Está localizada na Rota 222 45 km da cidade de Malargüe, depois de atravessar o Rio Salado que é atravessado pela ponte Elcha, encontramos a Laguna de la Niña Encantada.
Formação da Laguna de la Niña Encantada
Lendas, vulcões e rios subterrâneos fazem parte de uma lagoa de 80 metros de diâmetro. É um lugar que por diferentes motivos consegue surpreender em toda a sua magnitude, entre paredes de rochas e sedimentos vulcânicos. A água cristalina esmeralda da lagoa, assume o destaque absoluto. As formações sugestivas que originam toda a paisagem criaram, ao longo dos anos, inúmeras lendas.
Como dado geológico relevante, trata-se de uma lagoa natural, alimentada por águas subterrâneas em um fluxo de lava com morfologia, em blocos de composição andesito basáltica, que em setores atinge espessuras próximas a 30 metros, associadas a efusões no Pleistoceno Superior (Quaternário).
Lenda da Laguna de la Niña Encantada
Era uma vez uma princesa índia muito bonita chamada “Elcha” Sua beleza era realmente impressionante e claro que ela era a alegria da tribo. Elcha tinha crescido com um amigo que não era nobre, e com o passar do tempo, o amor nasceu entre eles.
A tribo a que pertencia a princesa estava enfrentando uma tribo vizinha. A bruxa da tribo convenceu o pai da princesa que a melhor forma de apaziguar o confronto entre as duas tribos era fazer um casamento entre os príncipes,
A princesa Elcha foi informada da decisão de seus pais na noite anterior ao seu casamento. Desesperada contou a seu amante, juntos eles escaparam rapidamente para o norte. Quando a tripulação vizinha chegou para finalizar o casamento, eles descobriram sobre a fuga dos dois jovens e todos partiram em perseguição liderada pela bruxa malvada.
Estava escuro como breu e de repente começou a chover.Os jovens, que haviam se perdido, se viram diante de um precipício que terminava em uma lagoa. Eles olharam para trás e a luz do relâmpago iluminou seus perseguidores, que estavam muito próximos. Elcha e o jovem não pensaram nisso e se jogaram nas águas geladas, desistindo de suas vidas para não serem pegos.
A primeira a chegar e espiar foi a bruxa, e no instante em que ela o fez, um poderoso raio a atingiu, deixando-a petrificada. Os outros perseguidores, temerosos, viram a imagem de Elcha refletida na superfície da água. Desde então a lagoa é conhecida como “Niña Encantada”, pois reflete a imagem de Elcha, que na língua indígena significa “Espelho”.
Nossa história no Youtube
Nosso canal no Youtube mostra a nossa história desde o Ceará, onde moramos durante nove anos, a nossa decisão de morar em um Camper, a descida do Ceará para o Sul onde fomos buscar nossa Casinha que fica acoplada na caminhonete, em Rio do Sul, .
Hoje estamos morando em um Camper e viajando pelo mundo.
Caso você tenha gostado da nossa história e queira nos conhecer melhor, não perca, se inscreva no canal.
Aqui no nosso site, também estamos contando a nossa história.
Se você não é inscrito no canal, se inscreva! Estamos mostrando como é o dia a dia de quem escolhe viver essa vida. Seja muito bem-vindo!