula pelos principais pontos turísticos da cidade, entre eles, parques, museus, teatros, mirantes, espaços culturais, centro histórico, bairro gastronômico, memoriais étnicos e o recém-reformado Mercado Municipal.

Com a aquisição de um cartão no valor de R$ 50,00 no próprio ônibus, os visitantes têm o direito de embarcar e desembarcar ilimitadamente, em todos os atrativos do percurso, pelo período de 24 horas. Os ônibus estão disponíveis em intervalos de 30 minutos.

Pontos de parada da Linha Turismo Curitiba
Atrativos da Linha Turismo Curitiba
Cartões de Embarque da Linha Turismo Curitiba
Cartões de Embarque da Linha Turismo Curitiba, adquiridos no próprio ônibus.

O serviço opera regularmente de terça a domingo, a partir das 08h30min até as 17h, com saída inicial na Rua 24 Horas, no centro da cidade, mas que pode ser iniciado em qualquer ponto turístico do percurso. Nos períodos de férias de julho e de dezembro a fevereiro, a Linha Turismo passa a funcionar todos os dias. Você pode obter mais informações no site do Instituto Municipal Curitiba Turismo.

Final do passeio com a Linha Turismo Curitiba

No terceiro e última vídeo da série da Linha Turismo Curitiba, mostramos a parte final do passeio, com destaque para o Parque Tanguá e o Shopping Estação com o Museu Ferroviário. No final ainda rolou um certo constrangimento. Não perde! (risos).

No Parque Tanguá o cansaço bateu. Nossa viagem ocorreu de madrugada. Ao chegar em Curitiba fomos direto para o passeio. Praticamente sem dormir começou a ficar cada vez mais difícil seguir com as paradas.

Mesmo tendo 24h para descer e subir do ônibus quantas vezes quiser, é praticamente impossível visitar todos os pontos. São muitos! Descemos em alguns que nos interessavam mais.

Parque Tanguá, mais um parque lindíssimo de Curitiba.
Parque Tanguá, mais um parque lindíssimo de Curitiba.
Inaugurado em 1996, faz parte do projeto de preservação do Rio Barigui.
Inaugurado em 1996, faz parte do projeto de preservação do Rio Barigui.
Belezas para todos os lados no Parque Tanguá, mais uma parada da Linha Turismo Curitiba.
Belezas para todos os lados em que se aponta a câmera.

Parque Tanguá

Inaugurado em 1996, faz parte do projeto de preservação do Rio Barigui, juntamente com o Parque Tingui e Barigui. Destacam-se no parque duas pedreiras, unidas por um túnel de 45m, que pode ser atravessado a pé por uma passarela sobre a água. Possui pista para caminhada, ciclovia, mirante, lanchonete e o Jardim Poty Lazzarotto. É considerado um dos melhores locais para apreciar o pôr do sol em Curitiba.

Chegamos ao Parque Tanguá muito cansados. Caminhamos um pouco e então nos sentamos para descansar. É outro lugar lindíssimo só para variar, porque Curitiba é repleto de áreas verdes, todas lindíssimas, o que nos impressionou muito.

Shopping Estação e Museu Ferroviário

O prédio da antiga estação de trem passou por reformas e hoje abriga o museu que conta a história da construção da ferrovia que liga Paranaguá (cidade litorânea) a Curitiba. O museu é anexo ao shopping Estação, onde estão o Teatro de Bonecos do Dr. Botica e o Teatro Regina Vogue.

Terminamos o nosso passeio com a Linha Turismo no Shopping Estação, que fica perto de onde estávamos hospedados. É um shopping muito bonito! Construído em 1997, aproveita a estrutura da antiga estação de trem, aliando o antigo e o novo. São mais de 150 lojas, 2 teatros, o museu ferroviário, dez salas de cinema, uma praça de alimentação e um dos mais completos e modernos centros de convenções da América Latina: o Estação Convention Center.

O Museu Ferroviário está ali, como uma loja do shopping. Gratuito e disponível, é só entrar e verificar as informações. Quando chegamos não havia ninguém supervisionando ou passando informações. No museu está preservado um guichê de atendimento, com bonecos (manequins) nos papéis de atendente e cliente. Filmando, eis que me deparo com uma situação um tanto constrangedora. O boneco cliente estava com as calças arreadas. (risos) Será que caiu ou alguém de sacanagem baixou? Passei quieto e deixei por isso mesmo, já que não tinha ninguém ali para falar.

Centro Histórico de Curitiba

As paradas da Linha Turismo Curitiba que estão no Centro Histórico deixamos para visitar em outro dia, com registros para um outro vídeo, onde mostramos a caminhada que fizemos. Antes do centro, mostramos como foi o passeio de trem que fizemos até a cidade de Morretes, o que será dividido em dois vídeos, um com o trem e outro com a cidade.

Canal no YouTube

Como você percebeu, você pode assistir aos três vídeos sobre a Linha Turismo Curitiba a partir daqui mesmo neste artigo. De qualquer forma, o convidamos para conhecer nosso Canal no YouTube, onde vamos mostrar tudo sobre a nossa vida na estrada, morando em um camper, que é uma casinha de um pouco mais de 8m² acoplada a uma camionete.

Se você quer conhecer nosso projeto, pode assistir nosso vídeo de apresentação, onde contamos tudo.