Férias em Ingleses, Florianópolis, Santa Catarina

Em fevereiro de 1999 estivemos novamente na praia dos Ingleses, na ilha de Florianópolis, em Santa Catarina. Fomos de carro e ficamos alguns dias aproveitando principalmente Ingleses, mas também visitamos as praias vizinhas.

Seja bem-vindo ao site do projeto da Débora e do Gustavo, o Dé-Gus-tando a viagem. Aqui você vai ficar sabendo de tudo sobre o nosso projeto de viver na estrada, e também terá acesso às viagens que fizemos durante os 27 anos que estamos juntos, compartilhando histórias, curiosidades, informações e nossas experiências.

De volta à Praia dos Ingleses

Em 1999 voltamos à Ingleses, praia que fica do lado norte da ilha de Florianópolis, em Santa Catarina. Falo que voltamos porque como contei na publicação anterior, estivemos em Ingleses em 1996 e também em 1994.

Desta vez fomos de carro, um Pálio que adquirimos por meio de um consórcio que vínhamos pagando havia 2 anos. Motor 1000, modelo simples, mas zero, nosso primeiro carro, que nos deu mais conforto, novas possibilidades e nos levou a muitos destinos bacanas.

O caminho de carro até os Ingleses

Morávamos em Porto Alegre. A viagem de carro até Florianópolis levava em 1999 em torno de 6 horas, ás vezes um pouco mais, pois a BR 101 não era duplicada, o que a tornava bastante movimentada e perigosa. Mais ou menos na metade do caminho fizemos uma parada estratégica no restaurante do Japonês, em Sombrio, já no Estado de Santa Catarina, na beira da estrada, onde também paravam os ônibus de turismo, muitos argentinos inclusive, que sempre lotavam as praias de Santa Catarina no período das férias de verão.

Ao chegar em Florianópolis ainda é preciso percorrer 34 km até o lado norte da ilha, no caso a Praia dos Ingleses, o que acrescenta mais uns 40 minutos de estrada. Lembro que desta vez quando estávamos chegando na praia nos deparamos com um bloqueio na estrada de acesso. Eram pneus pegando fogo, colocados por moradores locais que realizavam um protesto, mas que acabamos não entendendo muito bem o motivo. Aguardamos algum tempo parados em uma fila de carros até que a polícia liberasse o caminho.

Nessa época gostávamos muito de aproveitar as praias de Santa Catarina, mas desta vez o retorno à Ingleses teve um motivo a mais, algumas diárias no Hotel Praiatur que compramos da minha cunhada. O Hotel Praiatur já não existe mais.

Varanda do quarto no Hotel Praiatur, Praia dos Ingleses, em Florianópolis, SC, em Fevereiro de 1999.

Foram alguns dias aproveitando a praia. Boas caminhadas, sol, banho de mar. As praias de Santa Catarina costumam ser em enseadas, o que as tornam de águas calmas e com pouca extensão de faixa de areia, fáceis de serem percorridas de ponta a ponta em poucos minutos de caminhada.

Tempo em que as máquinas fotográficas eram com rolo de filme (com um número definido de poses) e as fotos eram reveladas posteriormente, quando só então se sabia se tinham ficado boas ou não. As fotos nessa página foram digitalizadas.

Visitando outras praias

Como desta vez estávamos de carro, aproveitamos também para visitar as praias próximas à Ingleses. À direita de Ingleses a praia do Santinho onde fica o Resort Costão do Santinho. À esquerda de Ingleses as praias Brava, Lagoinha, Ponta das Canas, Canasvieiras, Jurere, Jurere Internacional e Daniela.

Vista para a Praia Brava, norte de Florianópolis.

Pagando mico para chegar à Praia Brava

Vista para a Praia Brava, norte de Florianópolis

Para chegar à Praia Brava passamos por um pequeno sufoco. No último trecho de rodovia, já chegando na praia, existe um aclive bastante puxado. O Paliozinho 1000 não deu conta! Perdeu forças no meio da subida. Tive que praticamente parar e puxar a primeira marcha para concluir o que faltava, isso com uma fila de carros atrás. Que vergonha! Uma história engraçada que ficou como recordação daquele passeio.

Vencendo a subida a Praia Brava aparece como vista de um mirante! Um visual muito bonito! Agora é preciso descer em direção a praia. Quando chegamos ficamos impressionados! É um lugar chique! Região nobre. Casas e edifícios muito bonitos. Fomos até a beira da praia para conhecer e tomamos alguma coisa gelada em um barzinho. É uma praia com boas ondas para a prática do surfe.

 

Sair da versão mobile