Triunfo na serra do Pernambuco

Em maio de 2022 estivemos em Triunfo, na serra do Pernambuco, cidade mais alta do Estado, terra do Careta e da cachaça premiada, conhecida como Oásis do Sertão devido ao clima mais ameno e verde abundante.

Seja bem-vindo ao site do projeto da Débora e do Gustavo, o Dé-Gus-tando a viagem. Aqui você vai ficar sabendo de tudo sobre o nosso projeto de viver na estrada, e também terá acesso às viagens que fizemos durante os 28 anos que estamos juntos, compartilhando histórias, curiosidades, informações e nossas experiências.

Chegamos em Triunfo na serra do Pernambuco e já passeamos no teleférico

No dia 5 de maio de 2022 o Dé-Gus-tando a viagem chegou em Triunfo, cidade mais alta do Estado do Pernambuco, conhecida como o Oásis do Sertão. Chegamos no início da tarde.

Depois do almoço nos informamos sobre o horário do teleférico, um dos principais atrativos da cidade. Fizemos check-in no hotel, descansamos e trabalhamos um pouco antes de fazermos o passeio.

Já era final da tarde quando tomamos o teleférico. Havia uma fila grande, pois uma escola estava visitando a cidade e os alunos estavam no teleférico também. Foi uma subida muito agradável! Estava um final de tarde lindo! Um cair do sol de encher os olhos, iluminando o Lago João Barbosa, com o Theatro Cinema Guarany, bonito demais!

SESC Triunfo e a descida

A base do topo fica no SESC Triunfo, o maior do Estado do Pernambuco, onde tem um hotel muito bem-conceituado. Junto a estação tem uma lanchonete e um mirante com vista parcial da cidade. Não é possível circular pelas dependências do SESC.

Na descida luzinhas acesas no trajeto do teleférico! Lindo demais, compondo um cenário incrível com o lago, o Theatro Cinema Guarany e as construções do século XIX.

Durante a descida comento sobre a origem do nome da cidade, sobre os índios Cariri que habitavam a região e depois desceram para povoar o Vale do Cariri, e sobre o Careta, personagem do folclore local.

Depois do teleférico caminhamos um pouco no entorno do Lago João Barbosa e nos acomodamos. Ficamos hospedados em um hotel na entrada da cidade. No dia seguinte nossa programação era percorrer as ruas do centro histórico.

Sobre a cidade de Triunfo

Triunfo na serra do Pernambuco foi elevada ao status de cidade em 13 de junho de 1884. Fica 405 km distante da capital Recife. Para Petrolina são 380 km. Com uma área total de 191.516 km², fica em uma altitude de 1.010 m, o que faz de Triunfo a cidade mais alta do Estado. A população conforme estimativas do IBGE de 2017 era de 15.221 habitantes.

Devido ao clima mais ameno e um verde abundante devido as terras férteis, tem como apelido a expressão de “Oásis do Sertão”. A padroeira da cidade é a Nossa Senhora das Dores. Localiza-se no topo da Serra da Baixa Verde, Planalto da Borborema, junto ao limite de Pernambuco e Paraíba.

Situa-se em um brejo de altitude. O seu clima é ameno e chuvoso, o que faz com que o local se destaque em relação às cidades vizinhas que possuem clima semiárido. A cidade de Triunfo é um dos principais destinos turísticos de Pernambuco. Os seus visitantes são atraídos principalmente por seu clima ameno e sua arquitetura icônica e histórica, bem como por sua culinária, festivais e também pela geografia.

Letreiro de Triunfo junto ao Lago João Barbosa.

Sobre o nome Triunfo

O nome teve origem do resultado de uma luta entre a poderosa família dos Campos Velhos da cidade de Flores que fica próxima, com os habitantes da povoação da Baixa Verde, os quais querendo ver o progresso da localidade, começaram com a criação de uma feira, em que os Campos Velhos não ficaram satisfeitos, procurando com isto acabar por diversas vezes, até mesmo com prejuízo de vidas, mas não conseguiram.

Esta insatisfação fez com que os habitantes da Baixa Verde tratassem logo de sua independência. Devido a esta vitória foi dado o nome ao município de Triunfo.

Sua geografia

O município de Triunfo está inserido na bacia do Rio Pajeú. Situa-se no Planalto da Borborema, numa altitude média de 1.010 m. Seu ponto culminante é o Pico do Papagaio, com 1.185 m. O relevo é predominante montanhoso.

Vista a partir do Mirante do Alto da Boa Vista.

Passear em Triunfo na serra do Pernambuco é uma boa opção

Nós não conhecíamos Triunfo nem de nome. Foi uma vizinha enquanto morávamos em Barbalha, Ceará, que nos deu a dica. Foi uma bela dica por sinal! Poucos municípios têm o privilégio de reunir tantos atrativos, a começar pelo clima, que contradiz a aridez do sertão nordestino, com temperaturas oscilantes entre 11 °C no inverno e 26 °C no verão.

Ruas cheias de ladeiras e calçadas com paralelepípedos, o casario singelo, as antigas construções datadas do século XIX, os seculares e tradicionais convento e igrejas, as edificações em pedra bruta, a história do cangaço, os mirantes, cachoeiras, grutas, a belíssima visão do Pico do Papagaio, ponto mais alto de Pernambuco com 1.185 m, de onde é possível avistar seis cidades do Vale do Pajeú, os caretas com seus trajes que deixam os visitantes curiosos e deslumbrados com tamanha beleza com mais de um século de existência.

Caminhada pelo Oásis do Sertão começando pelo Theatro Cinema Guarany de 1922

No dia 7 de maio de 2022 o Dé-Gus-tando a viagem esteve na cidade de Triunfo, cidade mais alta do Estado do Pernambuco, conhecida como o Oásis do Sertão. Caminhamos pelo centro histórico da cidade, começando pelo principal marco arquitetônico, o Theatro Cinema Guarany, fundado em 1922, que recebe todos os anos desde 2008, normalmente em julho, o Festival de Cinema de Triunfo.

Seguimos até a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, construída em 1926. Estava fechada, mas uma porta de grade permite olhá-la por dentro. Muito bonita, com detalhes dourados, também vidros e vitrais coloridos.

Continuamos nossa caminhada pela rua lateral da matriz, admirando as casinhas antigas coloridas que impressionam. Chegamos então em outra igreja, que não apareceu em nossas pesquisas prévias, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Não conseguimos descobrir em que ano foi construída, mas com certeza é bem antiga também. É uma igreja bem simples, uma capela na verdade. Muito simpática e com ambiente muito agradável.

Primeira cidade do sertão a receber luz elétrica

Em frente à igreja, uma praça com uma relíquia, assim, ao ar livre. O Motor Gerador Andorinha, levado de navio até o Recife e depois em dois caminhões até Triunfo, isso em 1920, fazendo de Triunfo a primeira cidade com energia elétrica do sertão nordestino.

Caminhamos mais um pouco passando por mais casinhas antigas e coloridas. Só a arquitetura e as cores das casas já valem o passeio. Passamos então pelo Convento São Boaventura, que teve construção concluída em 1948. No início foi escola para formação de futuros sacerdotes Franciscanos.

Terminamos nosso passeio da manhã em frente à Casa Grande das Almas, mais um ponto turístico importante. As histórias contam que ali Lampião e seu bando se escondiam em algumas oportunidades. A casa centenária fica bem na divisa entre Pernambuco e Paraíba, o que fazia com que Lampião escapasse trocando de lado quando a polícia chegava.

Visitando o Engenho São Pedro e conhecendo como é feita a cachaça premiada de Triunfo na serra do Pernambuco

Na tarde do dia 7 de maio de 2022 o Dé-Gus-tando a viagem continuou o passeio por Triunfo na serra do Pernambuco.

Visitamos mais um ponto turístico da cidade, o Engenho São Pedro, sede da Cachaçaria Triunpho, que produz, além da cachaça premiada reconhecida tanto nacionalmente como internacionalmente, vários tipos de rapadura.

Apesar de não ser época da moagem, de produção, conseguimos fazer a visita guiada e conhecer todo o processo de fabricação, com a área da moagem, área da fermentação, dos barris de madeira, tanto de descanso como para envelhecimento, o tacho das rapaduras e o alambique.

Depois do engenho, subimos até o Mirante do Alto da Boa Vista, onde fica o Cristo Redentor de Triunfo. De lá se tem uma das melhores vistas da cidade.

Museu Casa do Careta. Você tem medo de Careta?

Depois do mirante, seguimos para visitar o Centro Cultural Casa do Careta, um museu sobre o personagem centenário, símbolo da cidade e do carnaval local. Nossa expectativa antes da visita não era muita, mas quando entramos no museu e fomos recebidos pela mediadora cultural Joaneide Alencar tudo mudou!

Fizemos a visita guiada com ela, que nos contou toda a história do surgimento do personagem, que foi por volta de 1917, também sobre a máscara, o “reilo”, o chapéu, os chocalhos. Nos falou também sobre as “trecas”, como são chamados os grupos de Caretas, que no passado combatiam entre si para “torar” e arrancar as máscaras uns dos outros.

 

O encontro entre Caretas era violento

Era uma brincadeira violenta! Hoje em dia é mais tranquilo. O objetivo é enrolar os “reilos”. Quem for mais ágil e rápido toma o “reilo” do outro. Hoje as mulheres e crianças também participam, o que não era possível antigamente, quando era brincadeira só para homens.

Tudo muito interessante! Um espaço recém reformado, muito bonito e organizado. E a Joaneide entusiasmada nos contando tudo. Tão empolgada que é impossível não se impressionar e não vibrar com tantas informações interessantes e curiosas. É uma cultura linda! Que se depender dela permanecerá viva.

Foi muito legal! Saímos de lá muito felizes! Com o sentimento de “que bom que visitamos”. É passeio obrigatório para quem visita Triunfo, conhecer a alma da cidade, com referências por todos os cantos.

Despedida com gosto de quero mais

E assim foi nosso passeio até o Oásis do Sertão, como Triunfo é chamada. É um lugar incrível, que não imaginávamos que existia! Vale muito conhecer. São muitos atrativos, inclusive frio no inverno, com direito a roteiro do frio.

Acabamos não subindo até o Pico do Papagaio, mas bem ao lado do teleférico ficam umas Veraneios, carro grande, com vários lugares. Os motoristas oferecem o passeio até o Pico do Papagaio para assistir ao pôr do sol. No passeio também é possível visitar a Furna dos Holandeses e a Cacimba de João Neco. Cobram R$ 150,00 o carro. Aí você combina com mais pessoas para dividir o valor.

Vídeos para o Canal no YouTube

Nossa visita à cidade de Triunfo na serra do Pernambuco rendeu quatro vídeos para o nosso canal no YouTube, que estão disponíveis acima. Se você ainda não conhece o nosso projeto, fica o convite para você assistir ao nosso vídeo de lançamento e apresentação.

Convidamos também para que você se inscreva no nosso canal, pois vamos viver na estrada, em uma casinha, um camper, de um pouco mais de 8 m², e mostrar tudo, as coisas boas e as ruins.

Vem muita coisa legal por aí! Não perde!

Sair da versão mobile