No ano 2000, ano do bug do milênio, no mês de julho, em pleno inverno de muito frio, subimos a serra gaúcha para comemorar o aniversário da Débora em Gramado, um lugar encantador, de um charme impar, terra do chocolate e do Natal Luz, que todo gaúcho carrega com carinho no coração.
Seja bem-vindo ao site do projeto da Débora e do Gustavo, o Dé-Gus-tando a viagem. Aqui você vai ficar sabendo de tudo sobre o nosso projeto de viver na estrada, e também terá acesso às viagens que fizemos durante os 27 anos que estamos juntos, compartilhando histórias, curiosidades, informações e nossas experiências.
Encantos de Gramado
Posso estar enganado, mas acredito que todos os gaúchos amem a serra gaúcha, principalmente as cidades de Gramado e Canela. São lugares encantadores, cheios de charme, com atrativos o ano todo, mas principalmente nos meses do inverno, quando costuma fazer bastante frio, um convite para um romance perto de uma lareira, degustando um vinho, saboreando um fondue ou um café colonial.
Gramado fica a apenas 100 km da região metropolitana de Porto Alegre, um pouco menos de 2 horas de viagem, o que é um convite para escapadas rápidas de final de semana, até mesmo para passar o dia. Nos finais de semana costuma ferver, onde a avenida principal, a Av. Borges de Medeiros, fica lotada de carros buscando vagas para estacionar, e de pedestres caminhando entre lojas chiques de roupas, sapatos e chocolates.
Outros grandes atrativos da avenida principal são: a Rua Coberta com suas decorações, passeio público, e restaurantes ao ar livre com aquecedores a gás e peles de carneiro nas cadeiras; o Palácio dos Festivais que todo ano recebe o Festival de Cinema de Gramado; e a Paróquia de São Pedro com sua história, jardins, relógio com termômetro, ponto obrigatório para fotos. Esses são apenas alguns dos atrativos da avenida principal. São muitos outros por toda a cidade, sem falar na vizinha Canela.
Comemorando aniversário
Nas publicações anteriores contei sobre viagens ao litoral de Santa Catarina, quando visitamos a Praia dos Ingleses em duas oportunidades. Em julho de 2000, no aniversário da Débora, escolhemos subir a serra e aproveitar um pouco de todo esse charme e encanto. Estava muito frio como é possível verificar nas fotos distribuídas nessa publicação. Foi apenas um final de semana, mas sempre é proveitoso.
Ficamos em uma pousada na estrada entre Gramado e Canela, em um quarto com lareira, o que nos garantiu momentos de muito romance e aconchego, pois é muito gostoso um ambiente aquecido e iluminado pelo fogo da lenha queimando.
Outros atrativos turísticos de Gramado
Um atrativo turístico, de graça e de fácil acesso, fica bem na saída de Gramado para Canela: o Mirante Belvedere, com vista exuberante do Vale do Quilombo. É parada obrigatória, pois é bem na estrada, com recuo para estacionar o carro, com grade de proteção para se contemplar o vale com total tranquilidade. Na oportunidade não tivemos sorte, pois o tempo estava bem fechado e a vista ficou bastante prejudicada.
Tempo em que as máquinas fotográficas eram com rolo de filme (com um número definido de poses) e as fotos eram reveladas posteriormente, quando só então se sabia se tinham ficado boas ou não. As fotos nessa página foram digitalizadas.
Mas nem tudo estava perdido, pois tivemos mais sorte em outro mirante, o Mirante do Hotel Lage de Pedra, hotel tradicional próximo a Canela que infelizmente fechou. A vista também é para o Vale do Quilombo. As informações atuais são de que o acesso ao mirante está um pouco mais difícil. A área é controlada porque se tornou um condomínio fechado, mas a visita parece ainda ser possível com identificação na portaria.
Outro passeio tradicional é visitar o Lago Negro. Estava muito frio, então não perdemos a oportunidade de tomar um chocolate quente no restaurante do lago. É possível caminhar em volta do lago e também alugar pedalinhos. Fizemos apenas a caminhada que estava congelante.