O Dé-Gus-tando a viagem in loco esteve acompanhando a Romaria Nossa Senhora das Dores em Juazeiro do Norte, uma das maiores e mais aguardada pelos romeiros, ainda mais depois de dois anos sem por causa da pandemia.
Festa e Romaria Nossa Senhora das Dores
Depois de dois anos sem o evento devido às restrições da pandemia, Juazeiro do Norte esteve em festa desde o final de agosto de 2022. Outro fator que ajudou para contribuir com tamanha concentração de romeiros na cidade foi o início do processo de beatificação do Padre Cícero.
As atividades da Romaria de Nossa Senhora das Dores 2022 começaram ainda no final de agosto, mas os principais dias foram entre 10 e 15 de setembro.
O Dé-Gus-tando a viagem in loco se fez presente em quatro oportunidades para mostrar um pouco dessa grande festa surpreendente. Foram quatro vídeos publicados em nosso canal mostrando a movimentação dos romeiros e alguns dos principais momentos da festa.
Dia 11/09 – Procissão das Carroças e um pouco da missa do final da tarde
Em 11 de setembro de 2022 acompanhando a movimentação de romeiros no centro de Juazeiro do Norte. Nosso olá inicial foi com a Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores ao fundo, minutos antes do encerramento de uma das missas, que ocorreram durante todos os dias, em vários horários, tanto na Basílica, como na Capela do Socorro, e também em outras igrejas.
Caminhamos na sequência pela Rua da Matriz que fica bem ao lado da Basílica, mostrando o movimento intenso de romeiros, devotos, juazeirenses, assim como de vendedores. A todo instante nos deparamos com ônibus circulando. São muitos, também estacionados por vários pontos.
Passagem das carroças
Fomos então até a Praça Padre Cícero aguardar a passagem da Procissão das Carroças. Várias pessoas já estavam aguardando por lá. Antes da procissão, contamos um pouco sobre a origem da Nossa Senhora das Dores como padroeira de Juazeiro do Norte. Também caminhamos pela Rua São Francisco, polo gastronômico importante do centro da cidade, principalmente nos finais dos dias e na Alameda Juazeiro.
Acompanhamos a passagem da Procissão das Carroças pela Rua São Pedro. Muitas carroças e também bandas de fanfarra. Uma das últimas carroças a passar levava a imagem de Nossa Senhora das Dores, que foi muito aplaudida.
Voltamos à Basílica, onde acompanhamos a chegada das carroças com a imagem da Nossa Senhora das Dores e também um pouco da missa do final do dia.
Vila Tabuleiro
Antes de encerrarmos nossos registros, mostramos a Vila Tabuleiro, espaço montado tendo como referência o antigo povoado de Tabuleiro Grande, que futuramente daria origem à Juazeiro do Norte. Muitas barraquinhas com comidas típicas, jogos e também um palco onde todas as noites acontecem shows de artistas locais.
Dia 13/09 – Movimentação dos romeiros nas principais igrejas de Juazeiro do Norte
O Dé-Gus-tando a viagem in loco esteve na manhã de 13 de setembro de 2022 acompanhando a movimentação dos romeiros nos principais templos religiosos de Juazeiro do Norte em meio a Romaria de Nossa Senhora das Dores, uma das maiores e mais aguardadas da cidade.
Basílica e a Capela do Socorro
Primeiro acompanhamos um pouco da missa das 9h na Basílica de Nossa Senhora das Dores. Igreja lotada! Seguimos então pela Rua São José, Rua do Cruzeiro, até o a Capela do Socorro para acompanhar um pouco da missa das 10h. Lotada também! Pessoas assistindo a missa pelas portas e janelas.
A tradição de dar 3 voltas buzinando
Próximo destino o Santuário São Francisco das Chagas. Na chegada já nos deparamos com um ônibus de romeiros buzinando e fazendo as voltas na rotatória com a imagem de São Francisco. A tradição faz com que sejam 3 voltas buzinando, em agradecimento ao “Pai”, “Filho” e “Espírito Santo”.
Muitos ônibus estacionados. Entramos para acompanhar um pouco da movimentação no interior do santuário. Depois percorremos os 300 metros do Passeio das Almas ao som dos oito sinos da torre da Igreja dos Franciscanos. Mais um atrativo para os romeiros que visitam o local.
Salesianos e o mosteiro
Dos Franciscanos fomos para o Santuário do Sagrado Coração de Jesus. Também muitos ônibus. Outro espaço enorme e lindíssimo. Acompanhamos um pouco da missa que estava acontecendo.
Para encerrar, fomos até o Mosteiro de Nossa Senhora da Vitória. Infelizmente estava fechado. A visita ficou para outro dia, e quem sabe outro vídeo.
Dia 14/09 – Procissão dos Ônibus e Carros dos Romeiros
Na chegada ao centro da cidade já foi possível ver vários ônibus e carros enfeitados se dirigindo para o local do início da procissão. Acompanhamos vários passando pelas ruas São Francisco e Padre Cícero.
Aguardamos a procissão junto à Praça Padre Cícero e Rua São Pedro, quando ficamos sabendo que os veículos não desceriam a Rua São Pedro como de costume, e sim viriam pela Rua do Cruzeiro até a Praça Padre Cícero, ingressando na São Pedro naquele ponto.
Procissão dos bombons
Chegada a hora, acompanhamos a procissão na Rua do Cruzeiro e também na Rua São Pedro. Muitas pessoas nas ruas aguardando para ver os veículos enfeitados, saldar os romeiros, mas também receber doces, uma tradição de mais de 50 anos, onde os romeiros jogam pelas janelas bombons, pirulitos, chicletes, balas, em agradecimento pela acolhida nos dias em que ficaram na cidade.
Dia 15/09 – Procissão de Nossa Senhora das Dores e um pouco da Benção do Santíssimo Sacramento
Feriado em Juazeiro do Norte, dia de Nossa Senhora das Dores, e milhares de pessoas são aguardadas para um dos momentos mais importantes, ainda mais depois de dois anos com restrições devido à pandemia, e também pelo anúncio do início do processo de beatificação do Padre Cícero.
O Dé-Gus-tando a viagem in loco registrou a movimentação dos romeiros antes da procissão. Também os preparativos nos momentos que a antecederam, inclusive com a chegada do carro-andor com a imagem da Nossa Senhora das Dores.
Um mar de romeiros
Iniciada a procissão, acompanhamos a passagem em dois momentos: primeiro pela Rua Padre Cícero junto à Praça Padre Cícero, e depois pela Rua São Pedro.
Emocionante a quantidade de pessoas presentes. Muitas famílias, crianças pequenas e até de colo. Todos em paz, confraternizando, orando, comungando do momento tão aguardado.
Seguimos com a procissão de volta até o pátio da Basílica, onde acompanhamos um pouco da missa final, a Benção do Santíssimo Sacramento.
Momentos inesquecíveis da Romaria Nossa Senhora das Dores
Foram quatro vídeos, de quatro dias, com momentos marcantes desta festa impressionante de manifestação popular e de fé de proporções gigantescas.
Esperamos que você goste caso ainda não tenha assistido aos vídeos, ou que tenha gostado se assistiu!
E estamos atentos! A qualquer momento podemos aparecer in loco em algum evento, feira, ou manifestação popular.
Aproveitamos para convidá-lo a conhecer nosso canal no YouTube, e também a assistir outros vídeos do Dé-Gus-tando a viagem in loco, como a cobertura da Romaria da Nossa Senhora d’Agonia, diretamente de Viana do Castelo, norte de Portugal, em parceria com o Canal Ki por aí.