Férias em Ingleses e Canasvieiras, Florianópolis

Em 1996 visitamos a praia dos Ingleses e Canasvieiras, que ficam do lado norte da ilha de Florianópolis, em Santa Catarina, quando fizemos um passeio de barco, que entre os atrativos estava conhecer a Fortaleza de Santo Antonio de Ratones, na Ilha do Ratón Grande.

Seja bem-vindo ao site do projeto da Débora e do Gustavo, o Dé-Gus-tando a viagem. Aqui você vai ficar sabendo de tudo sobre o nosso projeto de viver na estrada, e também terá acesso às viagens que fizemos durante os 27 anos que estamos juntos, compartilhando histórias, curiosidades, informações e nossas experiências.

Os primeiros anos

Nossa história juntos começa em fevereiro de 1994. Em 1994 e 1995 fizemos algumas viagens, como para Gramado e Canela no Rio Grande do Sul, também para Garopaba e a própria praia dos Ingleses em Santa Catarina, mas eram outros tempos, com poucos recursos financeiros e tecnológicos, sem internet, e não temos bons registros.

Começamos então a contar nossas histórias retornando ao ano de 1996, quando fizemos um período de férias na Praia dos Ingleses, norte da ilha de Florianópolis, em Santa Catarina. Na oportunidade visitamos também a praia de Canasvieiras que fica próxima a dos Ingleses.

Nessa época morávamos em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e ainda não tínhamos carro. Nossa viagem até Ingleses foi de ônibus, saindo da Rodoviária de Porto Alegre com destino à Rodoviária de Florianópolis. Uma viagem de mais ou menos 6 horas, num tempo em que a BR 101 ainda não era duplicada.

Chegada a Florianópolis

Chegando em Florianópolis, a rodoviária fica localizada logo após a travessia da ponte que liga a ilha ao continente, junto ao centro da cidade. Da Rodoviária de Florianópolis até a praia dos Ingleses são mais 34 km. Na época esse trajeto podia ser feito de ônibus ou de micro-ônibus. Optamos por um micro-ônibus.

Praia dos Ingleses

Em Ingleses ficamos hospedados no Hotel Geranius, localizado perto do Centro de Saúde Santinho e a duas quadras da praia. Nosso quarto era bem agradável, na parte térrea, com uma varandinha com rede. Foram dias bem aproveitados. Um bom atendimento, uma boa piscina para relaxar após a praia, em um bom ambiente. Verificando hoje fiquei impressionado como o hotel cresceu, assim como toda a praia, é claro, pois já se passaram 25 anos.

Praia dos Ingleses, em Florianópolis, Santa Catarina, em janeiro de 1996.

Foram dias de muito sol. Tomávamos café e íamos para a praia. Caminhar, tomar sol e banho de mar. Na volta tomávamos uma chuveirada e então aproveitávamos a piscina. Para o almoço escolhíamos algum restaurante com bife ou um barzinho de beira de praia.

Tempo em que as máquinas fotográficas eram com rolo de filme (com um número definido de poses) e as fotos eram reveladas posteriormente, quando só então se sabia se tinham ficado boas ou não. As fotos nessa página foram digitalizadas.

As praias de Santa Catarina, principalmente as da ilha de Florianópolis, são muito famosas no sul do pais, principalmente para os gaúchos. São inúmeras praias entre baías e enseadas, com diferentes características, mas tendo em comum a beleza e águas verdes normalmente calmas, muito diferente do litoral do Rio Grande do Sul, que é aberto, mar revolto, água com cor escura e muito vento.

Almoçando em um barzinho de beira de praia na Praia dos Ingleses.

Praia de Canasvieiras

Nos dias que se seguiram aproveitamos para visitar também a Praia de Canasvieiras, aproximadamente 10 km de Ingleses. Minha cunhada e o filho estavam hospedados em um hotel lá. Conhecemos o hotel, caminhamos pelo centro e fomos à praia.

Canasvieiras na alta temporada costuma ser tomada pelos “hermanos” argentinos, uruguaios e até paraguaios. Fora os turistas de temporada, com o passar do tempo foram investindo em imóveis, pousadas, comércios. São tantos que a praia respira o espanhol, com placas e falatório no idioma por todo lado.

Passeio de barco

Voltamos a Canasvieiras no dia seguinte para fazer um passeio de barco, com partida ainda pela manhã do trapiche de Canasvieiras. O passeio faz uma visita panorâmica às praias vizinhas como Canajurê, Jurerê, Jurerê Internacional, Praia do Forte e Daniela. Com destino a Ilha do Ratón Grande, além das praias, durante o passeio avistamos a Ilha do Francês e o Forte de São José da Ponta Grossa.

Vista do Forte de São José da Ponta Grossa

A Ilha do Ratón Grande abriga a Fortaleza de Santo Antonio de Ratones. O passeio prevê descida na ilha para visitar a Fortaleza. Foi uma experiência muito interessante. É possível caminhar pelo gramado do em torno e por dentro da estrutura da fortificação, também acessar alguns canhões apontados para o alto mar.

Depois da visita à Fortaleza, a embarcação navega próximo à Baía dos Golfinhos (área de preservação ambiental) para visita panorâmica. Foi possível avistar vários golfinhos na região. Na sequência o destino é o porto do Município Governador Celso Ramos onde fizemos uma parada para o almoço em um restaurante na beira da praia. Antes do retorno, nova parada para um gostoso banho de mar.

Passeio de barco em Canasvieiras

Depois do dia de passeio de barco voltamos para a praia dos Ingleses onde aproveitamos por mais alguns dias a praia, o mar e o hotel. Foram dias ótimos, de sol e alegria.

No momento do retorno para casa, hora de fazer o caminho inverso: pegar um ônibus até a Rodoviária de Florianópolis, para então comprar uma passagem de volta à Porto Alegre. Lembro que existia um intervalo grande até o horário do ônibus. Deixamos as bagagens em um guarda volumes da própria rodoviária e fomos caminhar no centro de Florianópolis que fica ao lado da estação, quando percorremos as ruas principais e conhecemos o Mercado Público.