A Reserva Punta Tombo é uma das maiores colônias continentais de Pinguins. Foi criada em 1972 e recebe em torno de 100.000 visitantes por ano.
Inicio do Passeio
Dormimos ansiosos e levantamos empolgados com o dia que teríamos, não estávamos acreditando que conheceríamos a Reserva Natural de Punta Tombo. Assistimos muitos vídeos de outros viajantes visitando a reserva, era um sonho que estava se realizando, contudo, melhor. Agora também viajantes, carregando nossa casinha conosco.
Partimos do posto YPF na entrada da cidade de Trelew, na Ruta 3, sentido a Ruta 75. Depois de um bom pedaço pavimentado, chegamos ao portão de acesso à reserva. Foram mais 22 km de rípio até a sede.
Mapa do local
Na chegada, a primeira coisa que vemos é um mapa do local. Preste atenção nele para entender como é a divisão dos espaços e onde eles ficam, para não ficar perdido como nós. Passamos pelo letreiro, pórtico e chegamos a bilheteria.
Valor dos Ingressos em Punta Tombo
O valor no dia (31/01/2023) era $2300 pesos por pessoa para estrangeiros maiores de 11 anos e $1100 pesos para estrangeiros entre 6 e 11 anos. Menores de 5 anos não pagam.
Visita Punta Tombo
A visita começa pelo centro de informações, onde são apresentadas curiosidades sobre o local onde fica a reserva, a fauna, a flora, a construção, entre outras muitas informações interessantes, claro que em destaque os Pinguins de Magalhães. Falando neles, são as estrelas do local.
Centro de Informações Punta Tombo
No centro acessamos informações sobre seus hábitos, características, ciclos migratórios e reprodutivos, entre muitos outros dados. Depois de percorrer todas as salas, saímos por um tipo de fortaleza. Imaginamos que era o caminho para finalmente vermos os pinguins, mas não, levava para um mirante com lunetas. Ficamos um tanto perdidos. Verificamos então que tínhamos que voltar para os carros e rodar mais 1 km até a pinguinera.
Pinguinera
Chegando lá entregamos nossos ingressos e recebemos as orientações para a visitação junto aos animais. São 1500 metros entre passarelas e caminhos.
Não se pode fazer barulho, comer, fumar e tocar nos animais, deve-se manter uma distância de 2 metros deles e ceder passagem em caso de eles cruzarem nosso caminho. Eles são os donos do lugar e tem total preferência no caminho.
Começamos nossa caminhada e em seguida já começamos a ver pinguins. O primeiro estava em uma toca embaixo de um arbusto. Começamos a perceber que fazem as tocas, ou ninhos embaixo dos arbustos ou em buracos no chão. Muito curioso!
Outra observação, é que estamos em um lugar de certa forma árido, quente, seco, e os pinguins estão ali. Como pode? Eles não são do frio? E mais!!! Começamos a ver muitos pinguins tomando Sol! Eles adoram ficar no Sol! Como dizemos no Sul do Brasil, ficar lagarteando.
Pinguins incríveis
Os pinguins estão por toda a parte! Cada vez mais! E mais! E mais! São buracos com ninhos por todos os lados.
Muitos filhotes já em fase final entre jovem e adulto, com penugens que ainda enfeitam seus pescoços e cabeças. Conforme informações, são em torno de 400.000 pinguins presentes, com alguma variação dependendo da estação do ano.
Na época da procriação, chegam a ser verificados em torno de 150.000 filhotes no local, seguimos caminhando.
Também topamos com alguns Guanacos. Um ficou muito próximo no nosso caminho. Em seguida seguiu seu caminho. Existem outros animais por ali, como mostram as várias placas dispostas pelo caminho. Os pinguins caminham da praia para o interior do continente. Eles percorrem grandes distâncias. Impressionante!
Avistamos pinguins com tocas muito longe.
Caminham muito desajeitados, mas chegam onde querem. Algumas passarelas são suspensas exatamente para eles poderem passar por baixo delas. Também ficarem embaixo delas aproveitando um lugar com sombra e mais fresco. Chegamos ao final das passarelas, onde estão dois mirantes. Os dois com visuais lindíssimos. Que local mágico! Ali podemos vê-los na praia, na água nadando, entrando e saindo do mar.
Continuando nossa viagem.
Muito legal! Hora de voltar! Fim do passeio. Pra nós uma felicidade sem fim! Realizamos um sonho! Inesquecível! Que momento! Retomamos a Ruta 3 sentido o Sul da América.
Assista o vídeo completo do passeio:
Nossa história no Youtube
Nosso canal no Youtube mostra a nossa história desde o Ceará, onde moramos durante nove anos, a nossa decisão de morar em um Camper, a descida do Ceará para o Sul onde fomos buscar nossa Casinha que fica acoplada na caminhonete, em Rio do Sul, .
Hoje estamos morando em um Camper e viajando pelo mundo.
Assista nossos vídeos!
Caso você tenha gostado da nossa história e queira nos conhecer melhor, não perca, se inscreva no canal.
Aqui no nosso site, também estamos contando a nossa história.
Se você não é inscrito no canal, se inscreva! Estamos mostrando como é o dia a dia de quem escolhe viver essa vida. Seja muito bem-vindo!