Passamos por Piriápolis a caminho de Montevidéu

Depois de duas noites em Punta del Este, partimos com destino Montevidéu. Seguimos pela Ruta 10 e no caminho fizemos uma parada. Circulamos e caminhamos por Piriápolis no Uruguai, cidade que já foi o principal destino turístico de verão do país.

Seja bem-vindo ao site do projeto da Débora (Dé) e do Gustavo (Gus), o Dé-Gus-tando a viagem. Aqui você vai ficar sabendo de tudo sobre o nosso projeto de viver na estrada, e também terá acesso às viagens que fizemos, compartilhando histórias, curiosidades, informações e experiências vividas durante os 28 anos que estamos juntos.

Série sobre nossa viagem de carro ao Uruguai

Esta publicação faz parte de uma série em que conto como foi nossa viagem de carro ao Uruguai. Na primeira publicação a definição do roteiro, a viagem de Porto Alegre até Punta del Este e o dia de passeio por lá.

No relato seguinte a visita a Punta Ballena na tarde em que passeamos pela região de Punta del Este.

Nesta publicação conto como foi nossa parada em Piriápolis no caminho para Montevidéu.

Seguindo viagem com destino a Montevidéu

Era dia 27 de março de 2008. Acordamos em Punta del Este. Depois que demos mais uma caminhada no entorno do hotel chegava a hora de seguir viagem. Nosso destino era Montevidéu.

Seguimos pela Ruta 10, a que segue próximo a costa do país. No caminho para Montevidéu por essa Ruta está a cidade de Piriápolis. Uma amiga da família da Débora costumava frequentar essa cidade. Resolvemos entrar para conhecer. Do centro de Punta del Este até Piriápolis são aproximadamente 40 km.

Rota entre Punta del Este e Piriápolis.

Parada em Piriápolis no Uruguai

Seguindo sentido Montevidéu, desviamos um pouco do caminho para entrar em Piriápolis, uma cidade pequena, com uma população de aproximadamente 10 mil habitantes, com charme estilo mediterrâneo, que fica em uma baía localizada entre colinas e com praia de areia dourada na parte frontal.

Amigas da família da Débora costumavam frequentar essa cidade, que antes de Punta del Este era o principal destino turístico do Uruguai. Na alta temporada tem sua população quadriplicada. Fora da temporada a maioria das casas ficam fechadas.

A cidade reserva muitas belezas naturais entre praias, cerros e parques. Foi fundada em 1890 pelo empresário ítalo uruguaio Francisco Piria, de onde seu nome foi derivado.

Caminhando pelo porto de Piriápolis no Uruguai

Chegamos na cidade e fomos em direção ao porto. Estava tudo muito tranquilo, pois como percebemos em Punta del Este, já era fim de temporada e a região costeira estava muito calma. No porto estavam atracados muitos barcos de vários portes. Conforme informações apuradas o porto tem capacidade para 80 barcos.

O dia não estava muito bonito, mas caminhar pelo porto estava bastante agradável. Tudo muito calmo, andamos tranquilamente observando os barcos e algumas pessoas que estavam por ali, como um casal que estava pescando.

A construção do porto também foi iniciativa de Francisco Piria, isso no ano de 1916. Pode ser acessado de carro como fizemos ou simplesmente a pé pela Orla de los Argentinos que beira o mar na cidade toda, pois é muito próximo da área central.

No Porto de Piriápolis.
Porto com capacidade para 80 barcos.
A construção do porto também foi iniciativa de Francisco Piria em 1916.
Barcos de vários estilos.
Flagramos um casal pescando.
Passeando no entorno do Porto de Piriápolis.

Cerro San Antonio e teleférico de Piriápolis no Uruguai

Do porto conseguimos enxergar o topo do Cerro San Antonio, de onde desce e sobe um teleférico. Estava tudo tão tranquilo, sem movimento, que o teleférico estava parado.

Embora todos o conheçam como “Cerro San Antonio”, seu nome oficial é “Cerro del Inglés”, e tem mais ou menos 130 metros de altura com uma inclinação leve que pode ser percorrida a pé. No alto do cerro está a capela de San Antonio, católica, muito visitada pelos turistas, com a imagem de Santo Antonio.

Do Porto de Piriápolis com vista para o Cerro San Antonio e o teleférico.
Porto de Piriápolis com Cerro San Antonio ao fundo.

Seguindo viagem de Piriápolis para Montevidéu

Ficamos algum tempo passeando pelo porto de Piriápolis no Uruguai e então seguimos viagem. Novamente tínhamos a preocupação de não chegar muito tarde em Montevidéu, pois ainda tínhamos que encontrar um hotel, lembrando mais uma vez que em 2008 não tínhamos as mesmas facilidades de hoje, como Booking, AirBnb, internet móvel, smartphones, enfim.

Sabemos que faltou visitar muitos pontos turísticos interessantes em Piriápolis. Com certeza voltaremos com mais calma no futuro.

Seguimos pela Rambla de los Ingleses, que junto ao porto tem um muro alto como que uma fortaleza. Depois pela Rambla de los Argentinos que vai beirando a Playa de Piriápolis. De Piriápolis até Montevidéu são aproximadamente 98 km.

Seguindo pela Rambla de los Ingleses, junto a um muro alto que parece uma fortaleza
Depois pela Rambla de los Argentinos que vai beirando a Playa de Piriápolis.
Seguindo viagem com a vista do Rio da Prata.
Passando por Solis no caminho para Montevidéu.
Rota entre Piriápolis e Montevidéu. Aproximadamente 98 km.

Chegando na Capital do Uruguai

Na próxima publicação conto como foi nossa chegada à Montevidéu, com busca por um hotel e direito a City Tour já na chegada.


Obrigado por nos acompanhar!

Vem muito coisa legal por aí!

Aguarde!

Abraço e até breve.

Sair da versão mobile