Glaciar Martial

Degustando a viagem no Martial

Glaciar Martial está localizado a apenas 7 quilômetros do centro, oferece todos os tipos de atividades para desfrutar da natureza: no inverno esqui alpino e snowboard são preferidos e no verão está posicionado como um dos lugares mais acessíveis para desfrutar de caminhadas.

Vista para o Ushuaia

Localização

O Martial está localizado a cerca de 1000 metros acima do nível do mar e seu nome vem do comandante da expedição científica francesa de 1882-1883, Louis Ferdinand Martial. Atualmente é um remanescente glacial, ou seja, restos de uma geleira antiga muito maior. Daí nasce o córrego Buena Esperanza que constitui uma importante fonte de água potável para a cidade.

Cerro Martial

Em março de 2012 fomos conhecer Ushuaia e visitamos o Cerro Martial.

Da base do Cerro Martial é possível seguir até a base do Glaciar caminhando ou com um teleférico. Optamos pelo teleférico. Estava frio! Marcava 9° na base e imaginamos uns 5° durante a subida. No final do teleférico, na base superior, também se pode escolher por uma trilha mais fácil e uma mais difícil. Foi ali que descobrimos que para chegarmos ao Glaciar Martial levaríamos 1h. Não estávamos preparados para isso. Pegamos então a trilha mais fácil para nos pouparmos. É em meio a um bosque! Muito lindo! Com vegetação em cores avermelhadas, amarelo, verde, e acinzentado dos troncos das árvores. Depois do bosque, em área aberta, fomos surpreendidos com um vento muito forte, que aumentava muito a sensação de frio.

Continuamos subindo, até que chegamos em uma placa com os dados da subida. Vimos que seria muito para nós. O gelo ainda estava muito longe. O terreno era muito íngreme, com pedras soltas que dificultavam o desenvolvimento da caminhada. Desistimos! Achamos que já estava bom, e já estava mesmo! Já tinha valido muito, mas muito a pena! Começamos o retorno com a vista de Ushuaia ao longe, lá embaixo. Antes de irmos embora, visitamos uma tradicional casa de chá que fica na base do cerro, a casa de chá La Cabaña. Tomamos café e submarino (aquele leite em que se mergulha um chocolate), e um alfajor.

Viagem com Camper

Agora com o Camper, voltamos preparados para subir o Glaciar Martial.

Tínhamos a informação que seria possível dormir com o Camper no estacionamento do Cerro, quando começamos a subir na estrada, percebemos que iria começar a nevar e ficamos empolgados e emocionados que teríamos a felicidade de pegar neve no Cerro.

A estrada até a base do Glaciar é incrível, sinuosa e com uma vista incrível. Possuem vários Hotéis instalados ao longo da via.

Estrada para subir ao Glaciar Martial

Chegamos, nos instalamos e já saímos do camper para curtir a Neve, foi incrível.

Base Glaciar Martial

Fomos dormir e nos preparamos para iniciar a subida as 10 horas do dia seguinte.

Colocamos nossas botas próprias desta vez e lá fomos nós, a beleza do local é incrível, o teleférico que falei anteriormente não existe mais e é necessário realizar a subida desde o início.

Este é nosso vídeo do passeio:

Iniciando a caminhada

Fomos devagar, conversando com amigos, curtindo a neve, tirando fotos e filmando. Levamos umas 3 horas para chegar ao topo. É incrível a quantidade de pessoas que fazem exercício, subindo e descendo correndo estas montanhas.

No final a subida fica mais difícil, escorregadia, sendo melhor subir mais rápido, chegamos ofegantes. O local é incrível, maravilhoso e vale muito subir para quem tem condições. Lembro que os bastões (mesmo de madeira como eram os nossos), são importantes nessas caminhadas, ajudam no equilíbrio, para ver a espessura de barro e se a pedra que vai pisar está firme.

Subida Ingreme

O lugar é maravilhoso e frio, então, apesar do calor da subida, tem que ir agasalhado para proteção.

A descida é tranquila, estava preocupada, pois tenho um pouco de medo destas aventuras, mas foi muito tranquilo.

Descida

Nossa história no Youtube

Nosso canal no Youtube mostra a nossa história desde o Ceará, onde moramos durante nove anos, a nossa decisão de morar em um Camper, a  descida do Ceará para o Sul onde fomos  buscar nossa Casinha que fica acoplada na caminhonete, em Rio do Sul, .

Hoje estamos morando em um Camper e viajando pelo mundo.

Caso você tenha gostado da nossa história e queira nos conhecer melhor, não perca, se inscreva no canal.

Aqui no nosso site, também estamos contando a nossa história.

Se você não é inscrito no canal, se inscreva! Estamos mostrando como é o dia a dia de quem escolhe viver essa vida. Seja muito bem-vindo!

Sair da versão mobile