Cidade de Valparaíso, Chile

Em setembro de 2006 contratamos um pacote turístico para fazer a Cruce de Lagos entre Chile e Argentina. Os primeiros dias de viagem foram em Santiago, Chile, quando visitamos a vinícola Concha Y Toro e as cidades de Valparaíso e Viña Del Mar.

Seja bem-vindo ao site do projeto da Débora (Dé) e do Gustavo (Gus), o Dé-Gus-tando a viagem. Aqui você vai ficar sabendo de tudo sobre o nosso projeto de viver na estrada, e também terá acesso às viagens que fizemos, compartilhando histórias, curiosidades, informações e experiências vividas durante os 28 anos que estamos juntos.

Um dia para conhecer Valparaíso e Viña Del Mar

Essa publicação faz parte de uma série que conta como foi nossa primeira viagem internacional, em setembro de 2006, quando contratamos um pacote turístico para fazer a Cruce de Lagos entre Chile e Argentina.

Nossa viagem começou por Santiago no Chile, quando no primeiro dia fizemos o city tour pela cidade e também visitamos a Vinícola Concha Y Toro. Nessa publicação conto como foi nosso dia visitando as cidades de Valparaíso e Viña Del Mar, começando por Valparaíso na parte da manhã.

Rumo ao Pacífico

Era dia 11 de setembro de 2006. Saímos cedo com destino a Valparaíso. Do hotel onde estávamos hospedados até Valparaíso são aproximadamente 130 km, distância percorrida em aproximadamente 2 horas contando com uma parada no meio do caminho (parada estratégica comum em pacotes turísticos) para o pessoal conhecer uma loja, meio que um mercadinho e lanchonete, onde eram vendidos produtos típicos artesanais, entre outras guloseimas.

Rota entre o Hotel Leonardo da Vinci em Santiago e a cidade de Valparaíso.

City tour em Valparaíso

Nosso tempo para conhecer Valparaíso foi curto. A programação incluía Valparaíso pela manhã e Viña Del Mar na parte da tarde. Então podem imaginar que a visita foi corrida e muita coisa ficou por ser vista. Com certeza voltaremos um dia para uma visita com mais tempo e sem pressa, pois a cidade merece.

O que acabamos fazendo foi um city tour. Num primeiro momento a van circulou pela cidade passando pelos principais pontos de relevância como a Avenida Argentina e o terminal Barón, onde foi possível ver alguns Trolebuses, que fornecem parte do transporte público desde 1952, sendo o segundo sistema mais antigo da América do Sul.

Avenida Argentina, terminal Barón, e alguns dos famosos Trolebuses de Valparaíso.

Seguindo o tour, passamos em frente ao edifício do Jornal El Mercúrio, que foi fundado em 1827 e é o jornal de circulação ininterrupta mais antigo do Chile e do mundo de língua castelhana. Na oportunidade da nossa visita o mesmo estava completando 179 anos.

Edifício do Jornal El Mercúrio, fundado em 1827.

Subindo o Cerro Concepción

Circulamos mais um pouco e seguimos para o Cerro Concepción, o ponto mais alto e de onde se pode ter uma vista incrível da cidade e do Oceano Pacífico. Para quem está caminhando é possível subir os cerros de elevador, ou “ascensor”, ou ainda “funicular”. No nosso caso fomos com a van do passeio mesmo. Chegamos a ver os ascensores funcionando.

No Cerro Concepción se tem uma boa amostra das casas típicas históricas da cidade, construídas com zimbro de antigos containers e pintadas com tintas que sobravam nos navios. É um festival de casas coloridas encantadoras.

O ascensor do Cerro Concepción é o mais antigo de Valparaíso. Foi inaugurado em 1º de dezembro de 1883. É uma das opções para se chegar ao Paseo Gervasoni.

Cerro Concepción com suas casas coloridas feitas de zimbro.

Paseo Gervasoni

O Paseo Gervasoni fica no Cerro Concepción. É um lugar histórico! Um dos principais pontos turísticos e um dos mirantes mais visitados de Valparaíso. Caminhando por lá é possível contemplar as mansões da época colonial e todo o porto com o Oceano Pacífico a sua volta.

Nosso guia com um “perro” de rua durante passeio no Paseo Gervasoni.
Vista a partir do Paseo Gervasoni.
Casarões históricos da época colonial no Paseo Gervasoni, Valparaíso, Chile.

Caminhada apreçada pela Praça Sotomayor

Do Cerro descemos até a Praça Sotomayor. A van estacionou em local complicado e tivemos alguns minutos para caminhar pelo entorno. Foram pouco minutos de um certo caos. Era um momento de muito movimento, muitos carros contornando a rotatória, até perigoso de estar circulando por ali.

A Praça Sotomayor é um dos principais pontos de encontro de moradores e turistas na cidade de Valparaíso. Fica a dois quarteirões do porto e o nome faz homenagem a um dos principais nomes da política chilena, Rafael Sotomayor.

Rodeada por edifícios históricos com mais de um século de existência tombados pelo Patrimônio Nacional, entre eles o edifício da “Armada de Chile”. No centro está o monumento em celebração a Todos os Heróis de Iquique, onde são guardados restos mortais de militares que morreram em batalhas navais em nome do Chile durante o século XIX.

Praça Sotomayor com o monumento a Todos os Heróis de Iquique.
Visão mais aberta da Praça Sotomayor.
Edifício da Armada de Chile no entorno da Praça Sotomayor.

Imigração e Bombeiros em Valparaíso

Durante o passeio por Valparaíso, mais precisamente quando circulamos pelo entorno da Praça Sotomayor, nos chamou a atenção a quantidade de grupamentos de Bombeiros, o que rendeu comentários do nosso guia.

É muito curioso! Valparaíso em parte do século XIX e início do século XX recebeu um grande número de imigrantes, vindos principalmente da Europa, que deixaram uma marca única na arquitetura da cidade. As maiores comunidades de imigrantes eram da Grã-Bretanha, Alemanha e Itália, cada uma desenvolvendo suas características na regiões ocupadas, construindo suas próprias igrejas, escolas e até instituições financeiras e culturais, dando origem a bairros de predominância europeia.

Isso refletiu também nos grupamentos de Bombeiros. São vários representando cada comunidade de imigrantes, com suas cores próprias e trabalhando de forma voluntária. Infelizmente não registramos fotos. Uma pena!

Casa Museu Pablo Neruda

Em Valparaíso está também uma das casas do poeta chileno famoso Pablo Neruda, que foi transformada em museu e recebeu o nome de La Sebastiana. A casa tem cinco andares. Abriga obras de arte e alguns móveis e peças originais que pertenceram ao poeta.

Não tenho lembrança se chegamos a passar pela casa de Neruda. Não temos foto.

Porto de Valparaíso, Chile

Dos mirantes do Paseo Gervasoni se tem uma vista privilegiada do Porto de Valparaíso. Oportunidade para conferir com detalhe a movimentação no porto assim como contemplar o Oceano Pacífico, registrando muitas fotos.

No porto, que é o maior do Chile, além de muitos containers, cargueiros e barcos de pesca, também é possível avistar os navios de guerra da Armada de Chile.

Visão incrível da cidade, do porto e do Oceano Pacífico a partir de um mirante no Paseo Gervasoni.
Porto de Valparaíso, maior porto do Chile.
Porto de Valparaíso com os navios de guerra da Armada de Chile.

Partindo para Viña Del Mar

Era fim da manhã e nosso passeio por Valparaíso chegava ao fim. Nosso destino era Viña Del Mar, cidade vizinha, onde tínhamos almoço e visita programados.

Conto sobre a visita à Viña Del Mar na próxima publicação, então já fica o convite para continuar prestigiando a série sobre nossa viagem ao Chile, pois ainda tem muita coisa pra contar e mostrar.

Obrigado por chegar até aqui!